Connect with us

Nossa Cidade

Abaixo-assinado com 28 mil assinaturas pró-viaduto

Publicado

em

A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, entregou na tarde desta quinta-feira, 11 de dezembro, ao secretário adjunto da Cultura do Estado de São Paulo, Sergio Tiezzi, os primeiros 13 volumes encadernados com as folhas originais do abaixo-assinado pró-viaduto Centro/Nova Veneza, contendo quase 28 mil assinaturas. O material foi encabeçado por um ofício da própria prefeita, ressaltando os motivos que levam a cidade a desejar e defender o projeto, fruto de um pedido da própria Cristina ao governador Geraldo Alckmin e desenvolvido pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A campanha ganhou o nome de “Viaduto: Eu Quero!”.

abaixo-assinado

Publicidade

A prefeita foi acompanhada pelos presidentes da Associação Pró-Memória, Roberto Cordenonsi, e do Condephaea (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Etnológico e Ambiental de Sumaré), Carlos Henrique Nascimento – ambos órgãos municipais favoráveis ao viaduto na Avenida José Mancini.

“Este é o número de pessoas que aderiram espontaneamente, apenas nos primeiros cinco dias de coleta, ao abaixo-assinado deflagrado no último dia 6 de dezembro de 2014 junto à nossa comunidade. As folhas deste abaixo-assinado foram subscritas por moradores de todos os bairros, de todas as regiões da cidade, demonstrando que este é um desejo unânime e universal do nosso povo”, afirmou a prefeita.

Além das exatas 27.935 manifestações favoráveis recebidas por escrito até as 11 horas desta quinta no Gabinete (já descontando as assinaturas que não foram acompanhadas pelo número do RG do cidadão), também compuseram a documentação levada à capital outros 20 ofícios de apoio à causa, recebidos de diversas entidades assistenciais, clubes de serviços e associações de classe – incluindo o Conselho Municipal de Saúde, Condephaea, Câmara Municipal de Vereadores (Moção nº 202/2014) e Associação Pró-Memória, entre outras.

“Tais ofícios demonstram a pluralidade do apelo aqui contido, e trazem fortes argumentos a favor da aprovação do projeto – dos quais destacamos os dos órgãos da preservação da nossa História e do Conselho Municipal de Saúde. No caso específico da Saúde Pública, cabe ressaltar que nossa única UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24h fica de um lado destas barreiras naturais (linha férrea e Ribeirão Quilombo), sujeitando o próprio socorro médico prestado por ambulâncias e viaturas de resgate aos congestionamentos neste único acesso à Região Central e elevando o tempo-resposta de socorro médico, o que pode, em última análise, custar vidas humanas”, ressaltou Cristina Carrara no documento.

O novo viaduto Centro/Nova Veneza, em Sumaré/SP, que vai ligar a Avenida José Mancini à Avenida da Amizade, passando ao lado da tombada Subestação de Energia Elétrica que servia à antiga Estação Ferroviária de Rebouças, por sobre a linha férrea da extinta FEPASA e por sobre o Ribeirão Quilombo. O pedido de transposição da Subestação, um bem tombado no âmbito estadual ano passado, foi rejeitado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em novembro, mas a EMTU apresentou um recurso à Secretaria da Cultura.

A CAMPANHA

A campanha “Viaduto: Eu Quero!” visa demonstrar aos órgãos estaduais do patrimônio histórico que a cidade precisa e quer a construção do novo viaduto. A proposta da EMTU visa desafogar o trânsito na “entrada” da cidade, congestionado por causa das duas “barreiras naturais” que existem neste acesso – a linha do trem e o Ribeirão Quilombo. A proposta da empresa estadual inclui também a revitalização da área tombada da Subestação, e sua utilização como área de Lazer e Cultura. Em 2013, em atendimento a um pedido da prefeita Cristina Carrara, o governador Geraldo Alckmin anunciou a obra, para qual já estão reservados R$ 75 milhões em recursos do Governo do Estado.

A versão mais recente do projeto passa ao lado da antiga Subestação de Energia Elétrica de Rebouças, situada no final da Avenida José Mancini, e liga o Centro à Avenida da Amizade – onde será construído, também pela EMTU, o novo Terminal Rodoviário de Sumaré. A realização da obra depende agora só da aprovação do projeto pelos órgãos do patrimônio histórico.

Nossa Cidade

Sumaré recebe câmeras de monitoramento inteligentes

Publicado

em

Por

Sumaré conta agora com as câmeras de monitoramento inteligentes. Os equipamentos foram recebidos pelo prefeito Luiz Dalben, na Secretaria de Segurança da cidade. Os aparelhos serão instalados em pontos estratégicos, principalmente nas entradas e saídas do Município, verificando o tráfego e veículos e contribuindo para gerar mais segurança à população.

As câmeras têm tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e realizam o reconhecimento automático e instantâneo das placas de veículos, permitindo, assim, maior agilidade na fiscalização de roubos e furtos ou de veículos envolvidos em outros tipos de crime.

Publicidade

O monitoramento será realizado via CECOM (Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento) da Guarda Municipal – uma base operacional do órgão que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências –  e interligado com as demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), repassando as informações para os órgãos de segurança de todas as cidades, unificando essas informações e as instituições. 

“Nos últimos anos, já alcançamos recordes na redução dos índices de criminalidade em Sumaré e essa é mais uma iniciativa que vai manter nossa cidade cada dia mais segura! As câmeras vão agilizar o tabalho  e permitir que as autoridades de segurança de todas as cidades estejam atentas, diminuindo os delitos como roubo e furto de veículos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

As câmeras de monitoramento inteligentes são mais um investimento na segurança da população. Todo o sistema de videomonitoramneto de Sumaré foi ampliado e levado para as undiades de saúde, escolas e cemitério Municipal, inibindo as ações de vândalos, arrombamentos e furtos.

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade, foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal. O grupamento reúne as equipes táticas e do Canil para realizar procedimentos e gerenciamento de crise. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil também foram entregues para a corporação. Além disso, agora os guardas contam com tablets e rádios digitais para modernizar e informatizar o atendimento das ocorrências.

As capacitações e cursos de requalificação também foram reforçados. E com uma Guarda Municipal mais atuante, apoiando as polícias Militar e Civil, a criminalidade atingiu os menores índices da história de Sumaré em 2019, com redução de 32,8%.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Publicado

em

Por

A Secretaria de Educação de Sumaré está com inscrições abertas para seleção e cadastro reserva de especialistas para atuar nos Projetos Especiais e  CEFEMS (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré) no ano letivo de  2021.

Até o dia 2 de dezembro, os interessados podem se inscrever preenchendo a ficha cadastral publicada no Diário Oficial do dia 25 de novembro. O edital do processo de seleção pode ser encontrado no link https://www.sumare.sp.gov.br/pdfDiario.php?edicao=855&pdf=346d7bcc84d7b60cba02ea6130cc69d5.pdf.

Publicidade

Entre os pré-requisitos para participar do processo de seleção estão o vínculo efetivo com a Rede Municipal de Ensino, ser concursado, ter no mínimo três anos de experiência como recreacionista, professor ou especialista, ter disponibilidade para desenvolver encontros de formação nos locais/polos de acordo com a demanda do CEFEMS, nos períodos manhã, tarde, noite e sábado e possuir habilidades básicas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

São ofertadas 31 vagas para os cargos de Coordenador de Equipe de Formação, Coordenador de Projetos Especiais, Formador do CEFEMS,Formador para Projetos Especiais, Recreacionista Formador e Recreacionista Tutor – Projetos Especiais.

A seleção e classificação será feita pela Comissão de Seleção da Secretaria Municipal de Educação, por meio de análise documental e currículo. A divulgação dos resultados acontecerá no dia 14 de dezembro, a partir das 14 horas, na plataforma online e por meio do email das unidades escolares. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida Santo Irineu, no Matão, recebe Programa de Recape Contínuo

Publicado

em

Por

Em mais uma etapa do Programa Municipal de Recape Contínuo (PRC), as equipes da Prefeitura de Sumaré realizam nesta sexta-feira, dia 27, a recuperação asfáltica da Avenida Santo Irineu, no Matão. O PRC é promovido pela Administração Municipal desde 2017 e já garantiu mais de 1 milhão de m² de asfalto novo em todas as regiões da cidade.

As obras avançam diariamente, seguindo cronograma elaborado pelas secretarias de Obras e de Serviços Públicos, sempre com prioridade às ruas e avenidas que têm ligação com bairros, fluxo constante de veículos, ou que fazem parte de itinerário do transporte coletivo e, por esses motivos, apresentam asfalto mais danificado.

Publicidade

“O recapeamento favorece a mobilidade urbana, garante melhores condições de tráfego e mais segurança no trânsito. A recuperação da malha viária de Sumaré avança a cada dia e traz melhorias a toda a cidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

            Importantes vias da cidade, num total de mais de 200 ruas, já foram recapeadas. O investimento conta com recursos próprios do Município e de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado estadual Dirceu Dalben, na ordem de R$ 5,87 milhões.

“A cidade inteira tem recebido atenção especial da Administração do Município. As obras de pavimentação seguem em ritmo acelerado e têm beneficiado todas as regiões da cidade. A quantidade de ruas pavimentadas e em condições de tráfego nos últimos anos representa um grande avanço nessa área”, destacou o deputado estadual Dirceu Dalben.

Continue Lendo