Connect with us

Nossa Cidade

1ª fase das Campanhas de Vacinação contra Influenza e Sarampo seguem até 30

Publicado

em

sarampo

Número de vacinados ainda está abaixo do esperado; Secretaria de Saúde alerta para a necessidade da imunização contra as doenças

A Secretaria de Saúde de Sumaré realiza neste sábado (30) o Dia D de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. A data marca o fim da primeira etapa das campanhas de imunização para ambas as doenças e o início da vacinação em crianças de seis meses a 6 anos de idade, puérperas e gestantes.

De acordo com o secretário da Saúde, Rafael Virginelli, o número de pessoas vacinadas até o momento ainda está abaixo do esperado. “Reforçamos a necessidade de imunização contra as doenças. É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância da vacinação”, lembrou Rafael.

Segundo o último balanço realizado pela Vigilância Epidemiológica, apenas 8.213 dos 35.353 idosos que podem tomar a vacina foram imunizados contra Influenza, 23% do total. Já entre os trabalhadores da saúde somente 914, em um universo de 6.365 profissionais, procuraram as UBSs para se vacinar, o que representa 15% do público-alvo.

No caso da vacinação contra o sarampo a adesão é ainda menor. Foram 252 imunizados, aproximadamente 4%. Os grupos vacinados até o momento fazem parte da primeira etapa da campanha, que é nacional.

Publicidade

“A Influenza afeta o sistema respiratório, provocando febre, dores de garganta e outros sintomas. A doença é de alta transmissibilidade, logo a vacinação visa reduzir internações, complicações e óbitos entre o público-alvo. No caso do sarampo, a única maneira de evitar a doença é pela vacina. Essa é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras”, explica Virginelli.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook