sábado, junho 23

Ao fim de 2017, Sumaré tem muito a comemorar e está preparada para a celebração de seus 150 anos em 2018

 

Sumaré, 29 de dezembro de 2017

 

Em 2017, Sumaré deu a volta por cima. O governo do prefeito Luiz Dalben saneou as finanças, regularizou os salários do funcionalismo, retomou serviços básicos e o desenvolvimento econômico da cidade, e ainda investiu em dezenas de novas obras, em todas as regiões, recuperando a autoestima da população. Um cenário completamente diferente daquele encontrado ao final de 2016: espaços públicos com energia elétrica cortada, servidores com salários congelados, atrasados e sem previsão de 13º, saúde em greve.

“Sabíamos das dificuldades que tínhamos pela frente, e enfrentamos todas elas com seriedade e, principalmente, com respeito aos cidadãos. Nosso trabalho sempre foi pautado em ‘fazer mais com menos’, no planejamento das finanças e das nossas ações. Acredito que, com uma gestão pública eficiente, conseguimos colocar Sumaré de volta nos trilhos no desenvolvimento. Agora, com a casa arrumada, em 2018, nossa cidade está pronta para se tornar referência e muita coisa boa está por vir neste ano em que Sumaré celebrará seu 150º aniversário”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, em 2017 foram pagos aproximadamente R$ 58 milhões de dívidas a curto prazo, a maioria delas referente a 2016. Além disso, os servidores municipais receberam os salários em dia (até mesmo antecipadamente), a Prefeitura quitou o 13º de 2016 e o de 2017, foi concedido também abono de Natal no valor de R$ 200 para mais de 6.300 colaboradores e o prefeito Luiz Dalben ainda garantiu um reajuste salarial de 4,75% à categoria. Também foram restabelecidos este ano o pagamento às creches conveniadas por meio do PROEB (Programa Municipal de Educação Básica), às entidades assistenciais e houve negociação com credores para a continuidade e/ou retomada de alguns serviços e fornecimentos, como CPFL, Correios, telefonia e medicamentos. E, cabe ressaltar, tudo isso sem aumento de taxas ou impostos.

Outro problema sanado pela atual gestão foi a greve dos médicos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko e no PA (Pronto Atendimento) do Matão. Logo nos primeiros dias de 2017, o prefeito Luiz Dalben decretou a intervenção no contrato com a Pró-Saúde, colocando fim à paralisação que prejudicava a população havia mais de três meses. Além disso, ao longo do ano, a rede municipal de Saúde também recebeu diversos investimentos, como novos equipamentos (ecocardiograma, ultrassom, cadeiras de rodas), novas ambulâncias, readequações nos prédios (com a implantação de sala de vacina na UBS do Jardim do Trevo, por exemplo) – oferecendo um atendimento cada vez mais humanizado à população.

A prevenção também foi trabalhada seriamente e os casos de dengue tiveram uma redução drástica de 88% comparado ao ano anterior – 53 casos até o momento contra 456. Ainda foi implantado este ano o Centro de Longevidade, trabalhando a medicina preventiva junto aos moradores acima de 50 anos; e as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foram sucesso absoluto – um trabalho de prevenção e promoção da saúde da mulher e do homem, com diversas atividades de conscientização e socioesportivas.

 

CANTEIRO DE OBRAS

 “Temos tudo isso e muito mais o que comemorar ao final deste primeiro ano, pois Sumaré não ficou estagnada por causa da crise. Colocamos a casa em ordem e ainda foram criadas mais de 1.500 vagas de emprego com a chegada de novos empreendimentos ou por meio de ampliações de plantas – mostrando todo o potencial de Sumaré para investimentos privados. Também foram dezenas de obras entregues pela Prefeitura, em todas as regiões, num processo de reconstrução da nossa cidade. A maioria delas não são obras faraônicas, mas obras simples, que fazem a diferença no dia a dia dos nossos moradores, trazendo mais qualidade de vida”, destacou o vice-prefeito Henrique Stein, responsável pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

Entre os empreendimentos que criaram novas vagas de emprego em Sumaré estão o Savegnago Supermercados, Ascenty, Covabra, Lojas CEM, Apoio Logística, Êxodo Científica e Good Bom Supermercados. Entre as obras realizadas por toda a cidade, estão a reconstrução da Ponte do Maria Antonia (Rua 29) e em andamento as obras da passagem na Rua Frei Damião de Bozano (2ª ponte); reconstrução da passagem provisória sobre o Ribeirão Quilombo no Jardim Lucélia (Picerno); implantação da Praça do Sol no Parque Pavan e revitalização da Avenida Minasa (Matão), com melhorias no asfalto e implantação de canteiro central, além de manutenção completa na Praça do Evangelho: nova pintura, manutenção dos bancos, construção de novas calçadas, inserção de um novo jardim e implantação de vagas de estacionamento em 45°; recuperação de erosões na Rua 8 do Parque Bandeirantes e na Rua José Vedovatto (Jardim Denadai), ambos na região da Área Cura; a criação de um novo cartão postal com a nova Praça do Jardim Macarenko (região central), e o início do projeto Recape Contínuo, com a finalização do recape da Rua Antonio Jorge Chebab, no Centro, que não havia sido concluída no ano de 2016.

 

SUMARÉ BEM CUIDADA

Além das diversas obras, Sumaré está de cara nova. O prefeito Luiz Dalben e a equipe de trabalho realizaram um forte enfrentamento ao descarte irregular dos resíduos. Foram mais de 73 mil toneladas de lixo e entulho recolhidos este ano na cidade, inclusive em 13 áreas de demolição de moradias irregulares – onde os restos de construção estavam abandonados havia mais de três anos. Após a limpeza, os pontos recebem o plantio de árvores nativas e frutíferas e são cercadas, evitando novos descartes e recuperando o solo degradado. O entulho recolhido foi para a Usina de Processamento de Resíduos de Construção Civil, ativada no início deste ano pela gestão Luiz Dalben.

A atenção da administração voltou-se também para todas as regiões da cidade, por meio do projeto Lixo Zero, com a distribuição de contêineres em locais de descarte irregular para o descarte correto de lixo comum. E ainda foi implantado o disque-denúncia do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda, exclusivo para crimes ambientais: é o 0800-773-8900. As denúncias já aumentaram em 440% após a implantação deste novo canal de comunicação.

Ainda no enfrentamento ao descarte irregular, também foi realizado este ano mutirão para Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos em parceria com o Consimares: 1.150 quilos de material destinado corretamente! E numa parceria inédita entre a Prefeitura e o Rotary Club de Sumaré-Ação, as escolas municipais, outros prédios públicos e alguns comércios receberam potes personalizados para a coleta de pilhas e baterias.

Cada dia mais bem cuidada, a cidade recebeu em 2017 cerca de 30.000 novas mudas de árvores nativas e frutíferas, por meio do Projeto Replantar. Como se pode ver, o meio ambiente não passou despercebido e o Horto Florestal – principal área verde da cidade – também vem ganhando vida. Hoje há a “Trilha Ecológica” de 3,5 km para ser realizada a pé; há trilha para mountain bike, com aulas gratuitas aos sábados e domingos, e a preservação está garantida com guardas e bombeiros no espaço.

 

RESGATANDO A AUTOESTIMA E DIGNIDADE

E ainda resgatando a autoestima e dignidade da população, o trabalho do Fundo Social de Solidariedade merece destaque, com a valorização da Melhor Idade, retomando inclusive excursões e passeios; a implantação da Boutique Solidária, para a distribuição gratuita de roupas recebidas na Campanha do Agasalho, por meio de “lojas” montadas nos CRASs, permitindo que as famílias escolhessem as peças que melhor atendiam suas necessidades; e com a implantação da Loja de Brinquedos Solidária, por meio da qual 1.400 crianças e adolescentes assistidos pela Prefeitura e organizações sociais puderam escolher seus presentes no Dia das Crianças.

Vale lembrar ainda do Natal do Bem. A Praça Manoel de Vasconcellos, no Centro, recebeu decoração temática, produzida por meio de materiais reutilizados – principalmente garrafas pet e pneus, por meio de um projeto socioambiental. Muitas apresentações culturais e a Casa do Papai Noel foram garantidas gratuitamente à população.

E agregando ainda mais qualidade de vida aos moradores, a área de esportes não ficou esquecida. A piscina do Centro Esportivo foi recuperada no início do ano e as aulas de natação e hidroginástica foram reativadas, com abertura de turmas de adultos à noite. Mais de 900 alunos, entre crianças e adultos, foram atendidos gratuitamente em modalidades esportivas como a natação, atletismo, atletismo paraolímpico, hidroginástica, vôlei, judô, futebol, futsal e basquete – esta última implantada em agosto. Outras 300 pessoas foram atendidas em aulas de ginástica artística, dança rítmica, violão e desenho.

O Paratletismo de Sumaré também deixou sua marca registrada este ano e garantiu a 1ª colocação no quadro geral de medalhas dos Jogos Regionais 2017. No Campeonato Amador de Futebol, foram 104 equipes participantes e mais de 2.300 atletas, com direito a árbitros da CFB (Confederação Brasileira de Futebol) apitando as finais. Também este ano foram retomados os Jogos Estudantis (Ensino Médio) e os Jogos Escolares (Ensino Fundamental), com a participação de 580 alunos, e dois novos projetos dão novas oportunidades aos jovens da cidade: o Skate do Bem, que oferece aulas gratuitas de skate, passando por todas as regiões da cidade; e o Grafitti do Bem, um incentivo à arte urbana e à participação popular por meio da grafitagem das pistas de skate do município e outros espaços públicos.

 

SUMARÉ MAIS SEGURA

E Sumaré também termina 2017 oferecendo mais segurança aos munícipes, em um trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. De janeiro a novembro deste ano, foi registrada queda de 20% nos índices de criminalidade (dados da SSP): menos roubos, menos furtos e mais tranquilidade aos moradores.

Com melhor sinalização, organização e trabalho de conscientização, a segurança também aumentou no trânsito: os números apontam para uma redução de 28,5% na quantidade de mortes e de 20% nos acidentes com vítimas em Sumaré este ano (SSP – Janeiro a Novembro).

“Todos estes são resultados conquistados com muita dedicação e empenho pela equipe do prefeito Luiz Dalben. Esta é uma gestão comprometida com a sociedade, que luta diariamente para transformar o município e para que os moradores tenham orgulho em dizer: ‘Eu moro em Sumaré’”, finalizou o secretário de Governo e Participação Cidadã, Dirceu Dalben.