Prefeitura de Sumaré realiza Plantão Psicológico em celebração ao Setembro Amarelo

Sumaré, 28 de setembro de 2017

 

Em alusão ao Setembro Amarelo – Mês da Prevenção do Suicídio – a Prefeitura de Sumaré, por meio da Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini, realizará no sábado, dia 30, o Plantão Psicológico “A prevenção começa quando o silêncio é rompido”. O evento será nas dependências da escola, na Rua Geraldo de Souza, n° 157/221, Jardim Carlos Basso, das 9 às 12 horas. A entrada é livre e é preciso levar um quilo de alimento.

Durante o encontro, haverá palestras de prevenção do suicídio, depressão na adolescência (exclusiva para os pais), uso de drogas, depressão LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), depressão em professores, rodadas de conversas com psicólogos, além de um debate sobre a série de televisão e livro “As 13 Razões” e o jogo Baleia Azul, e uma aula de zumba.

De acordo com a direção da unidade escolar, essas atividades ocorrem por meio de uma parceria da escola com psicólogos da cidade, focando na melhoria da qualidade de ensino e bem-estar social.

“É nosso dever como pais e educadores orientar nossos filhos e alunos sobre todos os problemas que encontramos na vida e quais as maneiras corretas de lidar com eles. Levar esse tipo de conversa com especialistas em uma escola que tem muitos adolescentes e jovens é de extrema importância para a educação e conscientização dos estudantes, além de munir os pais e a comunidade de informações para tratar do tema”, explicou a secretária de Educação, Mirela Cia Medeiros.

“É preciso orientar a população e, para isso, é necessário abrir canais de conversa sobre o assunto para que, assim, possamos identificar quem está em sofrimento e precisa de cuidado nesse sentido. Conversar é a melhor solução e contribui de forma positiva para mostrar que assuntos como este tornam-se fundamentais quando falamos e ouvimos sobre a importância do viver”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

 

SETEMBRO AMARELO

O dia 10 de setembro é reconhecido como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por isso, no mês de setembro é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, que ocorre desde 2015 e tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade dessa questão, no país e no mundo.

 De acordo com o site oficial do Setembro Amarelo, o suicídio é um problema de saúde pública, pois, atualmente são 32 vítimas por dia somente no Brasil, esse dado é superior às vítimas de doenças como AIDS e alguns tipos de câncer.