quinta-feira, junho 21

Após ampliação no atendimento, Saúde de Sumaré zera fila de espera em Cardiologia

 

Sumaré, 18 de janeiro de 2018.

 

Após ampliação no atendimento, a Saúde de Sumaré zerou a fila de espera em Cardiologia no Ambulatório de Especialidades Médicas. Visando garantir um serviço mais ágil, qualificado e humanizado, novos cardiologias – e também oftalmologistas – passaram a atender na unidade no início de dezembro, ampliando o atendimento à demanda programada de pacientes nestas duas especialidades. Em Oftalmologia, 920 consultas já foram realizadas nos últimos dois meses e a previsão é que a fila seja zerada em 120 dias.

“No fim do ano passado, dobramos a capacidade de atendimento nestas duas especialidades com maior demanda e todos os 680 pacientes que aguardavam uma consulta com cardiologista já foram atendidos, zerando a fila de espera. Com este resultado, cumprimos mais uma etapa no sentido de humanizar o atendimento em Saúde na nossa cidade, oferecendo aos moradores um serviço mais ágil e com cada vez mais qualidade”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.

Em Oftalmologia, cuja fila de espera chegava há cinco anos, já foram realizadas 424 consultas em novembro e 496 em dezembro. “A expectativa agora para o mês de janeiro é alcançarmos mais 960 consultas nesta especialidade, totalizando 1.880 pacientes atendidos. Em breve, vamos dar ainda mais efetividade no atendimento por meio de parcerias com clínicas especializadas, que possuem equipamentos sofisticados e poderão realizar exames mais complexos e dar diagnósticos mais rápidos e precisos – e isso tudo, sem onerar os cofres municipais. Com isso, a previsão é zerar a fila em Oftalmologia em 120 dias, normalizando o atendimento”, adiantou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda planeja dobrar a assistência na rede de Atenção Primária e qualificar os profissionais, reduzindo também a espera nas unidades básicas de saúde, que são as responsáveis pelo encaminhamento dos pacientes ao Ambulatório.

 

HUMANIZAÇÃO

Além de um atendimento ágil, o serviço no Ambulatório de Especialidades hoje também é humanizado. “De 2017 para cá, esta importante unidade recebeu adequações simples como a instalação de ventiladores e ar condicionado, garantindo mais conforto aos usuários; a unidade passou a servir um cafezinho com bolacha, visando acolher o paciente; e também abre mais cedo, às 6h30. Quando os médicos chegam, às 7h, os pacientes já passaram pela triagem da enfermagem e já podem ser atendidos. Antes, médicos e pacientes chegavam às 7h e o médico tinha de aguardar a triagem para começar a atender, gerando atrasos nas consultas. Estas são mudanças simples, mas que fazem a diferença no dia a dia do Ambulatório”, destacou o secretário de Governo, Dirceu Dalben.

Atualmente, o Ambulatório oferece atendimento em 18 especialidades médicas: Ortopedia, Oftalmologia, Neurologia Adulto e Infantil, Vascular, Pneumologia Adulto e Infantil, Cardiologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Reumatologia, Gastroenterologia, Endocrinologia Adulto e Infantil, Ginecologia, Cardiologia, Nefrologia.