Alunos recebem palestra sobre proteção ambiental e descarte correto de resíduos

Continuando a programação do Mês do Meio Ambiente, mais de 200 alunos da Escola Municipal Antonieta Cia Viel, no bairro Virgilio Viel, receberam nesta terça-feira, dia 13, palestra sobre proteção ambiental e descarte correto de resíduos.

A atividade é uma parceria da Prefeitura com o Senai (Serviço Nacional da Indústria). No período da manhã, o coordenador de Atividades Pedagógicas do Senai Sumaré, Antonio Marcos Vinicius Leite, conversou com cerca de 120 alunos dos 5ºs anos sobre a importância de proteger os recursos naturais, como a água, o ar, as árvores, e também sobre a separação do lixo, reciclagem de materiais e descarte do óleo de cozinha. À tarde, a palestra foi realizada a mais 90 alunos dos 3ºs anos. Leite ressaltou ainda às crianças a importância de agir pensando no coletivo.

“Quanto antes começarmos a trabalhar a conscientização ambiental com as nossas crianças, maiores são as possibilidades de elas crescerem com hábitos sustentáveis, não jogando lixo nas ruas ou nos espaços públicos, separando materiais para a reciclagem, economizando água e energia elétrica, entre outras pequenas atitudes, mas que promovem grandes mudanças se cada um fizer a sua parte. Queremos formar nossos alunos também para a cidadania”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.

MÊS DO MEIO AMBIENTE

O Mês do Meio Ambiente, realizado neste mês de junho, inclui diversas atividades de educação ambiental nas escolas municipais, como teatros, palestras e a implantação de Hortas Educativas; inauguração de praças sustentáveis na cidade, nas quais os brinquedos infantis são produzidos através de pneus descartados no município; blitze no trânsito para conscientização dos moradores; a Expo Orquídea, nos dia 23, 24 e 25, com exposição e venda de orquídeas na Praça Manoel de Vasconcellos; além da  Pedalada e Caminhada Ecológica (dia 25), com saída da Praça das Bandeiras com destino ao Horto Florestal, onde haverá o plantio de mudas de árvores.

 As atividades integram também a Agenda 21 Local, que tem o objetivo de tornar Sumaré uma cidade cada vez mais sustentável, aliando o desenvolvimento econômico e social com a proteção ao meio ambiente.