Ações de controle à dengue seguem em todas as regiões de Sumaré
O Controle de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré segue realizando ações de combate à Dengue em todas as regiões do município. Na última semana, os agentes de endemias estiveram nos bairros do Jardim João Paulo, Jardim Consteca, Parque Manoel de Vasconcelos e Jardim Maria Antônia.
Durante a ação, as equipes realizam visitas casa a casa, busca ativa de casos suspeitos e positivos da doença, verificação dos quintais, aplicação de larvicidas, quando necessária, retirada dos materiais inservíveis e entrega de telas milimétricas.
Os moradores recebem também orientações da equipe e panfletos sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito. Os agentes seguem ainda com os trabalhos nos pontos estratégicos nas regiões da cidade.
Treinamento
Os novos agentes de Endemias também receberam orientações sobre nebulização e técnicas de aplicação do veneno. O treinamento foi realizado no setor da Vigilância em Saúde, onde os agentes puderam manusear as máquinas durante o exercício de aplicação.
O combate ao Aedes aegypti é um trabalho permanente na cidade, lembrando que neste período de chuvas e aumento da temperatura a proliferação do mosquito aumenta ainda mais.
“É muito importante que a população receba as nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Também reforçamos a importância da destinação correta de resíduos, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas, alertou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
Até o momento, o município registrou 354 notificações com 146 casos positivos de Dengue.
COMBATE AO MOSQUITO
Para combater o mosquito Aedes aegypti são necessárias algumas ações, como manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada, além de remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje também é fundamental.
É necessário lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.
A dica é para que as pessoas troquem a água e lavem os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana. As garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo. Tão importante quanto descartar corretamente o lixo, principalmente os pneus inservíveis, é não jogar lixo em terrenos baldios.
Share this content: