Saúde de Sumaré orienta sobre a vacinação contra a febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré esclarece que, conforme orientações do Ministério da Saúde, o município disponibiliza a vacina contra a febre amarela para todas as pessoas que vão viajar para regiões com recomendação para a vacinação (a lista completa dos municípios pode ser conferida em http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/novembro/19/Lista-de-Municipios-ACRV-Febre-Amarela-Set-2015.pdf Os funcionários dos postos de vacinação de Sumaré também estão aptos para fornecer esta e outras informações a respeito do assunto).

“Em Sumaré não há registro de casos suspeitos ou confirmados de febre amarela em humanos e nem em primatas e, portanto, a cidade não é classificada como área endêmica. Não há exigência de vacinação de rotina e obrigatória, a menos que o morador vá se deslocar para áreas de risco onde existam casos confirmados de infecção pela doença”, explicou a diretora de Saúde Coletiva da Prefeitura de Sumaré, Adriana Medeiros.

O mosquito existente na região, o Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, pode transmitir a febre amarela urbana, porém, não há casos de transmissão no município. “No entanto, é imprescindível eliminar todos os focos do mosquito para evitar que estes se contaminem com o vírus da Febre Amarela, possibilitando manter o controle sanitário no município”, completou Adriana.

A vacinação é uma medida eficaz para evitar a infecção, entretanto, é necessário que seja realizada antecipadamente, no mínimo 10 dias antes da viagem, com apresentação da carteira de vacinação. A vacina está indicada a partir dos 9 meses de idade para moradores de áreas endêmicas e/ou para pessoas que vão se deslocar para regiões de risco de transmissão da doença no território nacional e internacional. A vacina está contraindicada para gestantes e pessoas com HIV (com exceção se houver alto risco de exposição).

Em Sumaré, a vacina está disponível, gratuitamente, na Rede de Saúde pública municipal, conforme liberação da Secretaria Estadual de Saúde:

 

LOCAIS DIAS HORÁRIOS
UBS Matão

Rua Papa São Leão Magnun, nº 15 Chácara Novo Horizonte

Segunda-feira 8h às 15h
Centro de Saúde II

Rua Antônio do Vale Mello, nº 1510, Centro

Terça-feira 8h às 15h
PSF Maria Antônia

Rua Oswaldo Cacari, nº 636

Jardim Maria Antônia

Quarta-feira 8h as 15h
PACS DENADAI

Rua Luciano Ramos Ayala, nº 553

Jardim Denadai

Quinta-feira 8h às 15h
PACS Picerno

Rua da Saúde, s/nº

Jardim Picerno

Sexta-feira 8h às 15h