Nossa Cidade
Inscrições para curso de Assistente Administrativo em Sumaré
A partir do próximo dia 10 de novembro, os jovens sumareenses com idade entre 15 e 16 anos interessados em se especializar como Assistentes Administrativos e já serem inseridos no mercado de trabalho poderão aproveitar o período de inscrições para concorrer a uma vaga das 20 vagas do Programa Jovem Aprendiz. O curso é oferecido pela Casa Brasil de Sumaré, mantida pela Prefeitura, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Os jovens inscritos passarão por processo seletivo. Se aprovado, o jovem passa a frequentar as aulas teóricas do curso (com metodologia do Senai) no período da manhã, na sede da Casa Brasil, e aulas práticas através de estágios em empresas parceiras, no período da tarde.
Instituído por Lei Federal, o Jovem Aprendiz prevê bolsa aos participantes no valor de um salário mínimo. Mas, para manter a sua vaga, o aluno precisa marcar presença também no Ensino Regular, no período noturno.
Segunda a coordenadora da Casa Brasil, Cláudia do Prado Maurício, o objetivo do programa “é o de incluir o jovem na sociedade, além de promover a formação profissional, gerando uma oportunidade de a empresa contratá-lo efetivamente, caso gostar do seu desempenho durante o estágio, ou prepará-lo para uma nova oportunidade”.
O programa terá início em janeiro de 2015 e todos os alunos que concluírem o período da capacitação receberão certificados de conclusão de curso.
As inscrições gratuitas acontecem de 10 a 25 de novembro e devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, na Casa Brasil. É necessário apresentar cópia do Documento de Identidade (RG) e CPF, além do comprovante de residência em Sumaré. A Casa Brasil fica na Rua Ipiranga, nº 316, no Centro. Mais informações aos adolescentes interessados podem ser obtidas no número (19) 3903-1167.
CASA BRASIL
A Casa Brasil sumareense foi inaugurada em 2006, numa parceria com o Governo Federal. Mas, hoje, ela é totalmente mantida pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e promove também cursos para funcionários dentro de empresas.
O local é dotado de computadores para projetos de inclusão digital, espaço multimídia e salas de aulas, que na verdade tornam-se laboratórios de prática das profissões, como é o caso do salão de cabeleireira. O projeto disponibiliza, ainda, espaço com quatro equipamentos conectados na internet para o uso gratuito da população.