Sumaré, 25 de outubro de 2017
Uma parceria inédita entre a Prefeitura de Sumaré e o Rotary Club de Sumaré-Ação transformou as escolas municipais da cidade em pontos de coleta de pilhas, baterias e lacres de latinhas. A iniciativa visa proteger o meio ambiente e, consequentemente a saúde pública, por meio do descarte correto das pilhas e baterias. Além disso, os lacres arrecadados serão trocados por cadeiras de rodas, que posteriormente devem estar disponíveis à comunidade.
As unidades escolares já receberam os coletores, além do Paço Municipal, Centro Administrativo de Nova Veneza e Câmara de Vereadores. Todos estão padronizados com a logomarca do Rotary Clube de Sumaré-Ação e da Prefeitura. Qualquer morador pode procurar o local mais próximo de residência e realizar o descarte correto dos materiais.
“Todo ano rotário, que vai de julho de um ano a junho do ano seguinte, os Rotarys de todo o mundo realizam projetos em prol das comunidades. Este ano, no Brasil, entre outros projetos ambientais, estamos realizando a coleta destes materiais, promovendo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. A recolha prosseguirá até abril de 2018 e as pilhas e baterias serão destinadas a uma empresa credenciada, que fará o descarte correto. Já com relação aos lacres, a cada 80 quilos de alumínio, conseguimos trocar por uma cadeira de rodas. Para chegar a este peso, são cerca de 127 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres. Convidamos toda a população a participar deste projeto ambiental e solidário”, explicou a diretora de projetos humanitários do Rotary Club Sumaré-Ação, Elisangela Ferreira.
Na Prefeitura, a ação integra as secretarias municipais de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Educação. Dentro das escolas, os professores estão encarregados de trabalhar com a conscientização e mobilização dos alunos, para que eles divulguem aos familiares sobre os pontos de coleta.
“Esta parceria com o Rotary Club de Sumaré-Ação vem em boa hora, de encontro ao trabalho que já estamos desenvolvendo na cidade de conscientização com relação ao descarte correto de resíduos e preservação do meio ambiente. As pilhas e baterias não podem ser descartadas junto ao lixo comum, precisam de uma destinação específica para não contaminar o solo e a água. Convidamos nossos moradores a participar desta iniciativa e levar os materiais nos pontos de descarte, protegendo o meio em que vivemos. Além disso, a arrecadação de lacres também é um gesto de solidariedade com aqueles que mais precisam”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.
Em breve, os pontos de coleta serão ampliados para outros prédios públicos. Além disso, comerciantes ou outros interessados em receber os coletores e participar do projeto, podem procurar o Rotary Sumaré-Ação, por meio da diretora Elisangela. O telefone é (19) 9 8348-7925. A devolução dos coletores cheios deverá ocorrer até abril de 2018 ao clube de serviços, que providenciará a destinação adequada do material.
DESCARTE CORRETO
As pilhas e baterias, quando descartadas de forma incorreta, contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando a fauna, a flora e até mesmo a saúde do homem, por meio da cadeia alimentar. Elas possuem substâncias tóxicas como o mercúrio, cádmio e chumbo, que podem afetar o sistema nervoso central, fígado e rins.
A Resolução nº 257/1999 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) proíbe o lançamento de pilhas e baterias usadas a céu aberto ou em terrenos baldios, córregos, rios, praias, poços, áreas sujeitas a inundação, entre outros; e a queima destes materiais a céu aberto ou em recipientes/equipamentos não destinados para este fim. Após o esgotamento energético, as pilhas e baterias devem ser “entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado”, diz ainda a resolução.
“Considerando o que estabelece o CONAMA, esta iniciativa junto ao Rotary Club de Sumaré-Ação vem não apenas para auxiliar o meio ambiente e a saúde pública, mas também para facilitar aos moradores, que não vão precisar voltar ao estabelecimento onde as pilhas foram compradas – poderão entregá-las em um ponto de coleta mais próximo”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Eder Ruzza.
Confira neste link o ponto de coleta mais próximo de sua residência: https://drive.google.com/open?id=1MBJXI8vNnJtENqVexaJ9_OOR-RY&usp=sharing.
