Escola Municipal Nilza Thomazin, no Matão, recebe projeto ambiental em parceria com a ginasta Daiane dos Santos

 

Sumaré, 23 de outubro de 2017

 

A EMEF Profª Nilza Thomazin, no Matão, recebeu hoje, dia 23, junto ao prefeito Luiz Dalben, a ginasta e campeã olímpica Daiane dos Santos, no lançamento do projeto “Águas na Escola – Gotas do Futuro”, promovido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Prefeitura de Sumaré. No total, 260 alunos dos 4ºs e 5ºs anos e professores receberam palestras recreativas e atividades lúdicas sobre temas de sustentabilidade e meio ambiente, como uso racional da água, reciclagem e cuidados com o mosquito Aedes aegypti. Foram feitos jograis, teatros, musicais e até a representação da limpeza de um rio, sempre com a participação dos alunos.

O prefeito Luiz Dalben acompanhou as atividades na parte da tarde. “Sumaré é pioneira na região em receber o projeto ‘Águas na Escola – Gotas do Futuro’, que, com certeza, vai agregar muito às nossas crianças e a toda a comunidade escolar. A educação ambiental está entre as prioridades do nosso governo, dentro das atividades da Agenda 21 Local, que visa promover a sustentabilidade em Sumaré. É uma honra receber a Daiane dos Santos para conversar com os nossos alunos sobre temas tão importantes. Ela é exemplo não apenas como atleta, mas também como defensora das causas socioambientais”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

A atleta é embaixadora do Instituto Trata Brasil há dez anos. “Identificamos essa necessidade de levar os temas saneamento básico e sustentabilidade para as escolas de uma maneira lúdica e que envolvesse a participação dos pequenos. Nosso objetivo é levar a primeira gotinha de conhecimento para os alunos, que podem conhecer como o saneamento básico é importante e gera dignidade e qualidade de vida para as pessoas, além de desenvolver o tema com os familiares a amigos”, explicou Daiane dos Santos.

Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25, o projeto segue para as escolas municipais Profª Anália de Oliveira Nascimento (Jardim Bom Retiro/Área Cura), Antônio Palioto (Parque Emília/Centro) e André Denadai (Jardim Santa Carolina/Dall’Orto). Ao todo, serão atendidos 1.276 alunos de 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental.

 “Água na Escola – Gotas do Futuro” foi lançado este ano pelo Instituto Trata Brasil em escolas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto objetiva conscientizar alunos, pais, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e de reivindicarem as redes para coleta e tratamento dos esgotos.*

 

­*Com informações do Instituto Trata Brasil.