Connect with us

Nossa Cidade

Acias realiza cursos sobre Segurança e Manipulação de Alimentos

Publicado

em

lanche

Primeiro treinamento ocorre nesta segunda-feira, 20; inscrições para a segunda turma já estão abertas

A Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) inicia a grade de palestras e workshop para 2020 com o curso Segurança e Manipulação dos Alimentos no Comércio Varejista. Serão duas turmas. Os treinamentos são gratuitos e acontecem no auditória da Acias.

Publicidade

A primeira edição será realizada em parceria com a Vigilância Sanitária do município, nesta segunda-feira, 20, com as palestrantes Denise Barja, superintendente de Vigilância em Saúde, e Adriana Singi, coordenadora da Vigilância Sanitária. As inscrições para esta primeira turma já estão esgotadas.

O segundo treinamento será realizado no dia 17 de fevereiro, em parceria com a empresa Tecnutri e com a palestrante Luciana Ortin de Almeida Thiago. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/seguranca-e-manipulacao-dos-alimentos-no-comercio-varejista__760496.

O curso é gratuito, mas a Acias solicita aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão doados para a Casa Apoio Antonio Garcia, que presta auxílio a familiares e pacientes em tratamento no Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Franceschini.

O Curso Segurança e Manipulação dos Alimentos no Comércio Varejista é direcionado a comerciantes e profissionais que atuam no ramo alimentício. Os participantes terão acesso a várias informações relacionadas às boas práticas e segurança dos alimentos, como tipos de contaminação, higiene ambiental e práticas sanitárias operacionais.

O presidente da Acias Juarez Pereira da Silva afirma que o setor gastronômico é um dos segmentos que mais crescem em Sumaré e o curso é uma forma de facilitar o acesso à capacitação dos profissionais que trabalham nesta área.

Serviço:

Curso Segurança e Manipulação dos Alimentos no Comércio Varejista – 2ª Turma

Quando: 17 de fevereiro

Horário: das 14h30 às 17h30.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/seguranca-e-manipulacao-dos-alimentos-no-comercio-varejista__760496. A Acias solicita a doação de um quilo de alimento não perecível. As doações serão entregues à Casa Apoio Antonio Garcia.

Informações pelos telefones: 3873 8700 e 3873 8702.

Nossa Cidade

Em seis dias de atendimento, BEM Itinerante realiza 189 consultas com agendamento de mamografias

Publicado

em

Por

Em seis dias de funcionamento no Shopping ParkCity Sumaré, a Base de Excelência da Mulher (BEM) Itinerante realizou 189 consultas com agendamento de mamografias – principal exame para diagnóstico precoce do câncer de mama – para as mulheres que procuraram pelo serviço. A unidade esteve aberta durante os dois últimos fins de semana, oferecendo informações e acolhimento pelas equipes do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Saúde.

Essa é mais uma iniciativa da Campanha “Outubro Rosa”, realizada pela Prefeitura de Sumaré, por meio do Funssol, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos cuidados com a saúde feminina, em especial a prevenção do câncer de mama. Neste ano, 1.500 mamografias são ofertadas durante o “Outubro Rosa”, além de atividades promovidas online no Facebook da Prefeitura, com coordenação do Fundo Social.

Publicidade

Até o fim do mês, o público poderá acompanhar a publicação de vídeos com mini palestras e orientações. Para a Melhor Idade foram produzidas videoaulas explicativas e de prevenção. Ações internas nas unidades de saúde, voltadas para os referenciados, são desenvolvidas com todos os cuidados necessários. O cadastro para os exames ainda pode ser feito nas Tendas da Saúde, montadas nas feiras livres da cidade.

“Este ano, devido à pandemia do coronavírus, não podemos realizar algumas das atividades tradicionais de conscientização – como a nossa grande caminhada que no ano passado aconteceu no dia 20 de outubro. Mas as ações de conscientização seguem alertando as mulheres sobre os cuidados com a saúde”, completou a presidente do Fundo Social, dona Mara Dalben.

“Nos últimos anos ofertamos mais de 26 mil mamografias, salvando vidas. Neste mês, mais 1.500 exames serão disponibilizados, oferecendo diagnósticos precoces e contribuindo para os cuidados e tratamentos. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável e com qualidade”, disse o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Todas as atividades podem ser conferidas na página: https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldesumare

      Tendas da Saúde:

  • 24/10 – Feira livre de Nova Veneza

Local: Rua Piauí

Horário: Das 8 às 12 horas

  • 25/10 – Feira livre Maria Antonia

Local: Rua Oswaldo Vaccari

Horário: Das 8 às 12 horas

Continue Lendo

Nossa Cidade

Governo anuncia duplicação de malha ferroviária de Americana e Sumaré

Publicado

em

Por

Nesta segunda-feira (19), o Governo do Estado anunciou a duplicação da malha ferroviária de Americana e de Sumaré. As obras fazem parte de plano de reestruturação da malha ferroviária em todo o estado. Segundo o Governo, grande parte das obras deverá ser concluída em seis anos. Mais detalhes ainda não foram divulgados. 

“É a maior ampliação do transporte ferroviário do estado de São Paulo dos últimos 50 anos e é o primeiro anúncio do plano de retomada da economia. Estão previstas duplicações, reativações de trechos inativos, ampliação de pátios e modernização total da ferrovia”, disse o governador João Doria (PSDB). As obras serão realizadas pelo Grupo Rumo Logística. 

Entre as intervenções previstas, destacam-se: 

Publicidade

1) Ampliação e implantação de pátios de cruzamento entre Rubinéia e Itirapina 

2) Duplicação de trechos entre Itirapina, Boa Vista Velha e Perequê, passando por municípios como Sumaré, Limeira, Rio Claro e Americana 

3) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Araraquara 

4) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Rio Claro 

5) Contorno ferroviário atendendo os municípios de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. O contorno ferroviário que ficará a 10 km da área central de São José do Rio Preto. Serão feitas 25 obras de artes (5 pontes e 20 viadutos ferroviários) 

6) Contorno ferroviário em Catanduva: serão cerca de 18 km de trilhos e um novo pátio 

7) Reativação do ramal ferroviário Colômbia-Pradópolis (158,6 km), que passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos 

8) Reativação do ramal ferroviário Panorama-Bauru (369,1 km), que atravessa cidades importantes como Bauru e Dracena 

9) Passarelas, viadutos e pontes (rodoviárias e/ou ferroviárias) em várias cidades paulistas 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 30

Publicado

em

Por

Mais de 3 mil crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos receberam a vacina contra a Poliomielite no último sábado, 15 de novembro, “Dia D” de vacinação contra a Polio e de Multivacinação, de acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré.

Na cidade, desde que foi iniciada a campanha nacional, em 5 de outubro, 4.105 crianças receberam a “vacina da gotinha” – única forma de prevenção da Poliomielite, doença contagiosa também conhecida como paralisia infantil. A cobertura vacinal até o momento é de aproximadamente 26% das 15.652 crianças na faixa etária para essa vacina.

Publicidade

A campanha continua até o próximo dia 30. Na multivacinação, são convocados a comparecer às salas de vacina – munidos de caderneta de vacinação – as crianças e adolescentes até os 15 anos de idade,  para que possa ser analisado o esquema de vacinas.

Para aqueles que estiverem com alguma dose faltando, serão aplicadas as necessárias. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:
Segunda a sexta-feira, das 8 às 15h.

Região central:

  • CS II – Rua Antônio do Valle Melo, 1510, Centro.
  • USF Vasconcellos – Rua João de Vasconcellos, 777, Parque João de Vasconcelos.
  • USF Cruzeiro – Rua 3, 311, Chácaras Estrela D´Alva.

 Região da Área Cura:

  • USF Bandeirantes – Rua Josias Macedo Neves, 15, Parque Bandeirantes.
  • USFDenadai – Rua Luciano Ramos Ayala, 553, Jardim Denadai.
  • USF São Judas – Rua Circular, s/nº, Jardim São Judas Tadeu.

Região do Matão:

  • USF Nova Terra – Rua Carlos Rogério Farias, 315, Jardim Nova Terra.
  • USF Santa Clara – Rua Benedito Teodoro Mendes, 26, Jardim Santa Clara.
  • USF Paraíso – Rua Expedito Vieira Damasceno, 50, Jardim Paraíso.

Região do Picerno:

  • USF Picerno – Rua da Saúde, s/nº, Jardim Picerno.

Região de Nova Veneza:

  • USF Jardim do Trevo – Rua Inácio N. de Moura, 266, Jardim do Trevo.
  • USF CIS Nova Veneza – Rua Paraíba, 211, Jardim São Francisco.
  • USF Virgílio Viel – Rua Alice Menuzzo Pancote, 294, Jardim Virgílio Viel.

Região do Maria Antônia:

  • USF Ângelo Tomazin – Rua Gervacina Alves Ferreira, 1.450, Jardim Ângelo Tomazin.
  • USF Maria Antônia – Rua Oswaldo Vaccari, 685, Jardim Maria Antônia.
  • USFDall’Orto –  Rua Piracanjuba, 95, Jardim Dall’Orto.

Vila Soma (todas as quintas-feiras)

  • Rua 1, s/nº, Vila Soma.

Continue Lendo