Cerca de 200 profissionais da Urgência e Emergência de Sumaré participaram ontem, dia 13, Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, da Capacitação em Atendimento Psiquiátrico. O curso, voltado para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foi dividido em dois períodos (manhã e tarde) para contemplar todos os colaboradores.
O treinamento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida), teve o objetivo de oferecer instrumentos teóricos e práticos para a avaliação, intervenção e encaminhamento das principais urgências psiquiátricas. “O paciente psiquiátrico às vezes chega agitado, agressivo e precisa de atendimento efetivo e humanizado. Agradecemos a todos os profissionais por realizarem esse atendimento mais digno a população”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Os participantes contaram com as palestras “Emergências Psiquiátricas em Geral”, explanada por Débora C. Pereira, médica especialista em cirurgia geral e cardiovascular, pós graduada em pediatria, psicanálise e psiquiatria; “Atendimento Pré-Hospitalar” com o enfermeiro pós graduado em urgência e emergência, especialista em atendimento pré- hospitalar, Renato Lopes Machado.
Já o psicólogo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Carlos Eduardo Cunha, falou a respeito do “Seus Pontos de Acesso e Possibilidades no Cuidado em Saúde Mental”. “Humanização no Atendimento de Urgência” foi tema da palestra apresentada pelo médico especialista em geriatria e medicina intensiva, mestrando em saúde pública e MBA em gestão em saúde, Heleson Alves Castro.
Os profissionais contaram ainda com workshop e aula prática em resgate em altura e atendimento pré-hospitalar, com Mauricio Febris, coordenador dos bombeiros do Aeródromo de Viracopos. No ato da inscrição os profissionais doaram um quilo de alimento não perecível ou um agasalho. Toda arrecadação do evento será doada ao Fundo Social de Solidariedade.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
