segunda-feira, Maio 21

2ª“Ação Intermunicipal de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos” recolhe mais 450 toneladas de entulhos na região do Matão

 

Sumaré, 23 de abril de 2018  

 

A 2ª “Ação Intermunicipal de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos”, realizada na última sexta-feira, dia 20, na Vila San Martin, recolheu mais 450 toneladas de entulhos no limite entre Sumaré (região do Matão) e Campinas. Nesta segunda-feira, dia 23, as equipes seguem trabalhando no local, realizando o plantio de mudas de árvores, a fim de recuperar o solo e evitar novos descartes. Na quinta-feira, já haviam sido recolhidas por meio da parceria entre os municípios 500 toneladas de resíduos no limite entre Sumaré (Área Cura), Campinas e Hortolândia.

Além da limpeza das áreas e do plantio de árvores, as equipes de Meio Ambiente e Serviços Públicos das cidades também trabalharam, durante os mutirões, com a conscientização ambiental, distribuindo material educativo e orientando os moradores sobre os problemas acarretados pelo descarte irregular e quanto à importância de se denunciar os infratores.

“O descarte irregular de resíduos é um problema grave, tanto do ponto de vista ambiental, como de saúde pública e também administrativo – o dinheiro que gastamos para limpar essas áreas é alto e poderia ser investido em mais Saúde, Educação e Segurança para a nossa população. O combate a esta prática irregular se faz com conscientização e fiscalização, por isso decidimos unir esforços entre os municípios e intensificar as ações. Contamos com o apoio e colaboração de toda a população para manter os locais limpos e nos auxiliar com a fiscalização”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Em Sumaré, se gasta em média R$ 150 por tonelada de entulho retirada das áreas públicas, ruas e calçadas. De 2017 até agora, já foram mais de 80 mil toneladas recolhidas em toda a cidade, ou seja, um gasto de mais de R$ 12 milhões. Denúncias podem ser feitas no 0800-773-8900 da Guarda Municipal, que possui agentes de fiscalização ambiental.