Conselho Municipal de Cultura Define Eixos Temáticos para Conferência e Fortalece Participação Social

O Conselho Municipal de Cultura realizou, nesta segunda-feira(01), reunião ordinária na Câmara Municipal para definir os eixos temáticos que nortearão a Conferência Municipal de Cultura 2025. Os temas foram escolhidos por meio de votação aberta à sociedade civil, garantindo a participação social no planejamento cultural da cidade.

Três eixos obtiveram a maior votação e serão os pilares de discussão e elaboração de propostas na pré-conferência e conferência. São eles:

  • Plano Municipal de Cultura (54,2% dos votos)
  • Cultura, Educação e Informação (41,7% dos votos)
  • Democratização do Acesso e Participação Social (41,7% dos votos)

Agenda e Participação

A Pré-Conferência, que elaborará o documento base das propostas, acontecerá de forma remota nesta quarta-feira (03), às 19h.

Já a Conferência Municipal de Cultura será realizada de forma presencial no próximo sábado(06), das 08h às 13h, no Anfiteatro da Faculdade Anhanguera.

Os participantes poderão se credenciar como Delegados (com direito a voto e fala) ou Convidados (com direito a voz). As inscrições prévias, preferencialmente on-line, e as regras detalhadas de credenciamento e candidatura a Conselheiro (residência mínima de um ano e portfólio cultural de dois anos) estão disponíveis no canal oficial da pasta (instagram @culturasumare).

Para a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Cecília Teixeira, a definição dos eixos reflete as prioridades da comunidade e fortalece o papel do Conselho.

“A participação da sociedade civil na escolha destes eixos demonstra o compromisso de Sumaré com a construção de políticas culturais de base. O ‘Plano Municipal de Cultura’, a ‘Cultura, Educação e Informação’, e a ‘Democratização do Acesso’ são temas vitais que guiarão o desenvolvimento cultural e turístico da nossa cidade nos próximos anos. Convidamos toda a população a se inscrever e participar ativamente tanto da pré-conferência online quanto do evento presencial no sábado. É a oportunidade de voz e voto para definir o futuro cultural de Sumaré.”