Nossa Cidade
Sumaré segue na Fase Amarela do Plano São Paulo e Acias pede reforço nos protocolos sanitários
O governo estadual de São Paulo atualizou o Plano SP e Sumaré seguirá na Fase Amarela. As regras da 18ª classificação foram anunciadas nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, e entram em vigor na próxima segunda-feira, 18. Inicialmente, a atualização estava prevista para o dia 5 de fevereiro, mas foi antecipada por conta do aumento dos índices da pandemia.
Para o presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, a permanência da cidade na Fase Amarela tem grande importância para as atividades econômicas, especialmente para o setor comercial, por conta do tradicional período de promoções de janeiro.
“A permanência de Sumaré na Fase Amarela é, sem dúvida, uma grande notícia e mostra que a cidade está se esforçando para seguir no cumprimento das regras sanitárias. Janeiro é um período típico de promoções e com o aumento dos casos de Covid-19 havia um receio da região retroceder às fases mais restritivas do plano”, comenta. “Porém, a realidade atual exige ainda mais cuidado com o cumprimento dos protocolos de saúde para garantir a segurança dos consumidores e clientes”, completa.
Com a reclassificação das fases do Plano São Paulo, o governo estadual também fez algumas recomendações para evitar o avanço da pandemia. As reuniões de trabalho em locais fechados devem ter, no máximo, 25 pessoas, respeitando o distanciamento de 1,5m. E as cidades que estão com lotação de UTIs devem endurecer as medidas restritivas. O governo estadual anunciou também que a Defesa Civil vai começar a disparar SMS para a população, com alertas sobre o alto risco de contágio.
O presidente da Acias ressalta que a associação seguirá orientando e informando os associados sobre a necessidade de reforçar os protocolos de segurança, como a disponibilidade de álcool em gel nos estabelecimentos e o respeito ao limite de ocupação.
COMO FICA A FASE AMARELA:
COMÉRCIO
– Capacidade limitada a 40%.
– Horário de funcionamento limitado a 12 horas por dia, e no máximo até às 22h.
– Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.
RESTAURANTES E SIMILARES
– Capacidade limitada a 40%.
– Horário de funcionamento reduzido a 10 horas por dia, e no máximo até às 22h.
– Consumo e atendimento apenas para clientes sentados.
– Venda de bebidas alcóolicas até às 20h.
– Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.
BARES
– Capacidade limitada 40%.
– Horário de funcionamento reduzido a 10 horas por dia, e no máximo até às 20h.
– Consumo e atendimento apenas para clientes sentados.
– Venda de bebidas alcoólicas até às 20h.
– Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.