Nossa Cidade
Unidos da Vila Picerno e União Amizade levam taças do Amador nas 1ª e 2ª divisões
O times Unidos da Vila Picerno (UDV) e União Amizade se consagraram como campeões das 1ª e 2ª divisões, respectivamente, da edição de 2022 do Campeonato Amador de Futebol de Sumaré, no último domingo (4). A primeira partida aconteceu no início da manhã, às 8h, quando o União Amizade derrotou o Nova Terra por 1 a 0, ficando com o primeiro lugar da segundona. Em seguida, às 10h10, o Unidos da Vila Picerno marcou 2 sob o Unidos do Virgílio Basso e levantou a taça. Ambos os jogos aconteceram no Centro Esportivo “José Pereira”.
O centroavante Guilherme Lima Vilela, o Rosca, abriu o placar para o Unidos da Vila Picerno e o volante Luciano Heleno da Silva Júnior, o Juninho, marcou o segundo, garantindo a vitória do UDV. Pelo União Amizade, o gol que deu o título à equipe da 2ª divisão foi o marcado pelo centroavante Everton de Lima da Silva, o Borracha.
Pela 3ª divisão, a campeã foi a equipe do João Paulo, que ganhou do Real Santo Antônio por 2 a 1 e se consagrou como o grande vencedor da categoria no dia 25 de setembro.
O encerramento do Campeonato Amador de Sumaré aconteceu depois de quase seis meses de torneio. O evento reuniu 72 times sumareenses e cerca de 800 atletas. A abertura do campeonato aconteceu no dia 30 de julho
Foram 274 jogos, 105 entre as equipes que se enfrentaram na 1ª divisão, outros 105 na 2ª divisão e outros 64 pela 3ª divisão. O campeonato contou ainda com disputas da modalidade Veteranos, ao todo 55 jogos.
A bola balançou a rede das disputas das 1ª, 2ª e 3ª divisões 886 vezes durante os seis meses de torneio. Os atletas marcaram 313 gols nas partidas da 1ª divisão, enquanto 2ª e 3ª tiveram saldos de gols de 323 e 251, respectivamente.
Unidos da Vila Picerno
Este é o segundo título que o Unidos da Vila Picerno leva para casa no Amador de Futebol de Sumaré. A equipe já tinha conquistado o primeiro lugar em 2016. O time também desbancou o último vencedor do torneio antes de ser suspenso pela pandemia, o Unidos do Virgílio Basso, detentor do título em 2018. Agora ambos possuem cada um dois títulos pelo campeonato.
Fundado em 2002, o UDV (Unidos da Vila Picerno) faz parte da Associação Esportiva e Social Unidos da Vila, que além dos 22 jogadores, conta com 18 membros na diretoria. A associação é responsável ainda por um projeto social voltado a crianças e adolescentes dos bairros que compõem a Região do Picerno, oferecendo aulas e treinos gratuitos de futebol. Atualmente são atendidos 250 jovens.
“Acreditamos no trabalho da comissão e nos atletas, iremos fazer uma linda festa com a torcida Fúria Azul que está presente em todos os jogos nos apoiando nos melhores e nos piores momentos”, comenta Fábio Tuta, membro da equipe.