quinta-feira, Maio 24

Alunos da EM Antonio Palioto recebem oficina de fotografia com auxílio de um PhotoTruck

Sumaré, 03 de abril de 2018

 

                Mais uma escola municipal de Sumaré recebeu a oficina gratuita de fotografia, ministrada no primeiro PhotoTruck do Brasil – uma unidade móvel que foi preparada para proporcionar uma experiência única aos alunos, ensinando a arte de fotografar. Dessa vez, cerca de 500 alunos da EM Antonio Palioto aprenderam mais sobre o universo da fotografia, tendo como foco o tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente”.

            “A nova geração tem cada vez mais acesso e contato com a fotografia, especialmente através de celulares. Essa oficina tem como objetivo apresentar a eles os conceitos básicos da fotografia, além de aguçar o olhar dos alunos em relação à foto, sempre passando pelo tema central da oficina, que é sustentabilidade e meio ambiente”, explicou um dos educadores do projeto, Felipe Amaral.

            Para conhecerem de perto como a imagem é formada dentro de uma câmera fotográfica, os participantes da oficina entram na ‘câmera-escura’, um ambiente instalado no PhotoTruck, que simula o interior de uma câmera máquina fotográfica gigante. As crianças conseguem ver ao vivo a imagem de fora sendo projetada em um painel, exatamente como acontece dentro das câmeras. Depois de assistirem a um vídeo e um bate-papo com os educadores do PhotoTruck, os alunos colocam a mão na massa. Cada estudante recebe um smartphone para fazer uma foto e escrever uma legenda sobre o significado da sustentabilidade e a importância do meio ambiente. Depois de clicadas, as imagens serão impressas no formato de Polaroid e entregues aos novos fotógrafos.

            “Eu uso bastante o Instagram e agora vou conseguir deixar as fotos ainda mais bonitas”, comentou a aluna do 6° ano, Giovana Moreira.

Além do atendimento aos alunos, o projeto, chamado de FotoArte, também capacitará cerca de 20 professores da rede municipal de ensino, incentivando o uso da fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula.

O projeto é uma realização da ImageMagica, com apoio da Prefeitura de Sumaré e patrocínio da WABCO através da Lei Rouanet. Ele já passou na semana passada pela EM Nilza Thomazini e ainda percorrerá mais duas escolas do município.