Connect with us

Nossa Cidade

Abaixo assinado pró-viaduto entre avenidas Mancini e da Amizade, Sumaré, já tem mais de 5.000 adesões

Publicado

em

Em pouco mais de dois dias de coleta, ao longo do último fim de semana, o abaixo assinado deflagrado no último sábado pela Prefeitura de Sumaré, em apoio ao projeto de construção de um novo viaduto ligando o Centro às demais regiões da cidade, já contava com mais de 5.000 assinaturas. O balanço parcial foi divulgado pela equipe da prefeita Cristina Carrara nesta segunda-feira, 8 de dezembro. A coleta de apoio continua durante esta semana.

viaduto

Além disso, as redes sociais já somavam, até a tarde deste dia 8, mais de 600 “curtidas”, 270 compartilhamentos e cerca de 100 comentários a favor da proposta. A campanha, que conta com 30 postos fixos de coleta de assinaturas em prédios públicos municipais – e um sem número de voluntários atuando dentro de empresas, igrejas e comunidades – ganhou o nome de “Viaduto: Eu Quero!”.

Além das folhas de assinaturas, outras formas de apoio à causa também começam a chegar ao gabinete da prefeita, na forma de ofícios de organizações da Sociedade Civil – como entidades assistenciais, clubes de serviços e associações de classe.

Assim como o próprio abaixo-assinado, os ofícios são endereçados ao secretário de Cultura do Estado, Marcelo Mattos Araújo, que avalia o recurso da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) contra a votação desfavorável (8 votos a 7) dos membros do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

A campanha visa demonstrar aos órgãos estaduais do patrimônio histórico que a cidade precisa e quer a construção do novo viaduto. A proposta da EMTU visa desafogar o trânsito na “entrada” da cidade, congestionado por causa das duas “barreiras naturais” que existem neste acesso – a linha do trem e o Ribeirão Quilombo. A proposta da empresa estadual inclui também a revitalização da área tombada da Subestação, e sua utilização como área de Lazer e Cultura.

Publicidade

Em 2013, em atendimento a um pedido da prefeita Cristina Carrara, o governador Geraldo Alckmin anunciou a obra, para qual já estão reservados R$ 75 milhões em recursos do Governo do Estado.

A versão mais recente do projeto passa ao lado da antiga Subestação de Energia Elétrica de Rebouças, situada no final da Avenida José Mancini, e liga o Centro à Avenida da Amizade – onde será construído, também pela EMTU, o novo Terminal Rodoviário de Sumaré. A realização da obra depende agora só da aprovação do projeto pelos órgãos do patrimônio histórico.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook