quinta-feira, Maio 24

Alunos da Oficina de Alfabetização recebem livros de caligrafia

 

Sumaré, 20 de fevereiro de 2018

 

As aulas da oficina Beabá de Alfabetização, uma iniciativa da Prefeitura de Sumaré por meio do Fundo Social de Solidariedade, seguem a todo vapor. Nesta terça-feira, dia 20, os alunos – na sua grande maioria, idosos participantes do Programa da Melhor Idade de Sumaré – deram mais um importante passo: receberam seus livros de caligrafia. As aulas acontecem no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), em Nova Veneza.

A presidente do Fundo Social, Mara Dalben, é a idealizadora do projeto e também uma das professoras da oficina de alfabetização. Ela explica que, nessa primeira fase do projeto, o trabalho é focado no desenvolvimento da coordenação motora dos idosos.

“Os alunos estão aprendendo o alfabeto, fazem exercícios de coordenação motora com massinhas e outros instrumentos artísticos, e agora estamos iniciando as aulas de caligrafia, para que eles possam colocar no papel o que vem sendo ensinado e treinar a escrita. Muitos estudos comprovam que uma das maiores dificuldades da população idosa em aprender a ler e escrever é por conta da deficiência na coordenação motora, por isso, esses exercícios vêm para estimular essa aprendizagem”, explicou Mara Dalben.

O “Beabá” é uma das oficinas oferecidas pelo Projeto Fortalecer, iniciativa inédita da Prefeitura de Sumaré, que visa contribuir para a qualificação profissional de idosos e outros grupos, ampliando as oportunidades de geração de renda para as famílias. O projeto conta com outros cursos diversos, oferecidos de forma totalmente gratuitas.

“Proporcionar mais independência, melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos nossos idosos. Esses são alguns dos objetivos desse projeto, que fortalece vínculos e proporciona inúmeros benefícios para essas pessoas que tanto contribuíram e ainda continuam colaborando com a nossa querida Sumaré”, completou o prefeito Luiz Dalben.

Para mais informações, os interessados devem procurar o CCTI, localizado na Avenida Brasil, nº 1.111, Nova Veneza, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.