Connect with us

Nossa Cidade

80 vagas para cursos gratuitos de Mecatrônica e Eletrônica

Publicado

em

Com o objetivo de oferecer qualificação técnica profissional, preparando o cidadão para o mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sumaré, por meio do “É Pra Já”, e a unidade sumareense da Esatec Educacional firmaram uma parceria que disponibiliza 80 vagas em cursos técnicos totalmente gratuitos, sendo 50 na área de Mecatrônica e 30 para Eletrônica.

Para participar, o aluno deverá ter concluído o Ensino Médio a partir do ano de 2012. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (31 de julho) e podem ser feitas pessoalmente, em horário comercial, no prédio do “É Pra Já” (Praça Manoel de Vasconcellos, uma quadra abaixo da Avenida Rebouças, Região Central), na Esatec, das 8 às 21h30 (Rua do Café, nº 721, Vila Valle), ou pelo site www.sisutec.mec.gov.br O telefone para mais informações é (19) 3883-1041.

Publicidade

O início dos cursos, que terão duração de 1 ano e meio, está previsto para o dia 3 de agosto. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30. Os alunos que concluírem a qualificação receberão certificados.

Os cursos são oferecidos por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criado pelo Governo Federal, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

A Administração está aberta a novas parcerias, que tragam oportunidades à população, visando sempre à melhoria das condições de vida dos moradores da cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico (pasta à qual o “É Pra Já” está vinculado), Gustavo Tomazin.

Esta é uma das ações do ‘É Pra Já’, a busca constante de parcerias que proporcionem qualificação profissional e abra novos caminhos para os sumareenses, aumentando as chances de uma boa colocação do mercado de trabalho”, completou o responsável pelo “É Pra Já”, Fábio Guerra.

A Esatec Sumaré oferecerá, pelo Pronatec, um total de 180 vagas (120 para Mecatrônica e 60 para Eletrônica), sendo que ainda restam 80 vagas para serem preenchidas.

Cada vez mais, os profissionais com cursos técnicos aumentam suas chances de contratação ou permanência no emprego. Por isto, oferecemos estes cursos voltados para a área da Indústria e para a população de baixa renda, a fim de que conquistem uma colocação melhor no mercado de trabalho e uma mudança na vida social”, explicou o mantenedor da Esatec Sumaré, Pedro Antonio de Alcântara.

ESATEC

ESATEC Educacional está em Sumaré desde 2007 e já formou mais de 2 mil alunos. Fundada em 1990, na cidade de Jundiaí, a Instituição de Ensino iniciou suas atividades prestando serviços de consultoria e desenvolvimento profissional, tanto para empresas nacionais como no exterior.

Vivenciando de perto a dificuldade que a indústria tem em contratar profissionais técnicos especializados, decidiu transformar suas experiências e conhecimentos em cursos técnicos, visando o desenvolvimento profissional e empreendedor de seus alunos, preparando-os para uma vida social e produtiva. Hoje, atende a demanda da indústria em relação à formação técnica e qualificação profissional, desde a elaboração de desenhos e projetos até a produção e instalação de máquinas, ferramentas e equipamentos, passando inclusive por setores administrativos como a Administração da Produção, Logística e Qualidade.

Nossa Cidade

Sumaré recebe câmeras de monitoramento inteligentes

Publicado

em

Por

Sumaré conta agora com as câmeras de monitoramento inteligentes. Os equipamentos foram recebidos pelo prefeito Luiz Dalben, na Secretaria de Segurança da cidade. Os aparelhos serão instalados em pontos estratégicos, principalmente nas entradas e saídas do Município, verificando o tráfego e veículos e contribuindo para gerar mais segurança à população.

As câmeras têm tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e realizam o reconhecimento automático e instantâneo das placas de veículos, permitindo, assim, maior agilidade na fiscalização de roubos e furtos ou de veículos envolvidos em outros tipos de crime.

Publicidade

O monitoramento será realizado via CECOM (Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento) da Guarda Municipal – uma base operacional do órgão que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências –  e interligado com as demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), repassando as informações para os órgãos de segurança de todas as cidades, unificando essas informações e as instituições. 

“Nos últimos anos, já alcançamos recordes na redução dos índices de criminalidade em Sumaré e essa é mais uma iniciativa que vai manter nossa cidade cada dia mais segura! As câmeras vão agilizar o tabalho  e permitir que as autoridades de segurança de todas as cidades estejam atentas, diminuindo os delitos como roubo e furto de veículos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

As câmeras de monitoramento inteligentes são mais um investimento na segurança da população. Todo o sistema de videomonitoramneto de Sumaré foi ampliado e levado para as undiades de saúde, escolas e cemitério Municipal, inibindo as ações de vândalos, arrombamentos e furtos.

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade, foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal. O grupamento reúne as equipes táticas e do Canil para realizar procedimentos e gerenciamento de crise. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil também foram entregues para a corporação. Além disso, agora os guardas contam com tablets e rádios digitais para modernizar e informatizar o atendimento das ocorrências.

As capacitações e cursos de requalificação também foram reforçados. E com uma Guarda Municipal mais atuante, apoiando as polícias Militar e Civil, a criminalidade atingiu os menores índices da história de Sumaré em 2019, com redução de 32,8%.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Publicado

em

Por

A Secretaria de Educação de Sumaré está com inscrições abertas para seleção e cadastro reserva de especialistas para atuar nos Projetos Especiais e  CEFEMS (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré) no ano letivo de  2021.

Até o dia 2 de dezembro, os interessados podem se inscrever preenchendo a ficha cadastral publicada no Diário Oficial do dia 25 de novembro. O edital do processo de seleção pode ser encontrado no link https://www.sumare.sp.gov.br/pdfDiario.php?edicao=855&pdf=346d7bcc84d7b60cba02ea6130cc69d5.pdf.

Publicidade

Entre os pré-requisitos para participar do processo de seleção estão o vínculo efetivo com a Rede Municipal de Ensino, ser concursado, ter no mínimo três anos de experiência como recreacionista, professor ou especialista, ter disponibilidade para desenvolver encontros de formação nos locais/polos de acordo com a demanda do CEFEMS, nos períodos manhã, tarde, noite e sábado e possuir habilidades básicas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

São ofertadas 31 vagas para os cargos de Coordenador de Equipe de Formação, Coordenador de Projetos Especiais, Formador do CEFEMS,Formador para Projetos Especiais, Recreacionista Formador e Recreacionista Tutor – Projetos Especiais.

A seleção e classificação será feita pela Comissão de Seleção da Secretaria Municipal de Educação, por meio de análise documental e currículo. A divulgação dos resultados acontecerá no dia 14 de dezembro, a partir das 14 horas, na plataforma online e por meio do email das unidades escolares. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida Santo Irineu, no Matão, recebe Programa de Recape Contínuo

Publicado

em

Por

Em mais uma etapa do Programa Municipal de Recape Contínuo (PRC), as equipes da Prefeitura de Sumaré realizam nesta sexta-feira, dia 27, a recuperação asfáltica da Avenida Santo Irineu, no Matão. O PRC é promovido pela Administração Municipal desde 2017 e já garantiu mais de 1 milhão de m² de asfalto novo em todas as regiões da cidade.

As obras avançam diariamente, seguindo cronograma elaborado pelas secretarias de Obras e de Serviços Públicos, sempre com prioridade às ruas e avenidas que têm ligação com bairros, fluxo constante de veículos, ou que fazem parte de itinerário do transporte coletivo e, por esses motivos, apresentam asfalto mais danificado.

Publicidade

“O recapeamento favorece a mobilidade urbana, garante melhores condições de tráfego e mais segurança no trânsito. A recuperação da malha viária de Sumaré avança a cada dia e traz melhorias a toda a cidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

            Importantes vias da cidade, num total de mais de 200 ruas, já foram recapeadas. O investimento conta com recursos próprios do Município e de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado estadual Dirceu Dalben, na ordem de R$ 5,87 milhões.

“A cidade inteira tem recebido atenção especial da Administração do Município. As obras de pavimentação seguem em ritmo acelerado e têm beneficiado todas as regiões da cidade. A quantidade de ruas pavimentadas e em condições de tráfego nos últimos anos representa um grande avanço nessa área”, destacou o deputado estadual Dirceu Dalben.

Continue Lendo