segunda-feira, Maio 21

“Ação Intermunicipal de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos” recolhe 500 toneladas de entulhos no limite de Sumaré, Campinas e Hortolândia

 

Sumaré, 19 de abril de 2018

 

A “Ação Intermunicipal de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos”, realizada nesta quinta-feira, dia 19, pelas prefeituras de Sumaré, Campinas e Hortolândia, recolheu 500 toneladas de entulhos no limite entre as três cidades, nos bairros Recanto das Árvores/São Judas Tadeu 2, Vila Padre Anchieta e Jardim Conceição/Santiago, respectivamente. Além da recolha dos resíduos, a megaoperação ainda utilizou sete caminhões de terra para nivelar as áreas e foram plantadas 250 mudas de árvores nativas e frutíferas – o plantio segue amanhã.

As equipes de Meio Ambiente das três cidades, em parceria com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), também entregaram panfletos educativos aos moradores, a fim de conscientizá-los sobre os problemas acarretados pelo descarte irregular e orientá-los quanto à importância de se denunciar os infratores.

“O descarte irregular de resíduos é um problema grave, tanto do ponto de vista ambiental, como de saúde pública e também administrativo – o dinheiro que gastamos para limpar essas áreas é alto e poderia ser investido em mais Saúde, Educação e Segurança para a nossa população. O combate a esta prática irregular se faz com conscientização e fiscalização, por isso decidimos unir esforços e intensificar as ações. Contamos com o apoio e colaboração de toda a população para manter os locais limpos e nos auxiliar com a fiscalização”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Em Sumaré, se gasta em média R$ 150 por tonelada de entulho retirada das áreas públicas, ruas e calçadas. De 2017 até agora, já foram mais de 80 mil toneladas recolhidas em toda a cidade, ou seja, um gasto de mais de R$ 12 milhões. Denúncias podem ser feitas no 0800-773-8900 da Guarda Municipal, que possui agentes de fiscalização ambiental.

Representando o prefeito Luiz Dalben, acompanhou a megaoperação nesta quinta-feira o secretário de Serviços Públicos, Aparecido Fernandes. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, também esteve presente, assim como o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Hortolândia, José Nazareno Gomes, e o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani.

Nesta sexta-feira, dia 20, a megaoperação acontece na Vila San Martin, no limite de Sumaré (região do Matão) com Campinas.