Nossa Cidade
Aulas de robótica e empreendedorismo em Sumaré
Dia das Crianças
Em Sumaré, todo dia é Dia das Crianças. Pensado em proporcionar uma educação de qualidade, a Secretaria de Educação constantemente investe em melhorias no ensino, oferecendo ferramentas e modernização para um aprendizado prático e interativo, além de garantir o bem-estar dos estudantes.
Segurança e conforto nas salas de aula
Cabe o destaque para os condicionadores de ar e cortinas antichamas que foram instalados em todas as escolas e a implantação dos novos playgrounds inclusivos nas escolas municipais.
Lazer e movimento
Os parquinhos contam com gangorra, parque infantil integrado e balanço, totalmente adaptados para a diversão de todos os alunos, garantindo assim avanços na parte estrutural.
Tecnologia e aprendizagem
Além disso, todas as salas de aula estão equipadas com lousa digital. As lousas são do modelo Quadriline, possuem telas com touchscreen de alta precisão e funcionam com o software Quadribook. Por meio do software é possível acessar ferramentas de escrita, desenho, gráficos, animações, captura de imagem, gravação de tela e áudio, além de contarem com caneta inteligente, entre outros recursos. As escolas receberam também um kit com robô, peças e plataformas para a construção de protótipos e estruturas, chamando a atenção dos estudantes para a educação e estimulando a criatividade.
Empreendedorismo
Outro destaque importante, que rendeu ao prefeito Luiz Dalben o selo “Prefeito Empreendedor”, concedido pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), neste ano, é a metodologia do projeto JEPP (Jovens Empreendedores: Primeiros Passos), implantado em 100% das salas de aula da rede municipal de ensino. A iniciativa tem o objetivo de oferecer formações aos estudantes à prática do empreendedorismo e protagonismo juvenil. O projeto é uma parceria entre o Sebrae-SP e as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Educação. O JEEP beneficia 13.675 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) matriculados em 36 escolas e no Cirase (Centro Integrado de Recursos de Aprendizagem e Saúde Escolar).
Aperfeiçoamento profissional
A Secretaria de Educação de Sumaré, por meio do CEFEMS (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré) “Prof. Leovigildo Duarte Júnior”, oferece continuamente capacitação e aperfeiçoamento aos cerca de 1,2 mil profissionais em atuação na rede para aulas de robótica, bem como cursos de aperfeiçoamento nas mais diversas áreas, como inclusão, saúde mental, entre outros.