quinta-feira, junho 21

Alunos realizam plantio de árvores nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Sumaré, 04 de junho de 2018

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, cerca de 100 alunos dos 5ºs anos da Escola Municipal Antonieta Cia Viel, na região de Nova Veneza, realizam amanhã, dia 5 de junho, um plantio de mudas de árvores nativas no Parque dos Animais. A ação – que integra o projeto Replantar e a Agenda 21 Local – visa estimular nas crianças, desde cedo, a responsabilidade ambiental.

A atividade é uma parceria das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e acontecerá no período da manhã. Os alunos assistirão a vídeos de conscientização sobre os problemas sociais e saúde pública causados pela falta de cuidado com o meio ambiente, como o descarte inadequado de lixo e desperdício de água, além das consequências para os animais. Em seguida, as crianças vão participar de uma oficina de sustentabilidade, na qual reaproveitarão rolos de papel higiênico para fazer seus próprios porta-lápis. Depois, seguirão em passeio pelo parque, conhecendo os animais domésticos existentes no local e seus hábitos. Finalizando a atividade, os alunos realizarão o plantio das mudas.

“Nosso objetivo é que nossas crianças obtenham informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquiram, desde cedo, uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Além disso, elas também poderão, neste dia especial, deixar sua contribuição ao meio ambiente por meio do plantio de novas árvores no Parque dos Animais”, destacou o prefeito Luiz Dalben, lembrando ainda que o projeto de Educação Ambiental junto aos alunos da rede municipal acontece o ano todo, por meio de visitações ao Parque e também ao CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada).  

            A atividade neste Dia Mundial do Meio Ambiente é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente. 

“Queremos aproveitar a data para lembrar a toda a população sobre a necessidade de cuidarmos do meio em que vivemos, mantendo a cidade limpa, as áreas verdes preservadas e adotando práticas mais sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais. Só alcançaremos resultados satisfatórios se trabalharmos em conjunto, poder público, moradores, empresas, ONGs, entre outros”, finalizou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Barijan.