Connect with us

Nossa Cidade

2019: Crescimento de Sumaré e serviços de qualidade

Published

on

Desde 2017, Sumaré tem crescido! Este ano, dando continuidade ao processo de reconstrução do Município, a Prefeitura realizou diversos investimentos em todas as áreas e regiões da cidade, entre infraestrutura, desenvolvimento social, mobilidade urbana, segurança, saúde e educação, que agregaram qualidade e humanização aos serviços oferecidos aos moradores. Além disso, o novo Plano Diretor está sendo elaborado com participação popular, norteando as melhorias para os próximos 20 anos da cidade.

Novamente, a saúde merece destaque: o setor recebeu diversos investimentos, como novos equipamentos, novas ambulâncias e veículos para a Atenção Básica, readequações nos prédios, a fila de exames para mamografia foi zerada. Também foram entregues novas unidades de saúde no Ypiranga, CIS Nova Veneza, CAPS AD Bordon e Matão – esta última unidade contou com a presença do governador João Dória na inauguração. Os colaboradores receberam diversas capacitações ao longo do ano e a UPA Macarenko recebeu nota máxima do Ministério da Saúde, durante visita da equipe técnica na unidade, além de receber uma Brinquedoteca. O Município também recebeu 12 novas câmaras frias, para a conservação e o armazenamento seguro das vacinas. Agora, todas as 21 salas de vacinas da cidade contam com os aparelhos, desenvolvidos para o controle preciso de temperatura, evitando assim perdas de doses e eventuais contratempos.

Para aumentar a capacidade de atendimento, a Zoonoses e o Ambulatório de Especialidades foram ampliados, além da Base de Excelência da Mulher (BEM), ampliada poucos meses após a inauguração e que tem capacidade para atender 150 mulheres a mais por mês.  Idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde e São Leopoldo Mandic, a BEM tem como objetivo a prevenção dos males que acometem a saúde feminina.

Os animaizinhos também foram beneficiados: a Prefeitura implantou o Departamento do Bem-Estar Animal, com foco na proteção dos animais, realizando atendimento àqueles que forem vítimas de maus-tratos, abandono, mas atuando também preventivamente.

“A saúde é um dos setores que mais melhorou na cidade. Assumimos a gestão com a saúde em crise, com médicos em greve. Além da entrega de novas unidades, estamos realizando a reforma de outros espaços, como o PSF Bandeirantes e USF Santa Clara. Também pleiteamos novas UPAs no Maria Antonia e Área Cura. Com trabalho sério, planejamento e muito comprometimento, conseguimos elevar a saúde da cidade, investindo na humanização e atendimento digno dos pacientes, além de valorizar os colaboradores”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

EDUCAÇÃO

Logo no início do ano todas as unidades passaram por manutenção e limpeza completa para receber os alunos para o ano letivo 2019. Na parte pedagógica, houve o reforço do conteúdo trabalhado em sala de aula com atividades extraclasses, e intensificação dos projetos Educação para o Meio Ambiente e Educação para o Trânsito, com visitas ao CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Recanto dos Animais e Cidade Mirim de Trânsito. Uniformes e kits de material escolar foram distribuídos para todos os alunos da rede municipal.

Também foram reforçadas parcerias com empresas que desenvolveram projetos diferenciados com os alunos, como com a editora Adonis, que trabalhou o projeto “Leitura na Escola – Ética e Cidadania” e a produção do livro “Sumaré: a cidade dos meus sonhos”, produzidos pelos estudantes dos 5ºs anos das escolas municipais; com a empresa Belgo Mineira Bekaert e a fundação ArcelorMittal, que aplicaram o projeto “Ver e Viver”, realizando exames oftalmológicos em 800 alunos do Ensino Fundamental para detectar problemas visuais.

A empresa Nutriplus também é parceira da Prefeitura e por meio dessa parceria foi desenvolvido o projeto Almoço Mágico, que visa conscientizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável. Além disso, juntamente com a Sôdie Doces, foi promovido o projeto “Mãos na Massa”, voltado para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que visa estimular o espírito empreendedor em cada um dos envolvidos, mostrando a possibilidade de crescer e se desenvolver econômica e socialmente.

Para a educação infantil, mais 530 vagas em creches foram criadas, elevando para 5.928 alunos atendidos nas escolas do Proeb (Programa de Educação Básica). Desde 2017, 1380 vagas foram ampliadas.  Além disso, o número de escolas cresceu e agora 75 creches são conveniadas com a Prefeitura.

Estão a todo vapor as aulas na FATEC, ETEC e Univesp. Além disso, parcerias com instituições privadas ofertam cursos de graduação e pós com grandes descontos aos colaboradores municipais e seus dependentes e a população. A Casa Brasil, unidade mantida pela Prefeitura que oferta cursos profissionalizantes, formou centenas de estudantes aptos para o mercado de trabalho.

Neste ano, o “Ensino em Tempo Integral” foi implantado nas escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, beneficiando 430 crianças. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças têm à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação.

Foi entregue a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EM Mundo Alegre da Criança. O espaço visa ampliar o trabalho desenvolvido com os alunos da educação especial, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade. Agora, Sumaré conta com 20 salas de recursos de AEE, que atendem a cerca de 300 alunos com laudos médicos da rede.

Sumaré também recebeu a visita de representantes do Ministério da Educação (MEC) para o lançamento do “Libras na Cidade”, um projeto piloto do Governo Federal que será implantado na cidade. O objetivo do projeto é ampliar a formação dos tradutores de libras e qualificação dos servidores públicos municipais para que possam atender à população de deficientes auditivos com excelência.  

INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

A infraestrutura e mobilidade urbana também receberam grandes investimentos: o PRC (Programa de Recape Contínuo) ocorre por toda a cidade, recuperando o asfalto de diversos bairros. Foi iniciada a limpeza do Ribeirão Quilombo e implantada a segunda etapa da revitalização da Avenida da Amizade. A Avenida Rebouças também passou por revitalização e implantação de estacionamento em 45 graus.

Logo no início do ano, a segunda ponte do Maria Antônia foi entregue. Também foram feitos diversos serviços de desentupimento de bueiros e recuperação de galerias de águas pluviais. Pensando nas melhorias viárias, foram iniciadas a construção da Avenida que liga o Parque da Amizade à Rodovia Virgínia Viel e a recuperação da ponte do Parque Salerno, além da pavimentação da duplicação da Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos.

As linhas de ônibus municipal 250 (Jardim Picerno/ Matão – via Nova Veneza), 240 (Jardim dos Ypês – UPA Macarenko) e 106 (Jardim Voughan/ UPA Macarenko – via João Paulo II) foram implantadas para melhor locomoção dos moradores.

CONVÍVIO SOCIAL

Proporcionando espaços de lazer, inclusão e convívio social, a Prefeitura implantou novas Academias ao Ar Livre e playgrounds em todas as regiões da cidade. Também foram revitalizados os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) São Domingos, Nova Veneza e Basilicata, além do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Além disso, foram entregues a Biblioteca Municipal do Bom Retiro e a Área de Lazer do Parque Santo Antônio, região da Área Cura.  

Diversas apresentações teatrais e shows foram promovidos, entre eles, a exibição da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins, e o Festival de Rock Geleia com Mel.

No esporte, as escolhinhas da Prefeitura foram ampliadas e cursos gratuitos foram ofertados à população. Centenas de gols também agitaram a população durante os campeonatos regionais e Amadores, tradicionais na cidade. Sumaré também sediou a XI Copa do Brasil de Futebol de Amputados, com a participação de 160 atletas.

A cidade ganhou sua primeira feira noturna, a Feira do Luar, que ocorre toda quarta-feira, das 17 às 22 horas, na Praça do Macarenko. E Sumaré é cenário de filme! O filme “O Segundo Homem”, do diretor Thiago Luciano, está sendo gravado na cidade e conta com nomes como Lucy Ramos, Anderson Di Rizzi e Cléo Pires no elenco. 

SEGURANÇA

Para proteger a população, o sistema de videomonitoramento foi ampliado. Câmeras foram instaladas nas escolas municipais e unidades de saúde, além do Cemitério da Saudade, que não registrou mais furtos após a implantação do sistema. A Guarda Municipal também passou a operar com tablets, agilizando as ocorrências. As operações Bar Legal, Saturação, Pancadão e Chorume e cursos de atualização foram intensificados.

Também foi aprovado o Estatuto da Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, que trata de questões como aposentadoria especial e progressão de carreira. Já o Corpo de Bombeiros recebeu novos itens de vestuário e eletrônicos, como conjuntos de aproximação (para combate ao fogo), pares de botas de combate a incêndio e botas operacionais. 

COLABORADOR

Honrando o compromisso com o colaborador municipal, novamente, a Prefeitura encerrou o ano pagando em dia os servidores. O 13º salário foi pago antecipado, houve reposição salarial de 3,89%, reajuste de 15% do cartão de vale-alimentação e cesta de Natal em pecúnia no valor de R$ 200,00. Além disso, cursos de capacitação e atualização foram ofertados.

FINANÇAS

Sumaré está com o nome limpo! A cidade voltou a ter sua situação fiscal regular junto ao Cadin Estadual, sistema que comprova que a cidade não possui débito exigível junto aos órgãos e entidades estaduais. A regularização das pendências possibilita que o Município pleiteie verbas estaduais que podem ser utilizadas na modernização da administração, compra de equipamentos e em obras que podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, além de receber recursos do Estado e poder firmar convênios de grande porte.

HABITAÇÃO

A Prefeitura entregou 400 termos de quitação para os moradores dos Jardins Nova Esperança I e II, Luiz Cia, Bordon II e Conceição II, além da Vila Residencial Bandeirantes I, II e III. O documento dá o direito ao mutuário de efetivar a escritura definitiva da propriedade e registro do imóvel em seu nome. Também estão em andamento estudos para a regularização de vários loteamentos, entre eles, Três Pontes, Davina, Parque Rosa e Silva, São Francisco e Vitória.

Sumaré recebeu a visita do secretário estadual de Habitação, Flávio Amary,  para conhecer o trabalho desenvolvido na cidade e discutir as demandas habitacionais da cidade. Foi discutida a regularização fundiária dos núcleos habitacionais inseridas no programa estadual “Cidade Legal”, que tem o objetivo principal de desburocratizar e agilizar os processos de regulamentação. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sumaré recebeu um grande presente: o ParkCity Sumaré, primeiro shopping da cidade. Além disso, grandes empresas se instalaram na cidade, como a megaloja Havan, Centro de Distribuição da Heineken e RTE Rodonaves, gerando renda e emprego para a população.

A RUMO Logística também anunciou a implantação da tecnologia double-stack, em que os vagões podem carregar dois ou até 3 contêineres empilhados, ampliando em cerca de 40% os ganhos na capacidade do transporte por trens. Com o novo sistema, inédito no país, aumentará a arrecadação municipal, proporcionando investimentos em áreas como saúde, infraestrutura, educação e mobilidade urbana.

AÇÃO SOCIAL

Logo no início do ano, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Inclusão Social promoveram ações para acolher e auxiliar as famílias desabrigadas devido à enchente que acometeu a cidade.

A exemplo dos anos anteriores, a Ação Social foi referência para a região, com ações como a Boutique Solidária, para distribuir, gratuitamente, as mais de 100 mil peças arrecadadas na Campanha do Agasalho, Lojas de Brinquedos Solidárias, para entregar às crianças os brinquedos arrecadados na Campanha de Brinquedos, e as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que contou com mutirões de exames, ações de prevenção aos cânceres de mama e próstata e a grande caminhada de conscientização, que reuniu mais de 5 mil pessoas e da BEM (Base de Excelência da Mulher) Itinerante, que distribuiu mais de 2.500 senhas para mamografia nas feiras da cidade.

 O “Natal do Bem” também foi um sucesso! Toda a cidade foi decorada com enfeites sustentáveis, produzidos por voluntários que utilizaram garrafas pet doadas pela população. Foram 20 dias de programação intensa, com apresentações culturais, chegada do Papai Noel em todas as regiões e a Caravana Iluminada da Coca Cola, que esteve na cidade pela segunda vez consecutiva.

E a Festa na Roça foi um sucesso! Mais de 12 horas de festa com muitas atividades gratuitas para a população na praça Manoel de Vasconcellos. Além disso, a ‘XI Semana da Mulher’, em março, promoveu diversas ações de saúde, beleza, palestras, atividades físicas e grupos de orientação.

“Com planejamento e muito trabalho, conseguimos fazer Sumaré avançar em todas as áreas, oferecendo serviços de qualidade para a população. Conseguimos limpar nosso nome, regularizamos os pagamentos atrasados, recuperamos a CND (Certidão Negativa de Débitos) e investimos em todas as áreas Em 2020 o trabalho continua! Vamos dar continuidade às obras já iniciadas, planejamos implantar o Centro da Juventude e o Centro do Homem, buscar parcerias com os Governos Federal e Estadual, sempre com determinação e compromisso com a população para que Sumaré entre de vez num ciclo virtuoso de progresso e desenvolvimento e cresça cada vez mais!”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré antecipa férias escolares da Rede Municipal de Educação

Published

on

Como parte das ações municipais para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e, considerando as medidas adotadas pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Sumaré antecipou 15 dias das férias escolares de julho da Rede Municipal de Educação. O período de férias teve início nesta segunda-feira e prossegue até o dia 20 de abril. 

Além de atender os 22 mil alunos da Rede Municipal de Educação, a medida se estende aos 1.294 colaboradores municipais, entre professores, coordenadores e orientadores. Ao fim do período, será avaliada a necessidade de manter ou não as férias.

As aulas das escolas municipais já estão suspensas desde o dia 23 de março, no entanto, os profissionais mantinham a rotina de trabalho à distância. Vale lembrar que as tarefas escolares preparadas pelo corpo docente da rede municipal continuam à disposição para acesso remoto gratuito dos alunos por meio do site www.academicitl.com.br.

“Estamos passando por um período difícil e todas as ações de enfretamento ao coronavírus são fundamentais para passarmos por esse momento com o menor impacto possível. As aulas já estavam suspensas e a Rede Municipal continuará com servidores à disposição. Vamos continuar trabalhando incansavelmente e com muita fé de que logo passaremos por tudo isso”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

KIT NUTRICIONAL

            O cronograma de entrega dos kits nutricionais continua. Nesta semana, a Prefeitura de Sumaré, por intermédio de ação conjunta entre as Secretarias de Educação e de Inclusão Social, realiza a segunda remessa de entregas. Os pais não precisam se apressar, pois a Administração Municipal se preparou para atender todos os estudantes da Rede Municipal que precisam da merenda escolar como complemento alimentar durante esse período do bloqueio social.

A distribuição está acontecendo em duas fases: os alunos cadastrados no Programa Bolsa Família podem fazer a retirada na escola onde estudam entre os dias 6 e 8 de abril, das 9h30 às 14h30. A segunda fase é para os demais pais de alunos não cadastrados no programa e que manifestarem interesse no kit. Eles deverão fazer agendamento prévio, via telefone, na unidade escolar onde o filho estuda. Os kits são compostos de arroz, feijão, macarrão, óleo, leite, biscoito, achocolatado em pó e bolos (tipo Pullman).

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré recebe doação de 6 mil litros de produtos para limpeza e desinfecção

Published

on

Desde a semana passada, o almoxarifado da Prefeitura de Sumaré tem recebido doações de diversas empresas da cidade.

A Spartan do Brasil é uma das empresas parceiras e doou aproximadamente 6 mil litros de produtos para limpeza e desinfecção, que serão direcionados para uso nas unidades da rede municipal de saúde.

“A solidariedade é uma grande aliada para combater a propagação do coronavírus. Cada doação é fundamental, por isso, agradecemos todas as empresas que estão contribuindo com nossas ações nesse momento delicado que estamos enfrentando. Juntos somos mais fortes”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A empresa Alfa Química já fez duas doações, totalizando 1.400 litros de álcool em gel 70% e 300 litros de água sanitária. Os galões também serão encaminhados para o uso da equipe municipal de saúde.

OUTRAS DOAÇÕES

A adesão de empresas parcerias não para por aí. A IC Transportes disponibilizou 7.000 unidades de luvas de látex, 200 óculos protetores e 110 aventais.

A Selmi doou 80 litros de álcool líquido e quatro termômetros infravermelhos. Além destas, a Adere colaborou com luvas de látex, limpador multiuso, sabonete líquido, pedras sanitárias, toalhas de papel e sanitos.

Continue Reading

Nossa Cidade

Coca-Cola Sumaré ajuda no transporte de 250 mil litros de álcool 70% ao SUS de São Paulo

Published

on

O apoio à logística de distribuição é fundamental para que o produto seja entregue aos quartéis do Corpo de Bombeiros das 16 regionais do estado. Unidade de Sumaré participa da ação

Consciente do seu papel social, a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola em volume de vendas do país e com Centro de Distribuição (CD) localizado na cidade de Sumaré, também entrou na luta pelo combate ao coronavírus. A companhia disponibilizou sua frota de caminhões para realizar o transporte de 250 mil litros de álcool 70% líquido para a rede pública de saúde do estado de São Paulo. A unidade de Sumaré participa com a entrega do produto para municípios da região de Campinas.

A iniciativa é uma parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), principal entidade representativa do setor sucroenergético brasileiro, responsável pela doação do álcool (produção e envase em galões de 250 litros e bombonas de 20 e 5 litros, já utilizáveis pelos serviços de saúde).

“Para nós, da Coca-Cola FEMSA, apoiar uma iniciativa dessa proporção em um momento tão sensível quanto o que estamos passando, reforça nosso compromisso social. Estamos vivendo uma situação que demanda esforços coletivos, por isso nos unimos em uma parceria que permite contemplar um número maior de pessoas”, afirma o diretor geral, Ian Craig.

Os recipientes serão direcionados às 16 regiões administrativas em uma divisão que leva em consideração o número de habitantes, com entrega em centrais do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo notificará as prefeituras de cada regional sobre os respectivos volumes e a disponibilidade para retirada.

Os parceiros voluntários são essenciais nesse processo. Além do envase realizado nas usinas, a Laticrete|Solepoxy, situada em Sumaré, está acondicionando mais de 10 mil litros de álcool 70% por dia; a IHARA, a UNIPAC (Grupo Jacto) e a Braskem doaram bombonas; a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) ajuda com o deslocamento da carga em veículos próprios, e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) está contribuindo com o óleo diesel usado. 

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas para mais de 257 milhões de consumidores. Com mais de 83 mil funcionários, a empresa vende anualmente cerca de 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda. Operando 49 fábricas e 275 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros. Tem operações em determinados territórios de México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e atende nacionalmente Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 41 centros de distribuição, 23 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior do sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção.

Sobre a UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a maior entidade representativa do setor sucroenergético brasileiro, reunindo produtores de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana, 60% da produção de etanol e quase 70% da bioeletricidade ofertada para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Continue Reading