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Emprego

Pedido de Seguro Desemprego passa a ser feito com agendamento pelo PAT

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Para garantir maior comodidade ao cidadão, o PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) da Prefeitura de Sumaré criou um sistema de agendamento prévio para o cidadão interessado em fazer o pedido do “Seguro Desemprego”. O agendamento deve ser realizado no próprio PAT, que fica no prédio do “É Pra Já” da Prefeitura, localizado na Praça das Bandeiras, nº 650, no Centro – em frente à Praça Central Manoel de Vasconcellos. O horário de atendimento é das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Ao comparecer no “É Pra Já”, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico, é feita uma triagem logo no balcão de atendimento. Uma listagem com todos os documentos necessários para fazer o pedido é entregue ao interessado e o agendamento é realizado.

“Esse agendamento é uma maneira de agilizar o atendimento e oferecer maior comodidade aos usuários, que antes precisavam ficar na fila para fazer o pedido e, muitas vezes, não levavam toda a documentação necessária, perdendo tempo. Entregando a lista com os documentos e fazendo o agendamento, conseguimos garantir que o cidadão não perca seu tempo. Tentamos fazer o usuário permanecer o menos tempo possível no prédio”, explicou o gestor do “É Pra Já”, Fábio Guerra.

“Instalamos essa alteração faz duas semanas e só recebemos elogios, tanto dos usuários quanto dos funcionários”, completou. Por enquanto o agendamento está sendo feito manualmente, mas nas próximas semanas o serviço vai passar a ser digital.

O PAT

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O PAT de Sumaré oferece vagas de emprego para cidadãos que têm cadastro atualizado órgão, e também faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego, para isso, é necessário comparecer ao local levando RG, CPF, comprovante de endereço e Carteira de Trabalho com número do PIS.

Além dos diversos serviços que dependem do Portal “Mais Emprego” do Ministério do Trabalho e Emprego, os serviços oferecidos pelo PAT Sumaré incluem a emissão de Carteira de Trabalho (1ª, 2ª via e continuação), o cadastramento de currículos e a triagem/entrevista realizada pelas empresas cadastradas.

“É PRA JÁ”

O “É Pra Já” da Prefeitura de Sumaré, serviço municipal unificado de atenção ao trabalhador e ao empreendedor da cidade, foi inaugurado em maio de 2014, com um investimento de R$ 250 mil, e tem capacidade de realizar até 300 atendimentos por dia, em média, além de até 200 treinamentos no auditório montado especialmente para esta finalidade.

No local, funcionam cinco serviços que antes eram oferecidos à população de forma descentralizada: o MEI (Microempreendedor Individual), a Agência do Banco do Povo Paulista, o posto local do Ministério do Trabalho e Emprego, o PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) e o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).

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