Nossa Cidade
2ª Feira de Empregabilidade atrai cerca de 100 candidatos em Sumaré
“A gente sempre acorda com o não. É preciso levantar e correr atrás do sim”. A frase é do vigilante Carlos Roberto dos Santos, um dos participantes da 2ª Feira de Empregabilidade realizada nesta terça-feira, 30/05, em Sumaré. Aos 57 anos e há cinco meses procurando emprego, Carlos Roberto não se deixa abater pelas dificuldades e conta que tem aproveitado todas as oportunidades para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. “Fiquei sabendo da feira e resolvi trazer o meu currículo. Emprego não bate à porta. A gente precisa correr atrás”, diz.
Apesar do otimismo, disposição e experiência, a idade tem sido um obstáculo na procura de uma vaga. “Trabalhei os últimos dez anos em uma empresa como vigilante. Em janeiro, a empresa onde eu trabalhava foi substituída por outra terceirizada e eu acabei sendo demitido. Tenho experiência e disposição. Tenho 57 anos sim, mas não estou derretendo. Mas quando digo a minha idade, as portas se fecham”, lamenta. Quando soube da 2ª Feira de Empregabilidade do Grau Técnico o vigilante decidiu participar para ter contato direto com as empresas.
A 2ª Feira de Empregabilidade do Grau Técnico Sumaré reuniu mais de 15 empresas, com 135 vagas de emprego, e atraiu aproximadamente 100 candidatos. Parte da seleção e recrutamento é feita na própria feira. O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) foi uma das empresas participantes, com vagas em diversos segmentos.
Outra empresa participante foi a Desktop. A supervisora comercial Luana Guilhermina contou que muitas vagas são difíceis de preencher e a feira atrai a atenção de um volume maior de candidatos. A empresa estava com vagas para Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia. No ano passado, três profissionais foram contratados durante a feira.
Além de aproximar os candidatos das vagas de emprego disponíveis no mercado, a 2ª Feira de Empregabilidade do Grau Técnico ofereceu uma série de serviços gratuitos, como orientações para elaboração de currículos, palestras sobre o mercado de trabalho e atendimentos na área de saúde, como aferição da pressão arterial.
“O propósito da Feira de Empregabilidade do Grau Técnico não é apenas ofertar vagas, mas compartilhar com a comunidade serviços e atendimentos que fazem a diferença no dia a dia”, comenta Mariana Ferreira, gestora do Grau Técnico Sumaré.
Grau Técnico:
O Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais de 130 unidades, presente nas cinco regiões do país, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana.