2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática conta com 122 alunos

A Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Sumaré teve 122 alunos participantes da 2ª fase da 10ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), com prova realizada no dia 13 de setembro. A seleção dos alunos aconteceu durante a 1ª fase da competição pedagógica, em 27 de maio, e envolveu 2.420 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Escolas Públicas Municipais. Agora, os competidores aguardam a divulgação dos premiados, o que deve acontecer em dezembro.

2013-Medalhista-Gabriela-prof-300x225 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática conta com 122 alunos
Para o secretário municipal de Educação, Paulo Pereira da Silva, a participação de alunos sumareenses na Olimpíada de Matemática demonstra a preocupação e dedicação dos profissionais atuantes na Rede Municipal com a qualidade do ensino oferecido aos sumareenses.
“Costumo dizer que toda experiência pedagógica diferenciada contribui para o desenvolvimento da vida pedagógica, pessoal e até mesmo profissional dos alunos. A Olimpíada de Matemática é mais uma oportunidade oferecida para os alunos das escolas públicas, com o objetivo de estimular o estudo da disciplina, além de proporcionar uma experiência especial para possíveis grandes nomes da área no âmbito nacional e internacional”, disse. A Escola Municipal José de Anchieta, na Região Central, inscreveu 1.300 alunos do 6º e 7º ano e 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio, dos quais 66 alunos foram classificados para a 2ª fase.
Para o coordenador de Matemática da escola Anchieta, Antonio Carlos Carmelin, a Olimpíada (que já faz parte do calendário anual da escola) “é uma oportunidade para a escola fazer uma autoavaliação, além de proporcionar aos alunos uma competição de nível nacional”. “Sempre conseguimos medalhas e isso nos motiva bastante, pois a Olimpíada oferece parâmetros de alto nível que podemos usar como termômetro para medir nosso rendimento todos os anos”, acrescentou.
A Escola Municipal Professora Nilza Thomazini, da Região do Matão, inscreveu 690 alunos (6º e 7º ano e 7ª e 8ª série) e 34 alunos foram classificados para a 2ª fase. A Escola Municipal Antonio Palioto, também da Região Central, inscreveu 430 alunos (6º e 7º ano e 7ª e 8ª série) e 22 alunos foram classificados para a 2ª fase.

OURO
Em 2013, a aluna Gabriela Costa Rusa, atualmente na 7ª série da EM Palioto, terminou a competição em 27º lugar no ranking do Estado de São Paulo, conquistando a medalha de ouro e o direito de continuar por mais um ano no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) – vaga conquistada como premiação em 2012, ano em que recebeu sua primeira medalha, de bronze.
Agora, em 2014, a aluna volta a viver a expectativa da divulgação dos novos medalhistas.
Para a coordenadora de Matemática da EM Palioto, Márcia Doarte Araújo, a maior importância é a valorização do aluno, porque ele recebe como premiação a participação do PIC Jr. e tem a possibilidade de conviver com um nível superior de aprendizado desde o Ensino Fundamental. “O prêmio vai além da medalha e os pais precisam valorizar e estimular os filhos a participarem das provas e das aulas preparatórias disponibilizadas nas escolas”, ressaltou.
“Acredito que a participação na OBMEP desperta o interesse dos alunos para a área de exatas, estimulando cada um a buscar maiores conhecimentos e se empenhando na superação de novos desafios. Esses alunos se tornam referência para os demais colegas na busca pelo conhecimento”, disse Márcia, agradecendo ainda o incentivo e apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.

OLIMPÍADA
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2013, cerca de 19 milhões de alunos espalhados por quase todos os municípios brasileiros (99.3%) participaram da competição.
Nesses dez anos, em seu Programa de Iniciação Científica Jr., destinado aos seus medalhistas, a OBMEP ofereceu a cerca de 30 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Em 2014, seis mil e quinhentos alunos poderão participar do PIC.

Share this content:

Publicar comentário