Connect with us

Nossa Cidade

Acias realiza cursos sobre Segurança e Manipulação de Alimentos

Published

on

lanche

Primeiro treinamento ocorre nesta segunda-feira, 20; inscrições para a segunda turma já estão abertas

A Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) inicia a grade de palestras e workshop para 2020 com o curso Segurança e Manipulação dos Alimentos no Comércio Varejista. Serão duas turmas. Os treinamentos são gratuitos e acontecem no auditória da Acias.

A primeira edição será realizada em parceria com a Vigilância Sanitária do município, nesta segunda-feira, 20, com as palestrantes Denise Barja, superintendente de Vigilância em Saúde, e Adriana Singi, coordenadora da Vigilância Sanitária. As inscrições para esta primeira turma já estão esgotadas.

O segundo treinamento será realizado no dia 17 de fevereiro, em parceria com a empresa Tecnutri e com a palestrante Luciana Ortin de Almeida Thiago. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/seguranca-e-manipulacao-dos-alimentos-no-comercio-varejista__760496.

O curso é gratuito, mas a Acias solicita aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão doados para a Casa Apoio Antonio Garcia, que presta auxílio a familiares e pacientes em tratamento no Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Franceschini.

O Curso Segurança e Manipulação dos Alimentos no Comércio Varejista é direcionado a comerciantes e profissionais que atuam no ramo alimentício. Os participantes terão acesso a várias informações relacionadas às boas práticas e segurança dos alimentos, como tipos de contaminação, higiene ambiental e práticas sanitárias operacionais.

O presidente da Acias Juarez Pereira da Silva afirma que o setor gastronômico é um dos segmentos que mais crescem em Sumaré e o curso é uma forma de facilitar o acesso à capacitação dos profissionais que trabalham nesta área.

Serviço:

Curso Segurança e Manipulação dos Alimentos no Comércio Varejista – 2ª Turma

Quando: 17 de fevereiro

Horário: das 14h30 às 17h30.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/seguranca-e-manipulacao-dos-alimentos-no-comercio-varejista__760496. A Acias solicita a doação de um quilo de alimento não perecível. As doações serão entregues à Casa Apoio Antonio Garcia.

Informações pelos telefones: 3873 8700 e 3873 8702.

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré inicia obras de canalização de córrego no Inocoop

Published

on

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou essa semana uma obra que é uma antiga demanda dos moradores da região de Nova Veneza: na Avenida da Amizade, altura do bairro Inocoop, o “Córrego do Padre” será canalizado. A população relata que muitos são os incômodos das águas a céu aberto, entre elas, a proliferação de insetos.

A Prefeitura mantém mão de obra e maquinário no local, primeiramente para a limpeza de toda a área e, já na próxima semana, iniciar a instalação da galeria. Para a canalização do córrego, serão utilizados 200 metros de aduelas fechadas duplas de 2,50 x 2,50 metros cada e 200 metros abertas.

“Estamos bastante atentos às reivindicações da nossa população e trabalhando para solucionar problemas históricos na cidade.  Para isso, nossas equipes de Serviços Públicos estão nas ruas diariamente, muitas vezes também durante os fins de semana, com o objetivo de colocar em dia o cronograma de trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos sumareenses”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Reading

Nossa Cidade

Sumaré: Acias comemora avanço para a Fase Amarela

Published

on

A Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) comemorou o avanço do município para a fase amarela no Plano São Paulo, anunciado nesta sexta-feira, pelo governo estadual. A nova classificação amplia o horário de funcionamento do comércio de rua para seis horas por dia e libera, com restrições, o funcionamento de novas atividades não essenciais, como restaurantes, salões de beleza e academias.

Diferentemente do que ocorreu nas atualizações anteriores do Plano São Paulo, quando as regras anunciadas na sexta-feira entravam em vigor a partir da segunda-feira seguinte, desta vez a reclassificação passa a valer já a partir de amanhã. Na avaliação do presidente da Acias, Juarez Pereira da Silva, a antecipação vai beneficiar as vendas para o Dia dos Pais. “Quem deixou para comprar o presente na véspera, agora terá duas horas para aproveitar as lojas abertas”, comentou.

Para Silva, a reclassificação é resultado, também, do empenho e conscientização dos comerciantes que estão retomando as atividades de forma gradual e respeitando todas as medidas sanitárias impostas para a flexibilização. “O avanço para a fase amarela é uma ótima notícia para todo o setor comercial. Nesta nova etapa, novas atividades poderão voltar a funcionar e o comércio de rua poderá ficar aberto por mais tempo. É uma grande conquista, mas não podemos relaxar com as normas sanitárias e de distanciamento social para evitar um novo recuo para as fases mais restritivas”, comentou.

Silva afirmou ainda que a Acias aguarda o posicionamento da prefeitura para informar os associados sobre as novas regras que precisam ser cumpridas nesta nova fase, já que o Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado. Com relação ao período de funcionamento do comércio, a Acias solicitou que a prefeitura autorize o horário flexível. Dessa forma, cada empresa estabeleceria o seu horário de funcionamento, respeitando o limite de 6 horas/dia.

Flexibilização

A quarentena no estado de São Paulo começou no dia 24 de março. Em Sumaré, a prefeitura publicou decreto municipal no dia 20 de março, determinado o fechamento das atividades. Apenas os serviços considerados essenciais puderam funcionar.

As atividades não essenciais voltaram a funcionar no dia 1º de junho, após a cidade ser classificada na fase laranja do Plano São Paulo. No dia 6 de julho, porém, a cidade voltou a fechar as atividades não essenciais depois do recuo da região de Campinas para a fase vermelha do Plano São Paulo. Foram 21 dias na fase mais restritiva do Plano SP antes de voltar para a fase laranja, no dia 27 de julho.

Continue Reading

Nossa Cidade

Entregue 314 kits de higiene bucal para famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz

Published

on

Foi entregue 314 kits “Dr. Dentuço” para as famílias atendidas pelo Programa “Criança Feliz”. Os produtos foram disponibilizados ao município pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Também foram distribuídas 780 máscaras de proteção em tecido lavável.

A ação social faz parte dos trabalhos de apoio às famílias carentes durante esse período de quarentena causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19). Cada kit é composto por guia infantil com orientações sobre saúde bucal, escova e creme dental. As entregas dos conjuntos seguem todas as normas sanitárias e de segurança exigidas para o momento atual.

“Estamos vivendo um momento atípico e a distribuição desses kits, em parceria com o Governo Estadual, agrega às ações que já temos realizado no sentido de ajudar as famílias que mais precisam”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.

Criança Feliz

Criado pelo Governo Federal, o Programa Criança Feliz é executado em Sumaré por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social e as organizações sociais Instituto Bem Querer, Instituto Educacional e Assistencial Pio XII e Recanto Tia Cecília. São atendidas 600 famílias com gestantes ou crianças de 0 a 3 anos inscritas no Cadastro Único e crianças de 0 a 6 anos inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) – Deficiente.

O acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância é realizado com visitas semanais, com o objetivo de apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, além de fortalecer os vínculos familiares e orientar sobre o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.

Continue Reading