Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré demoli moradias irregulares para evitar novas invasões

Publicado

em

A Prefeitura de Sumaré iniciou nesta semana a demolição de mais 260 moradias construídas irregularmente em ocupações situadas em bairros como Virgílio Basso, Picerno 1 e 2, Vila Rebouças e Jardim Bela Vista. As famílias que viviam nestes locais estão sendo realocadas pela Prefeitura de Sumaré no Condomínio Águas de Lindoia, em Nova Veneza, através do programa oficial de Habitação.

Seguindo as regras do programa, as demolições dos antigos casebres são feitas assim que a família é retirada para o novo apartamento, para evitar que haja novas ocupações nestes locais – normalmente, áreas verdes, de risco e, muitas vezes, insalubres. A previsão é que esta etapa do trabalho de limpeza das antigas ocupações irregulares seja finalizado ainda em janeiro.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação, envolve também a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que realiza as demolições, além do apoio técnico da Defesa Civil e da Guarda Municipal. Os beneficiários pelo programa, que foram para apartamentos populares, fazem parte da “demanda indicada” pela pasta e são, geralmente, provenientes de ocupações irregulares e de risco ou, em alguns casos, de áreas alvo de ações civis públicas.

Segundo a secretária de Habitação, Geralda Magalhães, “o trabalho de demolição, mudança e entrega das chaves no condomínio é articulado com as demais secretarias envolvidas”.

“As famílias passam por um impacto social significativo e isto é trabalhado antes, durante e depois das realocações. Todo o período das mudanças e demolições é bastante corrido, mas é gratificante. É muito bom observar as pessoas felizes por estarem saindo de um local que há tempos vem sofrendo com problemas de enchentes, desmoronamentos e insalubridade para um local que não sofrerão mais estes problemas e, sobretudo, para onde serão os proprietários”, finalizou Geralda Magalhães.

Publicidade

O Condomínio Águas de Lindoia, que já está recebendo as primeiras famílias, faz parte do Loteamento Jardim das Águas que possui, no total, 1.500 apartamentos divididos em diversos condomínios. As unidades habitacionais possuem 48 m² e são destinadas às famílias indicadas pela Secretaria Municipal de Habitação, oriundas majoritariamente de ocupações de áreas públicas de risco e com renda mensal de até R$ 1,6 mil (a chamada “faixa 1” definida pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”).

OUTRAS DEMOLIÇÕES

No fim do ano passado, a Prefeitura de Sumaré já havia realizado trabalho semelhante com a mudança de 320 famílias para o “Condomínio Serra Negra”, na Região do Matão. Na ocasião, foi preciso realizar a demolição de aproximadamente 152 moradias, que foram construídas irregularmente. Neste trabalho, foram demolidas moradias precárias na região de Nova Veneza, Parque Franchescini, Jardim Alvorada e em bairros da Região do Matão.

1.660 FAMÍLIAS

Após a finalização das demolições necessárias para viabilizar a mudança das 260 famílias para o Condomínio Águas de Lindoia, a Prefeitura de Sumaré vai contabilizar em torno de 1.660 famílias retiradas de áreas ocupadas irregularmente no município desde o início de 2013. A maioria delas já se encontra instalada em apartamentos construídos em conjuntos residenciais viabilizados pela Prefeitura de Sumaré, em parceria com os programas “Minha Casa, Minha Vida” (federal) e “Casa Paulista” (estadual). Da mesma forma, número quase igual de casebres em ocupações irregulares já foi eliminado pela Prefeitura.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook