Connect with us

Nossa Cidade

14.500 alunos da rede municipal de Sumaré terão aula de empreendedorismo a partir deste ano

Publicado

em

A Prefeitura de Sumaré passa a oferecer na grade curricular deste ano a aula de empreendedorismo nas escolas municipais. Em princípio, 14.500 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) serão contemplados. A parceria firmada em outubro do ano passado entre a administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico, com o Sebrae prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos. Será uma aula semanal sobre o tema dentro da proposta do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), programa do Sebrae-SP criado com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além de praticar o espírito de coletividade. Dessa forma, o curso aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. “Essa parceria com o Sebrae fortalece ainda mais a nossa rede municipal de ensino, que já é referência em muitos projetos. Essa é também a oportunidade de qualificar a nossa rede municipal, inclusive de agregar essa formação ao currículo dos professores”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Publicidade

O curso incentiva comportamentos empreendedores, além de estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio de uma postura empreendedora e autônoma. Ou seja, visa despertar a discussão, a responsabilidade e o comportamento empreendedor. “Aprender sempre é um bom negócio e essa é uma excelente oportunidade que a Prefeitura de Sumaré oferece aos alunos da rede municipal ao implantar a cultura empreendedora na grade curricular”, comentou a secretária municipal de Educação, Mirela Cia.

Os professores receberam formação específica e os alunos ganharão os materiais didáticos, elaborados e doados pelo Sebrae. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Padovani, essa iniciativa é um legado que a atual gestão vai deixar para as próximas gerações. “É um projeto destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora e, mais uma vez Sumaré sai na frente, ao implantá-lo na rede municipal, beneficiando alunos do primeiro ao nono ano, Ensino Médio e EJA. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ao ofertar educação de qualidade na rede municipal”.

A educação deve atuar como instrumento de transformação e de incentivo à quebra de paradigmas e no desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. E o que é importante, o curso se adequa à realidade da escola e dos alunos. O JEPP considera a autonomia do estudante tanto no quesito aprendizagem como no favorecimento ao desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Essa visão está em consonância com os quatro pilares da educação propostos pela Unesco, que são: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Nossa Cidade

Interessados podem pedir isenção na taxa de inscrição do vestibulinho 2021 da EM Dr. Leandro Franceschini

Publicado

em

Por

A Secretaria de Educação de Sumaré publicou nesta semana o edital do vestibulinho 2021 do EM Leandro Franceschini, que oferece cursos técnicos gratuitos. Nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, está aberto o prazo para a solicitação da isenção da taxa de inscrição. Os interessados podem procurar a secretaria da escola, na rua Geraldo de Souza, 157/221, Jardim São Carlos, das 15 às 19 horas. O edital pode ser conferido na edição do dia 1° de dezembro do Diário Oficial da Prefeitura.

Têm direito à isenção da inscrição os candidatos cuja renda familiar mensal não ultrapasse dois salários mínimos ou os pais ou responsáveis estejam desempregados atualmente. É preciso comprovar a renda no momento da solicitação. 

Publicidade

As inscrições para o vestibulinho são de 7 a 17 de dezembro, exclusivamente pelo site www.leandrofransceschini.com.br. O valor da inscrição é de R$ 41,00. Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a seleção dos candidatos será por meio da análise do histórico escolar. A lista dos aprovados será divulgada no site a partir do dia 20 de janeiro.

Poderá realizar a inscrição o candidato que reside em Sumaré e esteja concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental II em 2020, concluído em 2019 ou que esteja matriculado no 1º ano do ensino médio em 2020. Para o próximo ano, serão oferecidas 120 vagas para o curso de Administração, 40 vagas para Contabilidade, 120 vagas para Informática e 40 vagas para Segurança do Trabalho. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré segue orientação do Governo do Estado e retorna à fase amarela do Plano São Paulo

Publicado

em

Por

De acordo com a orientação do Governo do Estado, Sumaré retornou nesta terça-feira, dia 1°, para a Fase Amarela do Plano São Paulo. De acordo com a mudança dos critérios, os segmentos podem funcionar por dez horas, ininterruptas ou fracionadas, sempre atendendo as normas técnicas e sanitárias, conforme determina o Decreto Estadual nº 64.994.

Após análise e discussão do Comitê Municipal de Proteção e Enfrentamento ao Coronavírus, em Sumaré, todos os segmentos podem funcionar por até dez horas diárias, porém, o horário de fechamento deverá seguir o estipulado no Plano São Paulo. Todos os estabelecimentos devem funcionar com 40% da capacidade. 

Publicidade

Além disso, as academias esportivas e centros de ginástica devem agendar o atendimento e estão permitidas apenas as aulas e práticas individuais. Cultos, missas, eventos, convenções e atividades culturais devem ter controle de acesso e atividades que as pessoas devem permanecer em pé permanecem suspensas.

Todos os estabelecimentos devem disponibilizar álcool gel, manter o distanciamento entre clientes e funcionários e permitir o acesso somente de pessoas com máscaras. A fiscalização, bem como a orientação dos comerciantes e população, permanece diária. 

“Trabalhamos para o bem da população, priorizando a saúde dos munícipes. Após a nova orientação do Governo do Estado, analisamos os critérios estaduais para o funcionamento do comércio, porém, queremos pedir a colaboração dos comerciantes e empresários para que sigam as normas técnicas e abram suas portas de maneira responsável. Contamos com a colaboração de todos para frear a transmissão do coronavírus e retomar nossas rotinas o mais breve possível”, explicou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Sumaré.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura orienta população sobre normas sanitárias para conter coronavírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré realizou nesta quarta-feira, dia 2, mais uma importante ação de conscientização sobre a importância de seguir as medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. Equipes da Guarda e Bombeiro Municipal e Defesa Civil percorreram as principais vias da região central, orientando a população e comerciantes.

Os munícipes foram orientados sobre o uso correto da máscara de proteção individual, higienização do corpo e superfícies e distanciamento social. Essas orientações seguem determinação de decreto do Governo do Estado, visando prevenir e conter a propagação de infecção e transmissão local do coronavírus. Todas as regiões da cidade recebem a ação.

Publicidade

“Sumaré trabalha para preservar a saúde dos munícipes, porém, é imprescindível que todos tenham consciência dessas regras e sigam as normas sanitárias e de proteção previstas nos decretos Estadual e Municipal para que possamos combater a disseminação do novo coronavírus, barrando o aumento de casos na cidade e em toda a nossa região. Todos nós estamos enfrentando um momento muito difícil e precisamos estar juntos para vencer essa batalha. À população, continua o nosso apelo: saia de casa apenas em casos extremos. Vamos preservar a nossa saúde e a do próximo”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo