Nossa Cidade
13ª Festa da Cultura Japonesa da Nipo Sumaré está de volta e com diversas atrações
A 13ª Festa da Cultura Japonesa da Nipo Sumaré está de volta em comemoração aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil. Depois de três anos suspenso por causa da pandemia, o evento organizado pela Associação Nipo-Brasileira de Sumaré já tem data para acontecer: será nos dias 17 e 18 de junho, na sede da associação, na avenida da Saudade, 1499, no Parque Florença.
“O evento é uma das principais celebrações da comunidade japonesa de Sumaré. E este ano está sendo aguardado com muita expectativa porque ficamos três anos sem realizá-lo”, comenta Selma Koshoji Ohia, presidente da Nipo.
A 13ª Festa da Cultura Japonesa terá uma programação com atrações variadas. Serão dois dias de apresentações de grupo de dança, taiko (tambores japoneses), shows musicais, desfile de Cosplay, oficinas de origami, bazar, além das barracas com as tradicionais comidas típicas.
A abertura será no dia 17, às 19h, com a apresentação da Banda Sinfônica Dorival Gomes Barroca. Na sequência, haverá a apresentação do grupo de taiko Ishin Denshin Wadaiko, o show musical de Rafael Yassunaga e a apresentação do grupo de dança Sumaré Komadori Dansu. O Grupo Todos Nós encerra a programação da primeira noite com show musical.
No domingo, dia 18, a apresentação da Banda Sinfônica Dorival Gomes Barroca reabre as atividades, a partir das 11h. Em seguida haverá as apresentações do grupo de taiko Ishin Denshin Wadaiko, do show musical de Enzo Zakini e Yudi Zakini, do grupo de taiko Wadaiko Tsubame, de Campinas e do grupo de dança Sumaré Komadori Dansu.
Às 13h30 tem desfile de Cosplay e em seguida o show musical de Rick Akio. Às 15h haverá a premiação do Cosplay.
A entrada para o evento é franca. Será cobrado apenas o valor do estacionamento, R$ 10,00, que será revertido para os grupos de escoteiros Yanomami e Quilombo.
Selma explica que além de proporcionar lazer e diversão, a festa é uma oportunidade de divulgar um pouco das características e da história da imigração japonesa no Brasil e especialmente em Sumaré. Assim como ocorreu em várias regiões do país, as famílias japonesas, quando chegaram em Sumaré, começaram trabalhando no campo e aos poucos foram ampliando os segmentos de atuação. Hoje em dia estão presentes em vários segmentos da cidade.
O principal objetivo da Associação Nipo-Brasileira de Sumaré é preservar e divulgar a cultura japonesa. Fundada em 1991, a associação desenvolve diversas atividades e ações para que as novas gerações conheçam e preservem a cultura japonesa. A organização da Festa da Cultura Japonesa é uma destas iniciativas.
Imigração Japonesa
Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908, no navio Kasato Maru que desembarcou em Santos, no dia 18 de junho, com cerca de 800 imigrantes. Vieram para o Brasil com o sonho de construir uma vida melhor já que o Japão enfrentava uma crise por conta do crescente índice demográfico. Por outro lado, com a abolição da escravatura, o Brasil precisava de mão de obra para trabalhar nas fazendas de café.
A integração dos japoneses à sociedade brasileira começou a se fortalecer a partir da década de 1960, com uma participação cada vez mais ativa nas atividades políticas e culturais.
A 13ª Festa da Cultura Japonesa
Quando: 17 e 18 de junho.
Onde: Nipo-Sumaré, na Avenida da Saudade, 1499, no Parque Florença.
Entrada franca.
Estacionamento: R$ 10,00