Sumaré Avança: Audiência Pública Finaliza Debate do Plano Diretor de Turismo

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Sumaré realizou, nesta quarta-feira (26), a Audiência Pública para a apresentação e debate final do Plano Diretor de Turismo do município. O evento representa a fase de conclusão do instrumento de gestão que irá nortear as políticas públicas e ações estratégicas da pasta para os próximos anos. A atividade reuniu a secretária de Cultura e Turismo, Cecília Teixeira, membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), representantes do Poder Legislativo e membros da sociedade civil, garantindo o caráter democrático e participativo do documento. Cidadãos que não puderam comparecer acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube.

O Plano Diretor de Turismo é considerado um passo de valor inestimável para a cidade, estabelecendo uma base sólida para o crescimento do setor. Sua estrutura está assentada em três pilares fundamentais: a Organização, que define prioridades e projetos estratégicos; a Qualificação, que estabelece bases para a melhoria de serviços, infraestrutura e capacitação de mão de obra; e, principalmente, a Legitimidade, conferindo a segurança jurídica necessária para que Sumaré possa pleitear recursos junto a órgãos federais e estaduais, como o Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo e Viagens de SP.

Em sua fala de abertura, a secretária Cecília Teixeira reforçou o valor da iniciativa para o futuro da cidade. “Hoje é um dia muito especial e muito importante para a nossa cidade. A aprovação do Plano Diretor, bem como a já inclusão do município no SISMAPA (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro), são ações que permitirão construir projetos e buscar recursos para investir na nossa cidade e garantir o desenvolvimento econômico e social do turismo,” afirmou, destacando o comprometimento de toda a equipe e dos parceiros envolvidos na missão.

O debate com a sociedade civil teve um papel ativo e crucial, resultando em sugestões relevantes que serão incorporadas ao texto final, focadas em qualificação e infraestrutura. Entre os pedidos apresentados, destacam-se a inclusão de guias de turismo no município, a criação de uma página de turismo com um calendário oficial da cidade, a qualificação de guias e eventos para aprimorar a experiência do turista, e a inclusão de diretrizes de acessibilidade e sustentabilidade nos eventos. O documento também deverá incorporar os os atrativos culturais e naturais de Sumaré.

Com a aprovação do planejamento, a expectativa é colher frutos que representam um retorno direto para a cidade, manifestando-se em desenvolvimento econômico (atração de novos investimentos e geração de emprego e renda), fortalecimento do pertencimento da população e aumento da visibilidade, posicionando Sumaré como um destino relevante na Região Bem Viver. O Plano Diretor de Turismo de Sumaré, após finalização das adequações decorrentes das sugestões apresentadas, será encaminhado ao Legislativo Municipal (Câmara) para a devida apreciação, votação e aprovação final.