10 mil pessoas participaram da 71ª Festa da Candelária

Com um público de dez mil pessoas, a 71ª Festa da Candelária de Sumaré foi o maior sucesso durante os três dias de festividade, realizada no histórico Bairro do Cruzeiro. A tradicional festa, organizada anualmente pela comunidade do bairro, foi o encerramento das comemorações alusivas ao aniversário da cidade, dia 26 de julho último e recebeu apoio institucional da Prefeitura de Sumaré. A prefeita Cristina Carrara, cuja família vem da Área Rural da cidade, compareceu aos três dias de celebrações.

“Resgatar e preservar a Cultura deste povo, deste bairro, dos agricultores sumareenses, inclui também manter vivas as tradições e festividades coletivas, como a Festa da Candelária, que tem uma linda história, que diretamente remete à formação de nossa cidade de Sumaré. Para o Poder Público, é importante incentivar todo este resgate, auxiliando toda comunidade”, afirmou a prefeita Cristina Carrara.

Segundo o coordenador Valdir Belintani, “a festa simboliza toda devoção da comunidade à Senhora da Candelária e, a cada edição, traz o resgate das tradições dos agricultores, onde temos a oportunidade de reencontrar parentes, amigos e vizinhos e confraternizar com eles, sem falar no valor social que representa para nós”.

A festa, que contou com o apoio da Unimed e Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Mobilidade, Cultura, Esportes e Lazer, Serviços Públicos, Segurança e Desenvolvimento Econômico, ofereceu ao público várias atividades de caráter religioso e social. A Candelária 2015 reuniu diferentes gerações de cidadãos sumareenses que atuam conjuntamente, em caráter voluntário, para a realização das inúmeras atividades envolvidas. Assim, contou com uma programação diferenciada, como shows sertanejos com Thito Camargo & Paulo, Durval & Davi, Cachoeiro e Clael e, seguindo para um público mais jovem, a dupla Rodrigo & Juliano. No encerramento, houve um show do violeiro Mazinho Quevedo & Adrielli.

Além disso, a festa contou também com a tradicional romaria dos cavaleiros, benção dos equipamentos agrícolas, festival de prêmios, brindes, Missa Sertaneja no recinto da Festa, barracas de diversões para as crianças e deliciosas comidas típicas.

Por anos seguidos, a Festa da Candelária, possui uma repercussão muito boa em toda a região adjacente do bairro, devido ao retorno das tradições e a reunião das famílias e dos amigos. Existe sempre o envolvimentos de todos, e terminou com todo o brilho possível do famoso Leilão de Animais Vivos.

De acordo com a comissão organizadora, em 2014 foram 6 mil pessoas prestigiando a Festa, mas nesta edição de 2015 bateu o recorde – público que deve aumentar ainda mais em 2016.

Outro destaque da festividade foi as homenagens prestadas às famílias da comunidade que contribuíram para a preservação da cultura e desenvolvimento da cidade. Foram destaques deste ano, os irmãos Andrade, Sr. Geraldo Bordon (in memorian) e, Srª.Eny Vasconcellos Bordon.