Connect with us

Nossa Cidade

4 toneladas de lixo eleitoral são retiradas das ruas da cidade

Publicado

em

Sumaré recolheu 4 toneladas de material de propaganda eleitoral deixado nas ruas do município após o primeiro turno das eleições, no último dia 5 de outubro. Durante os três dias seguintes o pleito, houve uma força tarefa dos funcionários da secretaria que, durante todo o dia, realizaram o trabalho de limpeza e varrição.

“Trabalhamos intensamente para limpar a cidade. Esse lixo eleitoral, além da poluição visual, pode entupir bueiros e bocas de lobo e contribuir para um escorregão ou queda de um munícipe”, explicou o secretário da pasta, Carlos Roberto Barijan.

Segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a distribuição de material gráfico após as 22 horas do dia que antecede a eleição configura propaganda irregular, passível de multa que vai de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Também constitui infração a propaganda que “prejudique a higiene e a estética urbana”. Contudo, a punição é difícil já que nesses casos o infrator deve ser pego em flagrante.

Nova força tarefa da equipe da Limpeza Pública Municipal deve ser feita na segunda-feira após o segundo turno das eleições, marcado para o próximo dia 26 de outubro, um domingo. Como haverá eleição apenas para presidente, no entanto, a expectativa é que haja menos lixo nas ruas desta vez.

ELEIÇÃO

Publicidade

A Prefeitura de Sumaré contribuiu por meio de diversas secretarias para o pleito eleitoral de 2014, que teve o primeiro turno no dia 5 de outubro. No sábado, dia 4, a Guarda Civil Municipal ficou responsável durante todo o dia pelo monitoramento e segurança das urnas nos locais de votação na cidade. A vigilância só terminou no domingo, no início das eleições, às 8 horas.

Durante o período eleitoral as ruas nas imediações dos colégios eleitorais ficaram interditadas. Não houve alterações no tráfego, porém, a SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural) esteve em regime de plantão para sanar possíveis problemas e garantir a fluidez do trânsito nas proximidades das escolas.

Os quatro PAs (Pronto Atendimentos) da Rede Municipal de Saúde – regiões do Matão, Parque das Nações, CIS Nova Veneza e Jardim Maria Antônia – e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko também estiveram disponíveis para atender situações de urgência e emergência.

O mesmo nível de contribuição da Prefeitura para com a Justiça Eleitoral deve ocorrer no próximo dia 26.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook