No Dia Nacional da Guarda Municipal, Secretaria de Segurança de Sumaré entrega 5 mil brinquedos para o Fundo Social de Solidariedade

No dia 10 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Guarda Municipal. Em comemoração à data, a Secretaria de Segurança de Sumaré entregou ao prefeito Luiz Dalben e à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben, mais de 5 mil brinquedos, entre itens de pequeno, médio e grande porte, arrecadados pela corporação em parceria com Escola Integrada Educativa. Os secretários de Obras, Eder Ruzza, e Segurança, Ricardo Zequin, e o presidente da Câmara, Willian Souza, também acompanharam a entrega.

Os brinquedos serão incorporados às Lojas Solidárias de Brinquedos, promovidas pelo Fundo Social, para que as crianças em situação de vulnerabilidade social da cidade escolham o presente que mais as agradam.

“É emocionante ver toda essa mobilização, essa vontade de ajudar o próximo e contribuir para esta campanha tão linda e que visa proporcionar um Dia das Crianças feliz a todas as nossas crianças carentes, colocando um sorriso no rostinho de cada uma. Estes brinquedos serão levados para as Lojas Solidárias, que ocorrem a partir de amanhã (dia 11) nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade, permitindo que as crianças olhem os presentes e escolham de acordo com a preferência. Agradecemos muito o empenho dos guardas municipais, bombeiros, além dos alunos, pais e professores da Educativa. Com a unidão de toda a comunidade é possível promover a inclusão e desenvolvimento social”, agradeceu Mara Dalben.

Uma campanha interna foi realizada na Secretaria, que mobilizou a Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, arrecadando brinquedos com amigos, parentes e nas regiões de atuação. Além disso, uma ação de conscientização foi reaizada na Escola Educativa. Os pais, funcionários e alunos foram mobilizados e também realizaram suas doações.

“Um dos papéis da nossa secretaria é desenvolver o lado social com a população. Este é o terceiro ano que promovemos a campanha e encontramos na Educativa uma grande parceira. Nos mobilizamos para participar efetivamente da arrecadação e contribuir com a alegria de crianças carentes de nossa cidade”, explicou o secretário de Segurança, Ricardo Zequin.

“Estamos muito felizes em ver nossa população envolvida com tanto carinho neste projeto que tem como único objetivo proporcionar às nossas crianças um momento de muita alegria. Com solidariedade e amor ao próximo, contribuimos com a inclusão dessas crianças na sociedade, resgatando o sentimento de se sentirem parte da comunidade. Temos orgulho da nossa Guarda Municipal e de todo empenho da corporação e dos nossos homens e mulheres de farda em ajudar ao próximo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

 

GUARDA MUNICIPAL

A Prefeitura investe na segurança de Sumaré. Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade, foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal. O grupamento reúne as equipes táticas e do Canil para realizar procedimentos e gerenciamento de crise. Na sede da GM, foi implantada a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil também foram entregues para a corporação. Além disso, agora os guardas contam com tablets para realizar as ocorrências.

Os GMs Agentes de Fiscalização Ambiental foram regulamentados no Município e trabalham em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda. Um projeto inovador e pioneiro no Estado de São Paulo foi implantado na Guarda Municipal: o Promad (Programa Anti-Drogas) Inclusão Social, que trabalha com os alunos da APAE aptos para ingressar o mercado de trabalho. Já o Promad desenvolvido nas escolas municipais formou 692 alunos, focando na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas.

E por falar em inovação, pela primeira vez  em 51 anos de história, uma mulher assumiu o comando da Guarda Municipal: a GCM Simone Souza está à frente dos serviços da instituição, tanto na parte ostensiva quanto na área preventiva.

As capacitações e cursos de requalificação também foram reforçados. Entre os treinamentos realizados este ano, estão os cursos das operações Estiagem e Verão, que contou com a participação da equipe da Defesa Civil; o “Simulado de Atendimento de Acidente com Múltiplas Vítimas”, com a presença do Corpo de Bombeiros, GM e demais corporações; e a capacitação de atendimento a ocorrências com vítimas de acidentes aéreos, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, realizada pelo Corpo de Bombeiros.