Após intervenção da Prefeitura, concessionária cancela uma das duas contas de água com vencimentos no mesmo dia

Após uma intervenção da prefeita Cristina Carrara, a concessionária dos Serviços Municiais de Saneamento (Água e Esgoto), a Odebrecht Ambiental Sumaré, concordou em cancelar e reemitir a segunda conta de água com vencimento no mesmo dia e mês recebida por uma pequena parte (3%) dos consumidores da cidade. Nestes casos, a segunda conta será reemitida, com nova data de vencimento, sem cobrança de multas ou juros.

Tão logo soube do problema, Cristina incumbiu os secretários municipais de Governo, Comunicação e Projetos Estratégicos e Controle Interno e Transparência a conversarem com a diretoria da concessionária, em busca de uma rápida solução.

“Apesar de sabermos que a empresa tem o direito de readequar seu cronograma de leitura dos hidrômetros e emissão das faturas (o que gerou esta situação), não concordamos com a data de vencimento de duas contas ser no mesmo dia”, justificou a chefe do Executivo.

Além disso, já está em análise uma alternativa para o caso dos consumidores que, em função da readequação do cronograma de leitura, receberam duas contas distintas, relativas a períodos de consumo diferentes, mas com vencimento no mesmo mês, novembro. Neste sentido, uma reunião entre representantes da Prefeitura, do Procon de Sumaré e da Regional Campinas, e da própria concessionária, aconteceu na manhã desta terça-feira, 10 de novembro, na sede do Órgão Municipal de Defesa do Consumidor.

“Em virtude da grande procura de consumidores que relataram o problema ao Procon, agendamos uma reunião com a concessionária e cobramos uma solução para o caso. Embora a empresa tenha direito de promover a readequação da sua metodologia de leitura dos hidrômetros, isso causou um problema prático para alguns consumidores, que acabaram recebendo duas contas com vencimentos no mesmo mês”, explicou o secretário municipal de Controle Interno e Transparência, João Moreira.

Ainda segundo o secretário, ficou consignado (estabelecido) na ata da reunião deste dia 10 que a concessionária vai disponibilizar, em atendimento à legislação vigente, seis datas diferentes para o vencimento da fatura de cada mês, para opção dos consumidores, bem como que haverá um incremento na equipe de atendimento ao consumidor.

Além disso, o Núcleo Regional de Campinas do Procon está monitorando as demandas geradas no Procon de Sumaré ao longo dos próximos meses e, não se dando solução para estas questões, se posicionará sobre a possibilidade de autuação da empresa.

Os canais de atendimento da concessionária, para que a população entre em contato, são:

Lojas de atendimento nas regiões Centro, Nova Veneza, Área Cura e Matão. O funcionamento é de segunda á sexta-feira das 8h às 17h. Endereços:

● Rua Emilio Leão Brambila, nº 300, Vila Menuzzo, Centro

● Rua Ceará, nº 461, Jd. São Francisco de Assis, Nova Veneza

● Rua Maximiano Lopes, nº 202, Jd. Denadai, Área Cura

● Avenida Minasa, nº 1.408, Vila San Martin, Matão

Telefone gratuito 0800 771 0001