Connect with us

Nossa Cidade

A importância da capacitação da mão de obra sumareense

Publicado

em

grauTecnico

Sumaré, uma das maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas, com quase 300 mil habitantes, completa 154 anos no próximo dia 26 de julho. A cidade também é uma das mais industrializadas, contando com grandes empresas multinacionais como Honda, Coca-Cola e PPG. Esse movimento de atração de indústrias vem desde meados do século passado, quando a 3M, em 1943, se instalou na cidade.

Atualmente, essas empresas e dezenas de outras, nacionais e estrangeiras, geram uma demanda enorme por mão de obra especializada. Suprir essa necessidade no próprio município não é fácil, e as empresas e instituições acabam “importando” mão de obra das cidades vizinhas. Uma solução para que os empregos gerados sejam ocupados por moradores da própria cidade é a disponibilização de centros de educação e especialização, como escolas técnicas e profissionalizantes.

A especialização dos jovens em diversas áreas se reverte em grandes benefícios para o próprio município, tanto no aspecto social, na formação do cidadão, quanto no econômico, já que a renda per-capita aumenta, impactando positivamente no consumo local. Além disso, o interesse de novas empresas em se instalar na cidade aumenta, sendo mais um aspecto positivo a ser considerado, fora a localização geográfica estratégica entre as duas maiores rodovias do estado e a proximidade do aeroporto internacional de Viracopos.

Além do setor industrial, o setor de saúde mostra um aumento importante nos últimos anos na cidade. Uma das razões é a presença do Hospital Estadual, localizado na cidade e administrado pela Unicamp. Esse hospital é de referência, responsável pelo atendimento da demanda não só do município, mas de toda a região, gerando grande demanda de profissionais.

Outro motivo para esse crescimento na área de saúde foi a pandemia do coronavírus. A demanda por profissionais para atuar na linha de frente aumentou consideravelmente, despertando interesse até em pessoas de outras áreas, que resolveram migrar para o setor de saúde. O recente aumento no piso salarial da categoria de enfermagem também se tornou um atrativo, já que poderá ocasionar um aumento nas demais funções auxiliares também.

Publicidade

A capacitação da força de trabalho de sua população é um bom caminho para que Sumaré ofereça, além das condições ideais para instalação das empresas, mão de obra qualificada para que essas empresas permaneçam na cidade, gerando empregos e ainda mais prosperidade para o município.

Mariana Ferreira Martins Garcia é gestora da unidade Sumaré da rede de ensino Grau Técnico

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook