Connect with us

Nossa Cidade

2019: Crescimento de Sumaré e serviços de qualidade

Publicado

em

Desde 2017, Sumaré tem crescido! Este ano, dando continuidade ao processo de reconstrução do Município, a Prefeitura realizou diversos investimentos em todas as áreas e regiões da cidade, entre infraestrutura, desenvolvimento social, mobilidade urbana, segurança, saúde e educação, que agregaram qualidade e humanização aos serviços oferecidos aos moradores. Além disso, o novo Plano Diretor está sendo elaborado com participação popular, norteando as melhorias para os próximos 20 anos da cidade.

Novamente, a saúde merece destaque: o setor recebeu diversos investimentos, como novos equipamentos, novas ambulâncias e veículos para a Atenção Básica, readequações nos prédios, a fila de exames para mamografia foi zerada. Também foram entregues novas unidades de saúde no Ypiranga, CIS Nova Veneza, CAPS AD Bordon e Matão – esta última unidade contou com a presença do governador João Dória na inauguração. Os colaboradores receberam diversas capacitações ao longo do ano e a UPA Macarenko recebeu nota máxima do Ministério da Saúde, durante visita da equipe técnica na unidade, além de receber uma Brinquedoteca. O Município também recebeu 12 novas câmaras frias, para a conservação e o armazenamento seguro das vacinas. Agora, todas as 21 salas de vacinas da cidade contam com os aparelhos, desenvolvidos para o controle preciso de temperatura, evitando assim perdas de doses e eventuais contratempos.

Para aumentar a capacidade de atendimento, a Zoonoses e o Ambulatório de Especialidades foram ampliados, além da Base de Excelência da Mulher (BEM), ampliada poucos meses após a inauguração e que tem capacidade para atender 150 mulheres a mais por mês.  Idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde e São Leopoldo Mandic, a BEM tem como objetivo a prevenção dos males que acometem a saúde feminina.

Os animaizinhos também foram beneficiados: a Prefeitura implantou o Departamento do Bem-Estar Animal, com foco na proteção dos animais, realizando atendimento àqueles que forem vítimas de maus-tratos, abandono, mas atuando também preventivamente.

“A saúde é um dos setores que mais melhorou na cidade. Assumimos a gestão com a saúde em crise, com médicos em greve. Além da entrega de novas unidades, estamos realizando a reforma de outros espaços, como o PSF Bandeirantes e USF Santa Clara. Também pleiteamos novas UPAs no Maria Antonia e Área Cura. Com trabalho sério, planejamento e muito comprometimento, conseguimos elevar a saúde da cidade, investindo na humanização e atendimento digno dos pacientes, além de valorizar os colaboradores”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

EDUCAÇÃO

Logo no início do ano todas as unidades passaram por manutenção e limpeza completa para receber os alunos para o ano letivo 2019. Na parte pedagógica, houve o reforço do conteúdo trabalhado em sala de aula com atividades extraclasses, e intensificação dos projetos Educação para o Meio Ambiente e Educação para o Trânsito, com visitas ao CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Recanto dos Animais e Cidade Mirim de Trânsito. Uniformes e kits de material escolar foram distribuídos para todos os alunos da rede municipal.

Também foram reforçadas parcerias com empresas que desenvolveram projetos diferenciados com os alunos, como com a editora Adonis, que trabalhou o projeto “Leitura na Escola – Ética e Cidadania” e a produção do livro “Sumaré: a cidade dos meus sonhos”, produzidos pelos estudantes dos 5ºs anos das escolas municipais; com a empresa Belgo Mineira Bekaert e a fundação ArcelorMittal, que aplicaram o projeto “Ver e Viver”, realizando exames oftalmológicos em 800 alunos do Ensino Fundamental para detectar problemas visuais.

A empresa Nutriplus também é parceira da Prefeitura e por meio dessa parceria foi desenvolvido o projeto Almoço Mágico, que visa conscientizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável. Além disso, juntamente com a Sôdie Doces, foi promovido o projeto “Mãos na Massa”, voltado para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que visa estimular o espírito empreendedor em cada um dos envolvidos, mostrando a possibilidade de crescer e se desenvolver econômica e socialmente.

Para a educação infantil, mais 530 vagas em creches foram criadas, elevando para 5.928 alunos atendidos nas escolas do Proeb (Programa de Educação Básica). Desde 2017, 1380 vagas foram ampliadas.  Além disso, o número de escolas cresceu e agora 75 creches são conveniadas com a Prefeitura.

Estão a todo vapor as aulas na FATEC, ETEC e Univesp. Além disso, parcerias com instituições privadas ofertam cursos de graduação e pós com grandes descontos aos colaboradores municipais e seus dependentes e a população. A Casa Brasil, unidade mantida pela Prefeitura que oferta cursos profissionalizantes, formou centenas de estudantes aptos para o mercado de trabalho.

Neste ano, o “Ensino em Tempo Integral” foi implantado nas escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, beneficiando 430 crianças. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças têm à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação.

Foi entregue a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EM Mundo Alegre da Criança. O espaço visa ampliar o trabalho desenvolvido com os alunos da educação especial, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade. Agora, Sumaré conta com 20 salas de recursos de AEE, que atendem a cerca de 300 alunos com laudos médicos da rede.

Sumaré também recebeu a visita de representantes do Ministério da Educação (MEC) para o lançamento do “Libras na Cidade”, um projeto piloto do Governo Federal que será implantado na cidade. O objetivo do projeto é ampliar a formação dos tradutores de libras e qualificação dos servidores públicos municipais para que possam atender à população de deficientes auditivos com excelência.  

INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

A infraestrutura e mobilidade urbana também receberam grandes investimentos: o PRC (Programa de Recape Contínuo) ocorre por toda a cidade, recuperando o asfalto de diversos bairros. Foi iniciada a limpeza do Ribeirão Quilombo e implantada a segunda etapa da revitalização da Avenida da Amizade. A Avenida Rebouças também passou por revitalização e implantação de estacionamento em 45 graus.

Logo no início do ano, a segunda ponte do Maria Antônia foi entregue. Também foram feitos diversos serviços de desentupimento de bueiros e recuperação de galerias de águas pluviais. Pensando nas melhorias viárias, foram iniciadas a construção da Avenida que liga o Parque da Amizade à Rodovia Virgínia Viel e a recuperação da ponte do Parque Salerno, além da pavimentação da duplicação da Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos.

As linhas de ônibus municipal 250 (Jardim Picerno/ Matão – via Nova Veneza), 240 (Jardim dos Ypês – UPA Macarenko) e 106 (Jardim Voughan/ UPA Macarenko – via João Paulo II) foram implantadas para melhor locomoção dos moradores.

CONVÍVIO SOCIAL

Proporcionando espaços de lazer, inclusão e convívio social, a Prefeitura implantou novas Academias ao Ar Livre e playgrounds em todas as regiões da cidade. Também foram revitalizados os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) São Domingos, Nova Veneza e Basilicata, além do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Além disso, foram entregues a Biblioteca Municipal do Bom Retiro e a Área de Lazer do Parque Santo Antônio, região da Área Cura.  

Diversas apresentações teatrais e shows foram promovidos, entre eles, a exibição da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins, e o Festival de Rock Geleia com Mel.

No esporte, as escolhinhas da Prefeitura foram ampliadas e cursos gratuitos foram ofertados à população. Centenas de gols também agitaram a população durante os campeonatos regionais e Amadores, tradicionais na cidade. Sumaré também sediou a XI Copa do Brasil de Futebol de Amputados, com a participação de 160 atletas.

A cidade ganhou sua primeira feira noturna, a Feira do Luar, que ocorre toda quarta-feira, das 17 às 22 horas, na Praça do Macarenko. E Sumaré é cenário de filme! O filme “O Segundo Homem”, do diretor Thiago Luciano, está sendo gravado na cidade e conta com nomes como Lucy Ramos, Anderson Di Rizzi e Cléo Pires no elenco. 

SEGURANÇA

Para proteger a população, o sistema de videomonitoramento foi ampliado. Câmeras foram instaladas nas escolas municipais e unidades de saúde, além do Cemitério da Saudade, que não registrou mais furtos após a implantação do sistema. A Guarda Municipal também passou a operar com tablets, agilizando as ocorrências. As operações Bar Legal, Saturação, Pancadão e Chorume e cursos de atualização foram intensificados.

Também foi aprovado o Estatuto da Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, que trata de questões como aposentadoria especial e progressão de carreira. Já o Corpo de Bombeiros recebeu novos itens de vestuário e eletrônicos, como conjuntos de aproximação (para combate ao fogo), pares de botas de combate a incêndio e botas operacionais. 

COLABORADOR

Honrando o compromisso com o colaborador municipal, novamente, a Prefeitura encerrou o ano pagando em dia os servidores. O 13º salário foi pago antecipado, houve reposição salarial de 3,89%, reajuste de 15% do cartão de vale-alimentação e cesta de Natal em pecúnia no valor de R$ 200,00. Além disso, cursos de capacitação e atualização foram ofertados.

FINANÇAS

Sumaré está com o nome limpo! A cidade voltou a ter sua situação fiscal regular junto ao Cadin Estadual, sistema que comprova que a cidade não possui débito exigível junto aos órgãos e entidades estaduais. A regularização das pendências possibilita que o Município pleiteie verbas estaduais que podem ser utilizadas na modernização da administração, compra de equipamentos e em obras que podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, além de receber recursos do Estado e poder firmar convênios de grande porte.

HABITAÇÃO

A Prefeitura entregou 400 termos de quitação para os moradores dos Jardins Nova Esperança I e II, Luiz Cia, Bordon II e Conceição II, além da Vila Residencial Bandeirantes I, II e III. O documento dá o direito ao mutuário de efetivar a escritura definitiva da propriedade e registro do imóvel em seu nome. Também estão em andamento estudos para a regularização de vários loteamentos, entre eles, Três Pontes, Davina, Parque Rosa e Silva, São Francisco e Vitória.

Sumaré recebeu a visita do secretário estadual de Habitação, Flávio Amary,  para conhecer o trabalho desenvolvido na cidade e discutir as demandas habitacionais da cidade. Foi discutida a regularização fundiária dos núcleos habitacionais inseridas no programa estadual “Cidade Legal”, que tem o objetivo principal de desburocratizar e agilizar os processos de regulamentação. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sumaré recebeu um grande presente: o ParkCity Sumaré, primeiro shopping da cidade. Além disso, grandes empresas se instalaram na cidade, como a megaloja Havan, Centro de Distribuição da Heineken e RTE Rodonaves, gerando renda e emprego para a população.

A RUMO Logística também anunciou a implantação da tecnologia double-stack, em que os vagões podem carregar dois ou até 3 contêineres empilhados, ampliando em cerca de 40% os ganhos na capacidade do transporte por trens. Com o novo sistema, inédito no país, aumentará a arrecadação municipal, proporcionando investimentos em áreas como saúde, infraestrutura, educação e mobilidade urbana.

AÇÃO SOCIAL

Logo no início do ano, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Inclusão Social promoveram ações para acolher e auxiliar as famílias desabrigadas devido à enchente que acometeu a cidade.

A exemplo dos anos anteriores, a Ação Social foi referência para a região, com ações como a Boutique Solidária, para distribuir, gratuitamente, as mais de 100 mil peças arrecadadas na Campanha do Agasalho, Lojas de Brinquedos Solidárias, para entregar às crianças os brinquedos arrecadados na Campanha de Brinquedos, e as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que contou com mutirões de exames, ações de prevenção aos cânceres de mama e próstata e a grande caminhada de conscientização, que reuniu mais de 5 mil pessoas e da BEM (Base de Excelência da Mulher) Itinerante, que distribuiu mais de 2.500 senhas para mamografia nas feiras da cidade.

 O “Natal do Bem” também foi um sucesso! Toda a cidade foi decorada com enfeites sustentáveis, produzidos por voluntários que utilizaram garrafas pet doadas pela população. Foram 20 dias de programação intensa, com apresentações culturais, chegada do Papai Noel em todas as regiões e a Caravana Iluminada da Coca Cola, que esteve na cidade pela segunda vez consecutiva.

E a Festa na Roça foi um sucesso! Mais de 12 horas de festa com muitas atividades gratuitas para a população na praça Manoel de Vasconcellos. Além disso, a ‘XI Semana da Mulher’, em março, promoveu diversas ações de saúde, beleza, palestras, atividades físicas e grupos de orientação.

“Com planejamento e muito trabalho, conseguimos fazer Sumaré avançar em todas as áreas, oferecendo serviços de qualidade para a população. Conseguimos limpar nosso nome, regularizamos os pagamentos atrasados, recuperamos a CND (Certidão Negativa de Débitos) e investimos em todas as áreas Em 2020 o trabalho continua! Vamos dar continuidade às obras já iniciadas, planejamos implantar o Centro da Juventude e o Centro do Homem, buscar parcerias com os Governos Federal e Estadual, sempre com determinação e compromisso com a população para que Sumaré entre de vez num ciclo virtuoso de progresso e desenvolvimento e cresça cada vez mais!”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Creches de Sumaré retornam neste dia 27 de janeiro com atendimento a 5.928 crianças em período integral

Publicado

em

Por

As creches conveniadas à Prefeitura de Sumaré, por meio do Proeb (Programa de Educação Básica), retornam às atividades nesta segunda, dia 27. Ao todo, são 5.928 vagas em período integral neste ano letivo – distribuídas entre todas as regiões da cidade, de acordo com a demanda. Bom destacar que ano passado a administração municipal ampliou o programa.

O convênio passou a contar com mais dez unidades escolares, beneficiando crianças de zero a três anos. No total, serão investidos R$ 30.339.504, de janeiro a dezembro de 2020, nas 75 escolas conveniadas que assistem às crianças no Ensino Infantil. Cada vaga para período integral passará a custar R$ 426,50 aos cofres municipais. Já para vagas de meio período, o valor será de R$ 213,25.

“Assim que assumimos, em 2017, as escolas do Proeb estavam em greve por falta do repasse da Prefeitura. Com muito empenho e trabalho, pagamos em dia todas as unidades do programa, acertamos valores atrasados de 2016 – num total de mais de R$ 1,6 milhão – e reforçamos a parte pedagógica. Hoje, é um programa fortalecido e conseguimos ampliar ainda mais as vagas.

Nosso compromisso é garantir atendimento e ensino de qualidade às nossas crianças, além de um ambiente escolar acolhedor e seguro. Continuamos trabalhando para oferecer uma educação de excelência aos nossos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

As vagas atendem a um maior número de alunos, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Com isso, serão 5.928 integrais ou 11.856 parciais. Para ter acesso às vagas integrais é necessário apresentar comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis pelo aluno. Além disso, a quantidade de vagas e os valores para o exercício poderão ser aditados até o limite de 10%, de acordo com a demanda identificada. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré e Sebrae Aqui divulgam programação do primeiro semestre de 2020

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Aqui, divulgou a programação do primeiro semestre de 2020. São muitas oportunidades aos empreendedores sumareenses. Para este ano a programação está recheada de novidades. Estão previstos vários projetos, além de oficinas de Formalização, Empreendedorismo, Planejamento Financeiro, Marketing, Inovação e cursos como o Super MEI e Atendimento ao Cliente. O Agronegócio ganhará destaque no segmento dos Pesqueiros e dos Assentamentos em olericultura (hortaliças, legumes e verduras). Outro projeto que promete é o Varejo de Sucesso, cujo foco é o fortalecimento dos comércios da cidade. O Sebrae Aqui Sumaré reserva ainda um trabalho especial com a temática ‘Acessibilidade para todos’, com palestras de conscientização e sensibilização, etc. “Estamos no caminho certo e temos certeza que 2020 será um ano promissor para os empresários e empreendedores de Sumaré”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

O cronograma tem início em fevereiro e se estende até junho, na sede da Associação Comercial. No dia 04 de fevereiro, das 13 às 17h, acontece a Oficina de Formalização Descomplique. Na ocasião os participantes receberão dicas sobre o passo a passo de como formalizar a empresa, e quais são os direitos e obrigações do negócio já formalizado. O mesmo tema Descomplique Empreendedorismo será ministrado no dia 18, das 14 às 17h. Na ocasião será abordado o empreendedorismo como plano de carreira para quem ainda não tem experiência em planejamento de negócios e quer empreender.

Já em março (16 a 20), haverá o curso Super Mei. O conteúdo programático prevê, das 13 às 17h, orientações dos seguintes tópicos: Sei Planejar, Sei controlar meu dinheiro, Sei formar preço de venda, Sei vender e Sei inovar. Para o dia 14 de abril está previsto o curso Atendimento ao Cliente, das 8h ao meio-dia. Serão propostas formas de como organizar uma empresa e se livrar de situações comuns que causam insatisfação e perda de clientes.

No dia 12 de maio acontecerá o Planejamento Financeiro, a partir das 13h, e a atividade é voltada para quem ainda não tem experiência em planejamento de negócios e quer empreender. O Super Mei retorna de 25 a 28 de maio, das 13 às 17h, e será mais uma opção para que empreendedores obtenham dicas: Sei Planejar, Sei controlar meu dinheiro, Sei Formar Preço de Venda, Sei Vender e Sei Inovar. Pra fechar a programação semestral, vem aí o Inove para Ganhar Mais. A oficina acontecerá no dia 23 de junho, a partir das 13h, e é indicada para empresários que querem trilhar o caminho da inovação. Não é preciso ter muito dinheiro e nem depender de tecnologias caras, mas a empresa deve estar preparada.

O Sebrae e os demais serviços ofertados ao empresário de Sumaré são de grande valia para fortalecer a rede empreendedora do município, proporcionando um ambiente favorável para a abertura e crescimento de micro e pequenas empresas, além de contribuir com a economia local e a geração de emprego e renda.

“Nosso intuito é estimular o empreendedorismo e dar todo o suporte necessário para que micro e pequenos empresários tenham sucesso em seus negócios”, disse o Chefe do Executivo.

Todas as atividades acontecerão na sede da ACIAS, que fica na Rua Antonio Jorge Chebab, 1.212, Centro. Bom destacar que as vagas são limitadas, portanto é necessário fazer inscrição antecipadamente. O SEBRAE Aqui Sumaré funciona junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na Praça da República, 203 – Centro. Mais informações pelos fones 3828.8630 e 3903.4224.

BALANÇO POSITIVO

Bom ressaltar o balanço positivo do Sebrae Aqui Sumaré em 2019. A unidade local ultrapassou a meta inicial que era de 1.711 atendimentos. Ao todo, foram 2.275 serviços – sendo 57% para pessoas físicas (futuros empreendedores) e 43% para pessoas jurídicas (empresários em busca da capacitação e mais crescimento no Município). Somente de janeiro a maio do ano passado, o Sebrae Aqui Sumaré havia ampliado em mais de 50% o suporte aos empreendedores do município, em comparação a todo o ano anterior. Em 2018, foram realizados 826 atendimentos, contra 1.247 nos primeiros cinco meses de 2019.

O resultado garantiu à unidade sumareense o posto de segunda maior na quantidade de atendimentos e serviços da região, ficando atrás apenas de Campinas. Foram diversas ações no ano de 2019 que fizeram com que o Sebrae Aqui de Sumaré alcançasse esses números, entre elas, Cursos, Oficinas, Palestras, unidade móvel, caravana à Feira do Empreendedor e alguns projetos segmentados, como a parceria com a Casa Brasil e a Faculdade Anhanguera. “São números positivos, com uma média de 7 a 8 atendimentos por dia, o que ultrapassou o intento do Sebrae regional”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Padovani.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Acias sedia oficina sobre formalização de empresas

Publicado

em

Por

Em parceria com o Sebrae, palestra vai abordar questões ligadas ao risco da informalidade

A Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) sedia no próximo dia 4 de fevereiro a Oficina Começar Bem Formalização, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A palestra é gratuita.

A oficina reúne orientações e informações para quem está estruturando um negócio, formalizando uma atividade ou expandindo a empresa. A palestra também é uma oportunidade para os participantes compreenderem, de forma técnica, as vantagens de ter o negócio formalizado.

A oficina terá quatro horas de duração. Serão abordadas questões ligadas ao risco da informalidade, vantagens da formalização, tipos de empresa, portes de empresas e os passos mais fáceis e descomplicados para formalizar a empresa e usufruir das vantagens da lei.

Os interessados em participar da Oficina Começar Bem Formalização podem se inscrever através dos telefones3828 8630 ou 3903 4224. As vagas são limitadas.

Serviço:

Oficina do Sebrae Começar Bem Formalização

Quando: 04 de fevereiro.

Horário: das 13h às 17h.

Local: ACIAS. Rua Antonio Jorge Chebab, 1.212, Centro, Sumaré.

Informações pelos telefones: 3828 8630 / 3903 4224.

Continue Lendo