Elas ganharam presentes, se divertiram em vários brinquedos e receberam a visita do Papai Noel
Um dia diferente, com direito a presentes, Papai Noel, brinquedos, diversão e principalmente muito carinho. Foi assim a sexta-feira de 85 crianças atendidas pela Apas-Campinas (Associação Presbiteriana de Ação Social), que passaram o dia na Escola Integrada Educativa de Sumaré.
A iniciativa faz parte do projeto Educativa Solidária, desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio. Os estudantes organizaram uma grande festa e proporcionaram uma experiência única para as crianças – todas em situação de vulnerabilidade social. “Este dia está sendo muito importante porque as crianças estão vivendo uma realidade completamente diferente do dia a dia delas”, comentou Reilane Lima.
Pela manhã, as crianças participaram de uma apresentação musical junto com os estudantes. Para a surpresa dos alunos, muitos pais acompanharam as atividades. A integração entre as crianças da Apas-Campinas e os alunos da Educativa emocionaram pais, professores e colaboradores.
Depois da dinâmica musical, as crianças se divertiram nos brinquedos montados especialmente para elas. Almoçaram, lancharam e à tarde retornaram à Campinas. O aluguel dos brinquedos, os presentes, lanches e refrigerantes foram pagos com o dinheiro que o projeto Educativa Solidária arrecadou durante o ano.
“Os alunos abraçaram e se envolveram com o projeto de uma maneira que não esperávamos. Estamos muito felizes com o resultado”, comentou Ednalva Correia, professora e coordenadora do Educativa Solidária.
Os estudantes também comemoram o sucesso da iniciativa. Dizem que após conhecer a realidade das entidades, e de quem depende delas, passaram a enxergar a vida de uma maneira diferente. Rafael Couto, 17 anos, tem diabetes, e conta que a experiência solidária o fez encarar a doença de uma maneira mais forte. “Antes eu achava que o meu problema era o fim do mundo. Mas conhecendo estas pessoas vejo que há situações bem mais complicadas e isto me faz sentir mais forte”, diz.
A aluna Barbara Barbosa, 15 anos, afirma que sempre teve vontade de fazer um trabalho solidário. “Com o Educativa Solidária realizei meu sonho. Me sinto muito feliz”, afirma.
Educativa Solidária
O projeto Educativa Solidária é uma iniciativa que estimula a solidariedade e o voluntariado dentro e fora da sala de aula. O projeto é desenvolvido entre os estudantes do Ensino Médio. Os alunos visitam diferentes entidades filantrópicas da região. Durante os encontros, levam doações e promovem atividades artísticas, culturais e esportivas.
