Antiga área de descarte irregular de entulhos no Bandeirantes recebe plantio de árvores

A Prefeitura de Sumaré iniciou nesta terça-feira (dia 25) a recuperação ambiental de uma área de aproximadamente de 1 mil m², localizada na Rua João Bento de Almeida, no Parque Bandeirantes. O local era usado irregularmente para descarte de entulho e, na semana passada, foram retiradas cerca de 400 toneladas de lixo do local. Para evitar novos descartes, a área está recebendo o plantio de mais de 100 mudas de árvores, entre nativas e frutíferas, por meio do projeto Replantar. Além disso, os colaboradores da Administração Regional da Área Cura também instalaram uma barreira de pneus.

            “A área estava degradada e há anos os entulhos vinham sendo depositados neste local. Realizamos uma força-tarefa de limpeza e, em dois dias de trabalho, mais de 400 toneladas de lixo foram retiradas. Agora, estamos recuperando a área, para que deixe de ser usada para o descarte irregular – protegendo o meio ambiente, e para que a população também possa usufruir do espaço, colhendo as frutas das árvores, por exemplo, aproveitando as sombras”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

            REPLANTAR

            O projeto Replantar prevê o plantio de 180 mil novas árvores em áreas degradadas de Sumaré até 2020. O Horto Florestal, por exemplo, onde há represas que garantem o abastecimento de parte da população, já recebeu mudas, a fim de garantir a sustentabilidade hídrica do município. Novas árvores também já foram plantadas em áreas onde havia erosão no solo, como na Rua 8 do Parque Bandeirantes; e em espaços que estavam tomados por entulhos, como no Parque Franceschini/Jardim Alvorada (área de antiga ocupação, onde havia restos de demolição) e na Rua João Bento de Almeida (antiga 31), no Parque Bandeirantes, local usado para o descarte irregular. Cerca de 3 mil mudas já foram plantadas.