1ª reunião com futuros moradores do Condomínio Caxambu, no Matão

Os futuros moradores do Condomínio Caxambu, construído na Região do Matão, participaram nesta terça-feira, dia 12 de maio, da primeira reunião de orientação promovida pela Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de Sumaré. O encontro teve o objetivo de orientar as famílias beneficiadas pelo Programa de Habitação da Prefeitura e parceiros sobre os próximos passos do processo que vai culminar com a mudança para o residencial, que deverá ocorrer em breve.

Durante a reunião, as 260 famílias receberam orientações sobre o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, incluindo detalhes de questões contratuais que foram passadas por um profissional da Caixa Econômica Federal. Ainda no encontro, as famílias foram informadas que deverão fazer a vistoria técnica no empreendimento nesta quarta e quinta-feira e, na sexta, dia 15, participarão do sorteio para definir a ordem de escolha de bloco e apartamento.

A prefeita Cristina Carrara acompanhou esta primeira reunião para recepcionar as 260 famílias contempladas com apartamentos. “Estamos fazendo um grande trabalho na área de Habitação. É possível que a gente entregue todas as 5.636 unidades ainda este ano e, depois, queremos intensificar o trabalho social que já está sendo feito com as famílias. Queremos proporcionar atividades nas áreas de Cultura, Esporte e Lazer, principalmente para os jovens e a terceira idade”, disse a prefeita.

Ela também orientou os moradores para que doem os animais de estimação de grande porte que não poderão ir para os apartamentos, para que não fiquem abandonados nas ruas, e pediu auxílio às famílias para o combate aos criadouros do mosquito da dengue dos imóveis que eles vão deixar pra trás.

Já a secretária de Habitação, Geralda Magalhães, fez questão de alertar aos futuros moradores do Condomínio Caxambu sobre a proibição de vender ou alugar o imóvel, antes da quitação do mesmo. “O Programa é para quem nunca teve outra casa ou apartamento e serve exclusivamente para moradia. Caso fiquem sabendo de irregularidades, vocês podem e devem denunciar”, comentou. O telefone da Ouvidoria Municipal (0800.770.0770) está disponível para receber denúncias, que serão investigadas pela Prefeitura.

CONDOMÍNIO

O Condomínio Caxambu, construído dentro do empreendimento Jardim das Estâncias, na região do Matão, vai receber famílias da “demanda indicada” pela Secretaria de Habitação e também pessoas que foram sorteadas no evento realizado em agosto do ano passado. Da “demanda indicada”, fazem parte famílias de ocupações irregulares em bairros como o Parque Residencial Santa Terezinha do Matão, Jardim Basilicata, Parque Santo Antônio, Jardim Alvorada, Jardim Conceição, Jardim Manchester e da já extinta ocupação Zumbi dos Palmares.

PROGRAMA

Sumaré contratou um total de 5.636 unidades viabilizadas pela Prefeitura junto aos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Casa Paulista”. Trata-se de um dos maiores programas de habitação popular da região, e o maior da história de Sumaré. Deste total, metade das unidades é destinada à “demanda indicada” (formada por famílias oriundas de ocupações irregulares de áreas públicas) e os outros 50% são para a “demanda aberta” ou “de sorteio” (em evento que foi aberto para toda a população sumareense que preenchia os requisitos necessários para concorrer a uma unidade habitacional).

Share this content: