Começou nesta semana a mudança das 320 famílias contempladas por apartamentos do Condomínio Poços de Caldas, viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Sumaré e o Programa “Minha Casa, Minha Vida”. As mudanças começaram na última segunda-feira e devem se estender até o início da outra semana. O Condomínio Poços de Caldas está localizado na região do Matão e fica dentro do empreendimento “Jardim das Estâncias”, que possui 2.396 unidades habitacionais no total, divididas em vários residenciais.
A nova moradora do Poços de Caldas, Neide Rosa de Moraes Silva, era só felicidade com a mudança para o apartamento. “Estou muito feliz. Não tenho palavras. Também acho que a adaptação à vida nova vai ser tranquila, com cada vizinho respeitando o espaço do outro”, disse ela, que vai morar sozinha no local.
A prefeita Cristina Carrara, que vem acompanhando de perto todo o processo de mudança das famílias, falou sobre mais este empreendimento entregue pela Prefeitura de Sumaré. “É imensamente gratificante participar desta etapa da vida dessas famílias, que agora possuem um local seguro para viver. Muitos viviam em locais insalubres e de risco e, agora, estão realizando o ‘sonho da casa própria’”, resumiu a prefeita.
INDICADOS
Na última semana, as famílias beneficiadas, que fazem parte da chamada “demanda indicada” pela Municipalidade para o programa, participaram de uma reunião com a Secretaria Municipal de Habitação e foram informadas sobre o cronograma de mudanças.
Os primeiros a se mudarem foram os membros do corpo diretivo do Condomínio, para que, quando as outras famílias chegarem, já haja uma boa estrutura para recebê-las. Em seguida, está sendo a vez dos moradores da extinta ocupação “Zumbi dos Palmares” e daqueles que estão sendo beneficiados pelo “Auxílio Moradia”.
As famílias que ainda viviam em áreas de ocupação irregular serão as últimas a se mudarem. A retirada destas pessoas é mais complexa por envolver o trabalho de outros setores da Prefeitura, já que será preciso fazer a derrubada das moradias em que estas famílias vivem atualmente. A ideia é evitar que novas famílias ocupem as áreas consideradas de risco e, posteriormente, fazer a recuperação ambiental dos locais.
As famílias indicadas para as unidades do PMCMV na “faixa 1” não podem vender, alugar ou repassar o barraco ou habitação precária nas áreas de ocupação em que viviam para outras pessoas, pois o intuito do programa como um todo é exatamente diminuir o número de “favelas” e ocupações na cidade.
ENTREGAS
Atualmente, o Município trabalha, principalmente, para acelerar a entrega de unidades habitacionais. Além do Condomínio Poços de Caldas, cujas entregas já estão ocorrendo, o Condomínio Serra Negra, também no Matão, está prestes a começar a ser entregue. São outras 320 famílias contempladas com apartamentos e o sorteio, que vai definir os blocos e apartamentos que estas pessoas irão morar, será realizado já nesta sexta-feira, dia 10.
Em 2013, foram entregues 560 apartamentos, viabilizados por meio de parceira com o Programa “Minha Casa, Minha Vida” no Residencial Emílio Bosco, no Matão. No total, Sumaré contratou 5.636 unidades habitacionais do PMCMV, que estão sendo majoritariamente ocupadas por famílias oriundas de áreas de risco e ocupações irregulares.

