Nossa Cidade
Vacinação contra Gripe em Sumaré atinge 43% do público alvo
O primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – o chamado “Dia D” contra a gripe – foi um sucesso na cidade de Sumaré. No balanço parcial divulgado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, contabilizado até as 15 horas do dia 30 de abril, haviam sido vacinadas 18.585 pessoas, sendo 7.713 crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, 945 gestantes , 229 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 871 trabalhadores de Saúde e 8.827 idosos. No sábado, foram mobilizadas as equipes de 23 Unidades de Saúde da Rede Municipal de Saúde.
Segundo a secretária Fauzia Raiza, a população compareceu em peso já no primeiro dia, que “superou as expectativas” na cidade.
“Atingimos, já no primeiro dia, um índice de 43,1% do público alvo, sendo que o esperado era aproximadamente 30%. Isso mostra que a população está atenta aos cuidados com a doença e, acima de tudo, se prevenindo. Vamos continuar monitorando a cobertura vacinal, atendendo sempre as diretrizes nacionais que estabeleceram quais são os grupos prioritários e garantindo o acesso desta população aos postos de vacinação com organização e respeito aos usuários da Rede”, comentou Fauzia.
Já a partir do dia 9 de maio, a vacina será aplicada também em pacientes reclusos e em pessoas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A campanha termina no dia 20 de maio.
CRONOGRAMA
O cronograma de vacinação por grupos de risco foi estipulado pela Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Programa Estadual de Imunizações. Até o momento, Sumaré possui um caso de H1N1 confirmado, e 56 aguardando resultado – entre eles, um óbito suspeito.
No caso de Sumaré, segundo o Ministério, o público alvo é de estimadas 54.670 pessoas. A meta é vacinar aproximadamente 43.736 pessoas na cidade, o que corresponde a 80% de cobertura vacinal mínima, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em 2015, a cobertura vacinal atingida ao final da campanha foi a de 94,4% (40.642 vacinados).
Para receber a dose, basta se dirigir a uma das 20 Unidades de Saúde que fazem parte da Campanha e apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação e fazer parte de um dos grupos de risco, conforme o calendário explicado acima. A imunização é necessária para que o corpo produza anticorpos contra a doença, reduzindo, assim, as chances de contrair o vírus.
PREVENÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma série de ações simples que você pode fazer no dia a dia para se proteger do contágio pelo vírus da gripe H1N1. Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os causados pelos vírus de outras gripes comuns, porém ela requer atenção especial às pessoas que apresentarem febre alta repentina (acima de 38º, 39º), dor muscular, dor de cabeça, dores na garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Além da vacina, uma série de ações cotidianas podem diminuir as chances de contrair a doença, como de lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes, não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo, não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal, evitar viagens para lugares onde haja muitos casos da doença e procurar assistência médica em caso de sintomas.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca ainda a importância de evitar a automedicação, já que o uso dos remédios sem orientação médica pode ser prejudicial.
POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA:
A Campanha de Vacinação contra Influenza possui postos de vacinação, em 20 Unidades de Saúde do Município.
1 – USF Cruzeiro: Rua Três, nº 311, Chácaras Estrela Dalva
2 – CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Jardim São Francisco de Assis
3 – USF Picerno: Rua da Saúde, s/nº, Jardim Picerno
4 – UBS Dall’Orto: Rua Piracanjuba, nº 95, Jardim Dall’Orto
5 – UBS Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações
6 – USF Santa Clara: Rua Benedito Teodoro Mendes, nº 26, Jardim Santa Clara
7 – USF Parque Emília: Avenida Rebouças, nº 120, Parque Emília
8 – USF Lucélia: Rua Estados Unidos, s/nº, Jardim Lucélia
9 – USF Salerno: Rua 12, nº 666, Parque Itália
10 – USF São Judas: Rua Circular, s/nº, Jardim São Judas Tadeu
11 – UBS Paraíso: Rua Expedito Vieira Damaceno, nº 50, Jardim Paraíso
12 – USF Vasconcelos: Rua João de Vasconcellos, nº 777, Parque João de Vasconcellos
13 – USF Virgínio Basso: Rua João Gilberto Bueno, nº 176, Jardim Virgínio Basso
14 – USF Maria Antônia: Rua Osvaldo Vacari, nº 685, Jardim Maria Antonia
15 – UBS Denadai: Rua Luciano Ramos Ayala, nº 553, Jardim Denadai
16 – UBS Matão: Rua Emílio Bosco, nº 825, Jardim Lúcia
17 – Centro de Saúde II: Rua Antônio do Vale Mello, nº 1.510, Centro
18 – USF Angelo Tomazin: Rua 03, nº 361, Jardim Viel
19 – USF Bandeirantes: Rua Josias Macedo Neves (antiga Rua 14), nº 15, Jardim Bandeirantes
20 – USF Vila Yolanda: Rua Virgílio Viel, nº 2, Jardim Dall’Orto