Os investimentos na saúde de Sumaré não param! O prefeito Luiz Dalben, ao lado do deputado Dirceu Dalben, entregou nesta manhã, dia 9, três novas ambulâncias para o SAMU (Serviço Móvel de Urgência), com a finalidade de oferecer um atendimento em urgência e emergência mais ágil e humanizado à população. Após mais de dez anos sem renovação de frota, as unidades são no padrão UTI, que darãoum suporte avançado e mais seguro para o atendimento.
Os veículos são equipados com macas, suprimentos e insumos, além de equipamentos de alta tecnologia, como GPS, direção hidráulica, ar condicionado, tudo de acordo com os padrões do Ministério da Saúde. Agora, o SAMU conta com seis ambulâncias nas ruas e mais uma de reserva.
“Quando assumimos em 2017, o SAMU estava em situação precária, tinha apenas duas ambulâncias e uma única em condições de uso. Agora, com muito empenho e comprometimento, após mais de dez anos sem novos veículos, regularizamos a documentação da cidade e estamos aptos a receber a renovação da frota do Ministério da Saúde. Nesta manhã, entregamos as ambulâncias, que são um grande reforço para a Saúde de Sumaré, prestando serviço 24 horas para a população, seja com suporte básico ou suporte avançado. Além disso, realizamos a manutenção das viaturas que já tínhamos, colocando as unidades de volta nas ruas e no atendimento à população. As novas ambulâncias são de alto padrão, proporcionando segurança, conforto e qualidade aos pacientes e colaboradores. Nosso trabalho continua no sentido de tornar a saúde pública de Sumaré uma referência”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Também participaram da entrega os secretários de Saúde, Rafael Virginelli, Obras, Eder Ruzza, Planejamento, Welintgon Domingos, e Comunicação, Alexandre Stein.
INVESTIMENTOS NA SAÚDE
Desde 2017, doze novas unidade de saúde foram entregues, entre elas, a UPA Matão, que atende mais de doze mil pacientes por dia, e a revitalização do CIS Nova Veneza, após doze anos sem melhorias. Também foram inauguradas as UBSs Bordon, Ypiranga, Veccon e Florely.
Além disso, foram implantados na cidade os centros especializados de atendimento: são duas unidades do Centro da Criança, em parceria com as faculdades PUC-Campinas e São Leopoldo Mandic, para assistêncoa dos pequenos, a Base de Excelência da Mulher, também em conjunto com a São Leopoldo, que oferece atendimento médico e ambulatorial exclusivo para as mulheres e, meses após a inauguração, foi ampliada, e o Centro de Longevidade, para atendimento exclusivo da Melhor Idade.
A área também recebeu diversos investimentos, como novos equipamentos (ecocardiograma, ultrassom, cadeiras de rodas), readequações nos prédios, uma nova equipe do SAMU, e capacitações e atualizações para os colaboradores.
As filas de cardiologia e reumatologia foram zeradas e a campanha Outubro Rosa foi intensificada na cidade, focando na prevenção das doenças, conscientização e orientação das mulheres. Além disso, a oferta de exames preventivos aumentou: em menos de três anos, mais de 21 mil exames foram realizados, salvando vidas e ofertando diagósticos precoces.
Para o atendimento dos animais, foi implantado o Departamento do Bem-Estar Animal, que assiste animais vítimas de maus-tratos, abandono e atropelamento.
A Secretaria de Saúde também passou a contar com duas novas “vans”, que realizam o transporte de pacientes para hospitais especializados de São Paulo, Campinas e Barretos, por exemplo, para tratamentos médicos.
E os investimentos não param por aí! Em breve, serão entregues a UPA Área Cura, UBS Matão e CAPS AD no Bordon. E a UPA Maria Antonia está sendo pleiteada.
