Nossa Cidade
Sumaré irá instalar 450 novas lixeiras/papeleiras
A Prefeitura de Sumaré recebeu nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, um grande reforço para a coleta pública de materiais recicláveis no município. Por meio do Consimares (Consórcio Intermunicipal do Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), a cidade conquistou 450 novas lixeiras/papeleiras.
As unidades são fabricadas em polietileno de alta densidade (resina com grande resistência a impactos), com capacidade de 50 litros e carga de 16 quilos, na cor verde. Além de Sumaré, os outros sete municípios que integram o Consimares também foram contemplados, num total aproximado de 2 mil novas lixeiras públicas. Todas foram adquiridas com recursos do consórcio, por meio de Pregão Presencial do tipo “menor preço único”.
De acordo com o superintendente do Consimares, o sumareense Valdemir Ravagnani, a necessidade de aquisição destas lixeiras/papeleiras foi identificada durante as reuniões de rotina com os prefeitos e técnicos das cidades que fazem parte do consórcio (cuja sede fica em Nova Odessa).
LOCAIS
Agora, cada município fará o levantamento dos endereços públicos onde há mais necessidade de instalação das novas lixeiras. “Em Sumaré, nós conseguiremos fazer uma boa distribuição destas unidades, em todas as regiões, em ruas e avenidas que apresentam carência deste tipo de lixeiras. O levantamento dos pontos está sendo realizado pela Administração Municipal e a fixação das lixeiras começará em breve”, adiantou o secretário municipal de Serviços Públicos, Carlinhos Barijan.
“Com novas lixeiras nas ruas, a população sumareense poderá colaborar ainda mais com a manutenção da Limpeza Pública em nossa cidade, destinando o material reciclável, como papel e latinhas, no local correto, e não jogando nas vias e áreas verdes públicas, o que prejudica o meio ambiente e facilita a ocorrência de enchentes. Desta forma, estaremos colaborando também para um meio ambiente local mais saudável e agradável para todos”, lembrou o secretário de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré, Moisés Paschoalin.
Segundo eles, o material reciclável recolhido nas novas (e atuais) lixeiras deverá ser destinado, em breve, ao projeto piloto de Coleta Seletiva a ser criado pela Prefeitura na Área Cura, que incluirá a formação de Cooperativa de Separação agregando os catadores/recicladores autônomos da cidade.
O Consimares é formado por oito municípios: Sumaré, Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Capivari e Elias Fausto. Para mais informações, acesse www.consimares.com.br.