O Conselho Municipal de Cultura demonstrou, em sua última reunião ordinária realizada nesta segunda-feira(3), um trabalho intenso e comprometido com o avanço e a valorização do setor cultural. Com foco total na realização da Conferência Municipal de Cultura, o encontro reuniu a sociedade civil e os conselheiros para alinhar os passos vitais que definirão as políticas e o Plano Municipal de Cultura para os próximos anos.
Foco na Conferência: A Voz da Sociedade em Ação
A reunião dedicou a maior parte de sua pauta à organização da Conferência Municipal de Cultura, marcada para o dia 06 de Dezembro, das 8h às 13h, no Anfiteatro da Faculdade Anhanguera. Este evento é o auge do ciclo de debates, onde o esforço e a dedicação dos conselheiros se materializarão em votos e decisões estruturantes.
A gestão da pasta reforça a importância da participação popular, que é o pilar da democratização cultural. Para garantir o direito à voz e voto e, assim, exercer a cidadania cultural, o credenciamento é obrigatório e acontecerá das 8h às 9h no local.
“O futuro da cultura se constrói com a presença e o comprometimento de cada um. O trabalho que realizamos junto ao Conselho visa garantir que as políticas culturais reflitam as reais aspirações da comunidade,” destacou a gestora municipal da pasta de cultura e turismo Cecília Teixeira, . “Estamos dedicados a valorizar o setor e a Conferência é o momento em que a sociedade impulsiona o nosso Plano Municipal de Cultura.”
Eixos Temáticos e Debate Qualificado
O nível de comprometimento da reunião se refletiu nos eixos temáticos vitais que serão tratados na Conferência, abrangendo desde a “Institucionalização e Marcos Legais” até o “Plano Municipal de Cultura” e a “Cultura que eu almejo, painel do futuro”. Estes temas representam um esforço em mapear e projetar o futuro da cultura.
Como etapa preparatória e valorizando o debate prévio, o Conselho promove a Pré-Conferência Online em 03/12, com inscrições abertas de 24/11 a 02/12. Esta é uma oportunidade crucial para que os cidadãos participem da discussão dos eixos temáticos antes da apresentação das propostas na conferência.
Transparência e Dedicação na Prestação de Contas
Em um ato de transparência e seriedade com os recursos públicos, a reunião também atualizou o andamento da Prestação de Contas da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). O processo segue rigorosamente as etapas, com o envio de relatórios de execução já realizado.
O Conselho e a gestão municipal solicitam que os proponentes permaneçam atentos aos e-mails, pois o canal será utilizado para notificar sobre a confirmação de recebimento e eventuais apontamentos necessários, demonstrando a dedicação em finalizar esta etapa com a devida lisura. Os resultados da aprovação serão divulgados em Diário Oficial.
