Caminhões de lixo são autuados por derramamento de chorume na região do Jardim Dall’Orto

 

Sumaré, 06 de novembro de 2017

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está intensificando a fiscalização contra o derramamento de chorume nas ruas de Sumaré, principalmente na região do Jardim Dall’Orto. Nesta segunda-feira, dia 6, fiscais autuaram – em apenas uma hora – dez caminhões de lixo que passavam pela Avenida Orlando Vedovello, via que é utilizada por veículos que transportam resíduos de toda a região até a empresa Estre Ambiental, em Paulínia. O trabalho seguirá de forma contínua e sistemática, em dias, horários e locais alternados.

“Esta fiscalização visa servir como fator de inibição para os caminhões que derramam chorume na região do Jardim Dall’Orto. Além do mau cheiro, o chorume também gera riscos à saúde – atraindo insetos que são transmissores de doenças –, afeta a qualidade de vida dos nossos moradores e polui o meio ambiente. Quando chove, esses poluentes são carregados das ruas até os córregos, prejudicando a fauna e a flora. A sustentabilidade é um dos pilares da nossa administração e esta operação visa conscientizar os motoristas e as empresas para que adotem providências e cumpram com suas responsabilidades”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

A fiscalização nesta manhã contou com o apoio da Guarda Municipal e foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Henrique Stein, e também pelo vereador Dudu Lima. “O objetivo é cuidar da nossa cidade e, assim, garantir mais qualidade de vida à população. A Lei Municipal 5.793/2015 trata de infrações ambientais e prevê multa de R$ 3.000 para quem transportar lixo, resíduos ou produtos perigosos derramando-os nas vias públicas, podendo chegar até a R$ 9.000 em casos de reincidência”, explicou Henrique.

O vereador Dudu Lima lembrou que este é um problema antigo da região e que a intensificação na fiscalização vem atender aos anseios dos moradores. “O tráfego de caminhões de lixo é muito grande na região, dia e noite, e muitos deles circulam sem qualquer manutenção, atrapalhando muito a vida da população e o meio ambiente. Agradecemos ao empenho do prefeito Luiz Dalben e do vice Henrique, trabalhando firmemente para que as leis sejam cumpridas”, falou Dudu.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as operações serão realizadas também no período noturno e aos fins semana.