Connect with us

Nossa Cidade

Comjuv convoca reunião para debater segurança nas escolas

Publicado

em

GM-escola

O Comjuv (Conselho Municipal da Juventude) de Sumaré convocou uma reunião extraordinária para discutir como a sociedade civil pode colaborar com a construção de políticas públicas para coibir a violência em ambiente escolar. O grupo se reúne na próxima quarta-feira (26), às 17h.

De acordo com a coordenadora executiva do conselho, Gabriely Natália da Silva, o objetivo do Comjuv com a reunião é traçar ações que possam ser promovidas diretamente nas escolas municipais e estaduais do município, como palestras e rodas de conversa entre alunos e especialistas.

“Atualmente, no conselho, contamos com a participação de psicólogos e pedagogos e, diante desse contexto de implementação de medidas para garantir mais segurança nas escolas, acreditamos que podemos desenvolver trabalhos, a curto e longo prazo, para ouvir os estudantes e construir junto a eles possibilidades de tornar o ambiente escolar em um espaço de troca baseado na empatia e preocupação social”, diz a coordenadora.

Além de propor atividades para ser desenvolvidas com os alunos, o conselho destacará membros para acompanhar a implementação das medidas de segurança anunciadas pela Administração Municipal nos últimos dias.

No dia 14, o prefeito Luiz Dalben anunciou a instalação de cercas elétricas e detectores de metais nas 38 escolas municipais. O recurso será destinado pela administração por meio do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal), criado nesta administração. O chefe do executivo anunciou ainda uma série de protocolos que serão implantados imediatamente nas unidades de ensino. Foram anunciados também a instalação de botões de pânico, intensificação no patrulhamento da ronda escolas, monitoramento 24 horas, entre outras medidas.

Publicidade

“Queremos que os jovens se envolvam na construção de políticas públicas para o exercício da cidadania em sua plenitude e um ambiente seguro para formação é essencial para que se tornem pessoas comprometidas com o bem-estar da sociedade”, completa Gabriely.

O Comjuv é formado por membros eleitos da sociedade civil e do poder público e conta com o apoio da Secretaria de Cidadania. A atual coordenação foi eleita em novembro do ano passado, para o biênio 2022-2024.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook