Alunos da Escola Antonio Palioto têm formação sobre projeto anti Bullyng

 

Um dia muito positivo com momentos de reflexão no que diz respeito às ações e prevenção ao Bullyng e da convivência escola saudável. Com essa finalidade um grupo de alunos da Escola Municipal Antonio Palioto de Sumaré participou nesta quinta-feira (15/08), nas dependências da Biblioteca Infantil e do Professor “Myrella Rossi Mobilon”, do encontro “Convivência saudável entre os alunos, prevenção ao Bullyng”.

 

Foi um dia de troca e formação. Eles fazem parte das Equipes de Ajuda “Somos contra o Bullyng” – um projeto que conta com o apoio da equipe do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) vinculado à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara/SP em parceria com a Faculdade de Educação da UNICAMP, e o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Sumaré e da Editora Adonis.

 

“Estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido junto aos nossos alunos, tendo em vista que o Bullying traz implicações psicológicas terríveis na vida da criança e problemas no cotidiano da Escola”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

 

Diferentes investigações sobre bullyng têm mostrado que a eficácia dos programas de prevenção se dá pela participação efetiva dos alunos nas escolas. A formação de Equipe de Ajuda é para os alunos, mas paralelamente os professores recebem formação sobre a fase da adolescência.

 

As atividades ocorrem durante o ano letivo e a formação acontece entre os jovens do ensino Fundamental que foram eleitos pelos seus colegas para atuar como referência na escola e ajudar na resolução dos problemas de convivência. Eles são preparados para auxiliar os colegas em problemas de pequenos conflitos, como provocações, brigas, situações de isolamento e, principalmente, casos de bullying.

 

O importante, de acordo com as professoras Valéria Maria de Nicolai Lorençatto e a Magda Henrique Furtado Boscaro, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e orientadora educacional, respectivamente, é melhorar sempre a convivência entre os alunos.