Nossa Cidade
Confira os bairros que podem ficar sem água em Sumaré, nesta próxima semana
Com o objetivo de garantir o abastecimento de água com qualidade à população e reduzir as manutenções emergenciais, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, executa na terça-feira, dia 30, obras de melhoria na captação de água bruta do rio Atibaia e na ETA II, estação de tratamento de água no Parque Itália – responsável pelo abastecimento de 70% da população da cidade.
“Serão realizadas intervenções que impactam diretamente na redução do índice de perdas e na garantia do tratamento e da captação de água. Optamos por fazer todas no mesmo dia para minimizar os impactos aos moradores, que foram comunicados com antecedência e puderam se programar para esse período com oscilações”, destaca Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.
Na Estação de Tratamento de Água II, as intervenções serão:
• Substituição do macromedidor instalado na adutora de água bruta, responsável por levar água da captação do rio Atibaia para a ETA II. O equipamento é responsável por medir o volume captado o que, além de atender às normas ambientais, possibilita que a concessionária saiba o volume de água que entrou na estação e a quantidade de produtos químicos necessários para realizar o tratamento.
Na adutora, também será realizada a substituição de um registro, o que possibilitará a separação das duas tubulações que levam água da captação para a ETA, contribuindo para que, em casos de manutenções emergenciais, o abastecimento não seja totalmente impactado.
• Instalação de pás na etapa de floculação do tratamento. As pás são as responsáveis pela agitação que promove a união das partículas e a formação de flocos que ficam no fundo do tanque de tratamento, facilitando a remoção na etapa seguinte (decantação).
• Manutenção preventiva na etapa de filtração, com o objetivo de evitar futuras manutenções emergenciais.
• Instalação de novas válvulas entre as etapas de decantação e filtração, com o objetivo de automatização e garantia que a água decantada não passe para os filtros durante o processo de lavagem, garantindo, assim, segurança no processo de tratamento de água.
Já na captação do Atibaia serão realizadas as seguintes ações:
• Manutenção preventiva no painel elétrico da captação, garantindo, assim, o pleno funcionamento do sistema e evitando manutenções emergenciais que impactam o sistema;
• Limpeza dos desarenadores, que são responsáveis por “retirar” as partículas presentes na água bruta e evitar que eles cheguem até o poço onde estão instaladas as bombas de alta carga – que direcionam a água para a adutora que liga a captação à ETA. Isso evita que as bombas fiquem sobrecarregadas e quebrem.
Para a execução dos trabalhos, a concessionária precisará interromper a captação de água bruta e o tratamento de água, o que irá ocasionar oscilação no abastecimento. A previsão é que os serviços sejam concluídos no final da noite da terça-feira, dia 30. Em seguida, é iniciado o processo de retomada da captação, tratamento e distribuição de água. A normalização total do abastecimento vai ocorrer de maneira escalonada, variando de região para região da cidade. Confira abaixo:
Normalização na tarde da quarta-feira, dia 31
• Região do Matão: Residencial Emilio Bosco, Condomínio Jatobá, Jardim Barcelona, Jardim Casa Verde, Jardim das Estâncias, Jardim Eunice, Jardim Martins, Jardim Minezotta, Jardim Nova Terra, Jardim Paraíso I, Jardim Paraíso II, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Julia, Jardim Santa Rosa, Jardim São Gerônimo, Jardim São Luis, Parque Fantinatti, Parque Residencial Regina, Residencial Ideal Flamboyant, Residencial Parque Pavan, Vila Diva, Chácara Novo Horizonte, Parque Progresso I, Parque Progresso II, Jardim Lúcia, Chácara Novo Horizonte, Chácara San Martins, Condomínio Coronel, Jardim Lucia, Jardim Morumbi, Jardim Nova Aurora, Jardim Santa Catarina, Jardim Santa Olívia, Parque Yolanda, Parque General Osório, Residencial Santa Terezinha e Vila San Martin.
• Região de Nova Veneza: Jardim Santa Maria, Jardim das Águas, Jardim Davina, Jardim São Francisco de Assis, Jardim Seminário, Jardim Vitória, Jardim Nova Veneza, Jardim do Trevo, Jardim Mineápolis, Parque Ideal, Jardim Nossa Senhora Conceição, Jardim Conceição, Chácara Nova Veneza, Parque Silva Azevedo, Parque da Amizade, Jardim Santa Eliza, Parque Jatobá e Parque Virgilio Viel.
• Região de Área Cura: Conjunto Habitacional CDHU, Jardim Aclimação, Jardim Bom Retiro, Jardim São Judas Tadeu I, Parque Bandeirantes, Residencial Recanto dos Árvores, Vila Operária, Jardim Callegari, Jardim Danúbio Azul, Jardim Denadai, Jardim Maracanã, Jardim Nova Esperança I, Jardim Nova Esperança II, Jardim Santiago, Jardim São Francisco, Parque das Nações, Parque Santo Antônio, Residencial Ipiranga, Residencial Itália, Residencial Santa Joana, Vila Sol Nascente, Viva Vista, Jardim Dulce e Jardim Manchester.
Normalização no final da noite da quarta-feira, dia 31
• Região Maria Antônia: Cidade Nova, Conjunto Habitacional Ângelo Tomazin, Jardim Amélia, Jardim dos Ipês I, Jardim dos Ipês II, Jardim Maria Antônia, Jardim Viel, Parque Florely, Parque das Indústrias, Alto de Rebouças, Jardim Dall’orto, Jardim Santa Carolina, Jardim Volobueff, Parque Residencial Salerno, Jardim Maria Luiza, Jardim Recanto dos Sonhos, Parque Itália, Parque Sevilha, Jardim Dom Bosco I e Jardim Inocoop.
Normalização na manhã da quinta-feira, dia 1º de setembro
• Região do Picerno: Jardim Basilicata, Jardim das Orquídeas, Jardim Lucélia, Jardim Picerno I, Jardim Picerno II, Parque Residencial Campo Belo, Parque Residencial Virginio Basso, Parque Rosa e Silva, Residencial Jardim Sumaré I, Residencial Jardim Sumaré II, Residencial Portal Bordon, Residencial Guaíra e Parque Residencial Virginio Basso.
• Região de Nova Veneza: Altos de Sumaré, Chácara Bela Vista, Chácara Monte Alegre, Chácara Santa Antonieta, Euclides Miranda, Jardim Bela Vista, Jardim Luiz Cia, Jardim Monte Santos, Jardim Novo Paraná, Jardim Paulistano, Parque Édem, Parque Residencial Manoel Vasconcello, Parque Villa Flores, Residencial Real Parque, Residencial Viver Sumaré, Veccon Zeta, Vila Carlota e Vila Rebouças.
A BRK reforça que a obra é de extrema importância para garantir a disponibilidade de água para 70% dos moradores da cidade. A empresa pede a compreensão da população de Sumaré e orienta para que economizem água durante o período das obras. Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar o site www.brkambiental.com.br/sumare ou entrar em contato por meio do telefone 0800 771 0001.