151 anos: Prefeitura inaugura Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal no sábado, dia 27

A Prefeitura Municipal de Sumaré, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura neste sábado (dia 27), a partir das  9 horas, o  Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (DEMBEAS). O setor, voltado para o atendimento humanizado a animais vítimas de maus-tratos, abandono e atropelamento, está localizado ao lado da Vigilância em Zoonoses, na região central da cidade.

            O evento contará com Tendas da Dengue e Zoonoses, onde os colaboradores realizarão orientações sobre a prevenção e sintomas da dengue, distribuição de panfletos explicativos,  exposição de animais peçonhentos e larvas do mosquito da dengue. Os participantes prestigiarão a apresentação da Guarda Canina e a presença dos mascotes do mosquito da dengue e do cachorrão.  Durante a inauguração haverá ainda a visita das crianças do Instituto Bem-Querer, brinquedos de recreação e distribuição de algodão doce e pipoca.

            O DEMBEAS terá como foco a proteção dos animais, realizando atendimento àqueles que forem vítimas de maus-tratos, abandono, mas atuando também preventivamente, trabalhando, por exemplo, questões como a posse responsável, o controle populacional de caninos e felinos, e para que seja cumprida a Lei Municipal nº 6.147/2019. “A implantação do DEMBEAS é um projeto muito esperado pela nossa população, é mais um sonho que se tornará realidade. Nosso município contará com um espaço diferenciado para cuidar e proteger os animais que mais precisam. Este é mais um presente que vamos entregar aos nossos moradores em comemoração ao aniversário de 151 anos de Sumaré”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.

            A Vigilância em Zoonoses permanecerá tratando dos animais que apresentem alguma zoonose, que são aquelas doenças que podem ser transmitidas ao ser humano. A função da Zoonoses é mais voltada para a saúde pública,  evitar a transmissão de doenças dos animais para os seres humanos. Toda a obra para a implantação do DEMBEAS foi realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com recursos próprios e por colaboradores da Prefeitura.

ESTRUTURA

            O DEMBEAS funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e contará  com salas para atendimentos e cirurgias.  O departamento dará continuidade as castrações de felinos e cães fêmeas, com até 20 quilos, de moradores com renda familiar de até dois salários mínimos ou cadastrados em Programas Sociais do Governo.

            O Bem-Estar Animal contará ainda com a parceria do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera. Todas às terças e quintas-feiras, das 08h30 ao meio dia, serão distribuídas dez senhas para atendimento veterinário.  

         O DEMBEAS fica na Avenida Saudades, S/N, Parque Florença, ao lado da Vigilância em Zoonoses.